Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites.

Hoje farei a minha previsão final para Outubr-Novembro-Dezembro, com uns olhares para o Inverno...

Analisei unicamente as teleconexões e os padrões de temperatura do mar sobre o globo, assim com uma reanalise ao que se tem passado nos ultimos tempos...2 a 4 semanas.

FACTORES A TER EM CONTA:

- El niño fraco a moderado.
- Degelo RECORD do Artico.
- AMO+
- Atlantico sul mais frio que o usual.
- Circulação extratropical muito forte no hemisferio sul ( Antartida muito fria vs energia que se vai acumulando nos continentes).
-PDO-
-Pacifico occidental e central quente.
-Indico com temperaturas normais ou ligeiramente acima da média assim como a zona da Indonesia.


A partir daqui a minha analise ao padrão global aponta para que em OND a convecção tropical seja superior á média no Pacifico leste, Caraibas, na região ciclonica do Pacifico SW, na Africa central e de leste e no centro e faixa subtropical da América do sul.
A Convecção tropical será dentro da média no Pacifico central e occidental, no Indico e no Atlantico.
No pacifico subtropical a convecção será inferior ao normal.

Para o Inverno ( DJF) a convecção tropical será abaixo do normal no Atlantico e no Pacifico Subtropical.
Será superior á média na região ciclonica do Indico SW, em Africa e na Indonesia/Australia.
Será dentro do normal no Pacifico central e na america do sul.


Tendo em conta que o Artico deverá manter temperaturas acima da média, acredito que a partir de Novembro se note um entrar num padrão AO-.

O padrão de circulação no Pacifico mostra uma Alta subtropical mais forte e a leste que no ano passado, com muita actividade extratropical a sair do Japão até ao Alasca.
Pela America do norte isto costuma gerar anomalias negativas da temperatura e entradas de N fortes até ao Golfo do Mexico.

Por contrapartida, muita actividade ciclonica é esperada desde o sul e SE dos USA até ao Atlantico Norte, com algum bloqueio anticiclonico entre a Bermuda e os Açores.

Na Europa, bloqueio nas latitudes altas dará origem a um padrão complexo, especialmente de fins de Novembro em Diante.
Primeiro haverá uma certa zonalidade, e mais tarde teremos cavados a surgir na Europa Ocidental com bloqueio no Mediterraneo e no SE Europeu.

Deixo aqui um esboço que na minha opinião pode representar o padrão para Out-Dez, a violeta anomalia anticiclonica, a azul posição das depressões:


lrRHu.jpg



Passando a Portugal...

- Outubro:
Penso que Outubro terá temperaturas e precipitações na média, será um mês algo volatil, com o inicio provavelmente com um padrão bloqueado...tempo ameno e talvez alguma convecção.
Para o fim do mês o mais provavel é surgir uma zonalidade intensa, com a passagem de cavados sobre o território dando origem a episodios chuvosos e entradas mais frescas.

-Novembro:
Mês em que se começará a sentir mais bloqueio no Artico, e a actividade no leste Americano subirá bastante.
Pelo Atlantico central começa a a aparecer sólido o Anticiclone, na sua posição dominante ao longo do resto da estação.
Espero temperaturas dentro da média e precipitação acima da média, já que acho possivel que começem a ocorrer cavados semi permanentes sobre a Europa W até perto dos Açores, com um afluxo muito instavel sobre a PI, entre ar tropical a sul e ar frio a norte vindo da Europa do Norte.

-Dezembro:
Mês com temperatura abaixo da média e precipitação dentro ou acima da média...cada vez mais bloqueio no Atlantico central deverão puxar cavados de NW sobre a PI.
Da Europa, nomeadamente do norte, podem-se desprender massas de ar frio que gerarão muita instabilidade sobre a Europa Ocidental.
Tal como em Novembro, podem-se tambem gerar ciclogeneses a oeste de Portugal, progredindo depois para leste.

Resto do Inverno...

Para o resto do Inverno, Jan e Fev, poderemos ter uma situação parecida com a de Dezembro, num padrão parecido em alguns aspectos com o Inverno 09-10, mas com uma tendencia reforçada de entradas de NW e N...
Temperaturas abaixo ou proximas á média, precipitações dentro ou acima da média.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boas noites.

Hoje farei a minha previsão final para Outubr-Novembro-Dezembro, com uns olhares para o Inverno...

Analisei unicamente as teleconexões e os padrões de temperatura do mar sobre o globo, assim com uma reanalise ao que se tem passado nos ultimos tempos...2 a 4 semanas.

FACTORES A TER EM CONTA:

- El niño fraco a moderado.
- Degelo RECORD do Artico.
- AMO+
- Atlantico sul mais frio que o usual.
- Circulação extratropical muito forte no hemisferio sul ( Antartida muito fria vs energia que se vai acumulando nos continentes).
-PDO-
-Pacifico occidental e central quente.
-Indico com temperaturas normais ou ligeiramente acima da média assim como a zona da Indonesia.


A partir daqui a minha analise ao padrão global aponta para que em OND a convecção tropical seja superior á média no Pacifico leste, Caraibas, na região ciclonica do Pacifico SW, na Africa central e de leste e no centro e faixa subtropical da América do sul.
A Convecção tropical será dentro da média no Pacifico central e occidental, no Indico e no Atlantico.
No pacifico subtropical a convecção será inferior ao normal.

Para o Inverno ( DJF) a convecção tropical será abaixo do normal no Atlantico e no Pacifico Subtropical.
Será superior á média na região ciclonica do Indico SW, em Africa e na Indonesia/Australia.
Será dentro do normal no Pacifico central e na america do sul.


Tendo em conta que o Artico deverá manter temperaturas acima da média, acredito que a partir de Novembro se note um entrar num padrão AO-.

O padrão de circulação no Pacifico mostra uma Alta subtropical mais forte e a leste que no ano passado, com muita actividade extratropical a sair do Japão até ao Alasca.
Pela America do norte isto costuma gerar anomalias negativas da temperatura e entradas de N fortes até ao Golfo do Mexico.

Por contrapartida, muita actividade ciclonica é esperada desde o sul e SE dos USA até ao Atlantico Norte, com algum bloqueio anticiclonico entre a Bermuda e os Açores.

Na Europa, bloqueio nas latitudes altas dará origem a um padrão complexo, especialmente de fins de Novembro em Diante.
Primeiro haverá uma certa zonalidade, e mais tarde teremos cavados a surgir na Europa Ocidental com bloqueio no Mediterraneo e no SE Europeu.

Deixo aqui um esboço que na minha opinião pode representar o padrão para Out-Dez, a violeta anomalia anticiclonica, a azul posição das depressões:


lrRHu.jpg



Passando a Portugal...

- Outubro:
Penso que Outubro terá temperaturas e precipitações na média, será um mês algo volatil, com o inicio provavelmente com um padrão bloqueado...tempo ameno e talvez alguma convecção.
Para o fim do mês o mais provavel é surgir uma zonalidade intensa, com a passagem de cavados sobre o território dando origem a episodios chuvosos e entradas mais frescas.

-Novembro:
Mês em que se começará a sentir mais bloqueio no Artico, e a actividade no leste Americano subirá bastante.
Pelo Atlantico central começa a a aparecer sólido o Anticiclone, na sua posição dominante ao longo do resto da estação.
Espero temperaturas dentro da média e precipitação acima da média, já que acho possivel que começem a ocorrer cavados semi permanentes sobre a Europa W até perto dos Açores, com um afluxo muito instavel sobre a PI, entre ar tropical a sul e ar frio a norte vindo da Europa do Norte.

-Dezembro:
Mês com temperatura abaixo da média e precipitação dentro ou acima da média...cada vez mais bloqueio no Atlantico central deverão puxar cavados de NW sobre a PI.
Da Europa, nomeadamente do norte, podem-se desprender massas de ar frio que gerarão muita instabilidade sobre a Europa Ocidental.
Tal como em Novembro, podem-se tambem gerar ciclogeneses a oeste de Portugal, progredindo depois para leste.

Resto do Inverno...

Para o resto do Inverno, Jan e Fev, poderemos ter uma situação parecida com a de Dezembro, num padrão parecido em alguns aspectos com o Inverno 09-10, mas com uma tendencia reforçada de entradas de NW e N...
Temperaturas abaixo ou proximas á média, precipitações dentro ou acima da média.

Boa noite Caro stormy,

De facto as tuas previsões sazonais são bastantes animadoras para Portugal.... :rain: :cold: :thumbsup:

Espero voltar a ver neste inverno o elemento branco a cotas relativamente baixas (um déjà vu: Neve a nível do mar em Janeiro 2009)......

Cmps.
 
Última edição:

Empish

Cirrus
Registo
24 Set 2012
Mensagens
2
Local
Oeiras
:( vai haver animação logo no semestre em que vou andar mais atarefado com a faculdade...é dar uso às botas e blusões que nos ultimos dois invernos mal saíram do armário!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
:( vai haver animação logo no semestre em que vou andar mais atarefado com a faculdade...é dar uso às botas e blusões que nos ultimos dois invernos mal saíram do armário!

Apesar, de num modo geral, concordar com a previsão do Stormy, temos todos que estar cientes que a previsão sazonal envolve sempre uma grande dose de improbabilidade, portanto não é garantido que vá haver animação, só porque a maior parte das teleconexões apontem para uma época de inverno animada.

Quanto a previsões oficiais, ainda há grande divergência, acho que este ano os modelos de previsão sazonal estão com algumas dificuldades em atinar com o padrão previsto.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Primeiros pensamentos da Accuweather sobre o próximo inverno, inclui as cartas da anomalia de geopotencial do ECMWF nas actualizações de agosto e de setembro, que mostram ainda grande incerteza no Atlântico:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=4NzgAtY-png"]Accuweather Thoughts on Winter Forecast 2012-13 - YouTube[/ame]
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ele está a dizer que existe ainda uma enorme indefinição nos modelos ao usar a comparação entre NDJ e DJF ??????

O meu inglês não é grande coisa mas acho que foi isso que percebi ..... e referindo que o facto de EL NINO ser fraco este ano, uma das razões para essa incerteza ......
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ele está a dizer que existe ainda uma enorme indefinição nos modelos ao usar a comparação entre NDJ e DJF ??????

O meu inglês não é grande coisa mas acho que foi isso que percebi ..... e referindo que o facto de EL NINO ser fraco este ano, uma das razões para essa incerteza ......

Dois meses são comuns, e a diferença no Atlântico norte é avassaladora. Acho que se pode dizer que as saídas de agosto e setembro são divergentes. Amanhã sai outra, a ver se estamos atentos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Dois meses são comuns, e a diferença no Atlântico norte é avassaladora. Acho que se pode dizer que as saídas de agosto e setembro são divergentes. Amanhã sai outra, a ver se estamos atentos.

Para mim as saídas de Outubro são geralmente aquelas que melhor "espelham" o que se pode passar no Outono e Inverno, porque já não existem os ciclones tropicais a atrapalhar e os dados iniciais já vão ter a "energia" deixada pelos ciclones tropicais e penso que esta nadine a passear por aqui quase um mês deve ter deixado muita energia.
Espero não estar a inventar nada, bem como esta presumivel corrente de sul possa puxar muita energia tropical para o Atlântico Norte, e assim sendo estes primeiros 10 ou 15 dias mais quentes e secos possam ser benéficos.

Desculpem se disse algum disparate:hehe::hehe:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom enquanto não existe previsões sazonais (até tenho medo do que aí possa vir), o que tenho a dizer é que ou os modelos dão uma volta de 180º, e temos uma situação parecida com o ano passado, ou as previsões dos modelos sazonais vão pelo cano abaixo.

Alguém sabe alguma coisa da actualização de 1 Outubro do ECMWF ???:huh:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Alguém sabe alguma coisa da actualização de 1 Outubro do ECMWF ???:huh:

Matthew Hugo ‏@MattHugo81
Latest ECMWF seasonal update is out & for D/J/F the overall pattern would lead to more of a +NAO pattern & little risk of a colder scenario

High pressure is in abundance, but there's a -ve anom near Greenland, whilst pressure is higher to the W & SW. Conflicting signals as usual.

Presumo que a expressão "pressure is higher to the W & SW" seja relativamente ao Reino Unido, mas não está claro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Presumo que a expressão "pressure is higher to the W & SW" seja relativamente ao Reino Unido, mas não está claro.

Um padrão de NAO+ efectivamente dá poucas chances de um cenário com temperaturas abaixo do normal naquela zona.
Por outro lado indica que dão uma anomalia negativa no geopotencial (z ? ) no Greenland, e portanto um padrão de Altas Pressões a Oeste e Sudoeste provavelmente do Reino Unido, portanto para mim são sinais claros de NAO +

Onde é que ele vê sinais conflituosos naquela previsão ???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Latest ECMWF 32 day going for a noteworthy Scandinavian high pressure as Oct progresses, bringing settled weather to the UK. I'm skeptical!.

Actualização do Matt, relativamente á previsão a 32 dias do ECMWF, menciona uma crescimento gradual do centro de altas pressões na Escandinávia á medida que vamos avançando no mês, embora ele diga que se encontra céptico relativamente a isso.

Importa frisar que a forma como este se posicione determinará o quanto pode influênciar aqui o nosso território.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde,

A primeira actualização que conheço do mês de Outubro trata-se do MetOffice, que indica que teremos pela frente, um trimestre Nov/Dez/Jan, com precipitação acima da média e um cenário de NAO - , sendo que depois para o Inverno insiste em colocar um Inverno seco.
Fazendo uma correlação entre Nov/Dez/Jan e com Dez/Jan/Fev, constata-se claramente que o mês que marca a diferença será o mês de Novembro.

Contudo se querem a minha opinião a minha confiança neste modelo é quase nula.
A imagem que se segue é praticamente igual á anterior de Out/Nov/dez.



Uploaded with ImageShack.us

PS: Alguém que me explica como podemos ter precipitação acima do normal em cima de nós e a norte e a oeste ela ser claramente abaixo do normal, só se fosse com cut-off mesmo junto ao litoral, e não em comportamente zonal como eles parecem querer mostrar não faz sentido....
Será possivel que tenhamos um ano quase igual ao ano passado com a chuva a chegar no fim de Outubro e durar até meio de Novembro e depois secura total, digo isto porque o segundo o ECM saido a 1 Outubro parece que o ECM segue a mesma tendência ....