Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só de memória, creio que o verão passado foi o inverso, com anomalia negativa no triângulo continente-Açores-Madeira e tal originou um verão tórrido.

Uma eventual anomalia positiva entre os Açores e a PI potencia, e muito, a possibilidade de nortada. Entradas de sul como tivemos umas 5 o ano passado, serão muito menos prováveis, a única hipótese de calor generalizado (não esquecer que vento de norte causa muito calor no Algarve) era com vento de leste, caso o AA se extendesse em crista para o golfo da Biscaia.

Concordo o David, assim de cabeça parece-me que é isso que provoca os Verões quentes e não como dizia o Stormy, mas o queijinho anda-me a dar cabo da minha memória e já não me recordo !!
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Só de memória, creio que o verão passado foi o inverso, com anomalia negativa no triângulo continente-Açores-Madeira e tal originou um verão tórrido.

Uma eventual anomalia positiva entre os Açores e a PI potencia, e muito, a possibilidade de nortada. Entradas de sul como tivemos umas 5 o ano passado, serão muito menos prováveis, a única hipótese de calor generalizado (não esquecer que vento de norte causa muito calor no Algarve) era com vento de leste, caso o AA se extendesse em crista para o golfo da Biscaia.

O ano passado tivemos um Maio-Junho relativamente frescos...e Julho-Agosto foram bastante quentes pois tivemos uma crista estavel sobre Marrocos, com o AA a W-NW establecendo com as depressões saarianas um fluxo de E-SE e a consequente "difusão" de massas de ar quente sobre a PI.

Este ano espero que a crista anticiclonica se situe nesse triangulo, alias..entre os Açorea e o Mediterraneo ocidental..e espero uma crista tendencialmente mais forte e estavel do que o ano passado ( podemos establecer a analogia com 2008, mas com a crista muito mais para leste).

O AA ficará entre os Açores e França, numa situação que facilitará o fluxo de E conjugado com a baixa saariana...

Resultado...teremos uma crescente anomalia positiva da SST aqui a W a partir de Abril-Maio, e um verão quente com incursões de ar quente razoavelmente recorrentes e eventualmente fortes.

Tal como os verões mais quentes da decada de 70-80, teremos um verão que terá as maiores anomalias positivas na parte inicial ( JJA) e será mais fresco a partir de Setembro.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Maio/Junho/Julho


ECMWF (Sys3)

ecmmjj.gif


ecmpmjj.gif



EUROSIP (Multi-modelo)

sipmjj.gif


sippmjj.gif







Junho/Julho/Agosto


ECMWF (Sys3)

ecmjja.gif




EUROSIP (Multi-modelo)

sipjja.gif


sippjja.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Maio/Junho/Julho

(...)

Sinceramente, não consigo perceber o padrão que origina um verão quente em praticamente todo o Hemisfério Norte.

Na Europa, parece que o ECMWF prevê circulação de sudoeste, só assim se explica que a fachada ocidental da PI e as ilhas britânicas sejam os únicos lugares que não tenha anomalia positiva da T2m.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente, não consigo perceber o padrão que origina um verão quente em praticamente todo o Hemisfério Norte.

Na Europa, parece que o ECMWF prevê circulação de sudoeste, só assim se explica que a fachada ocidental da PI e as ilhas britânicas sejam os únicos lugares que não tenha anomalia positiva da T2m.

Na PI o facto de termos um Verão mais quente ou mais fresco explica-se simplesmente pela corrente predominante, que neste Verão olhando aos modelos parece predominar as correntes de Nortada e Noroeste ou Oeste aqui na PI ...
Em relação á Europa Central e Oriental a situação de poder mais quente explica-se por uma corrente de Sueste ...
Eu pessoalmente não acredito em Verão muito quente e acho que a temperatura ficará aquem do normal, e predominará as neblinas e nevoeiros na faixa ocidental ...
Poderá também ser algo mais chuvoso que o normal (aliás nunca poderia ser mais seco, menor de 0 é dificil .. looll
Tal situação penso que poderá dar um inicio de Outono depois algo chuvoso, mas depois predominará o tempo seco neste Outono/Inverno ...

Isto é simplesmente o que acho, sem grandes consultas a modelos, e por isso vale o que vale, é apenas uma opinião !
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na PI o facto de termos um Verão mais quente ou mais fresco explica-se simplesmente pela corrente predominante, que neste Verão olhando aos modelos parece predominar as correntes de Nortada e Noroeste ou Oeste aqui na PI ...
Em relação á Europa Central e Oriental a situação de poder mais quente explica-se por uma corrente de Sueste ...
Eu pessoalmente não acredito em Verão muito quente e acho que a temperatura ficará aquem do normal, e predominará as neblinas e nevoeiros na faixa ocidental ...
Poderá também ser algo mais chuvoso que o normal (aliás nunca poderia ser mais seco, menor de 0 é dificil .. looll
Tal situação penso que poderá dar um inicio de Outono depois algo chuvoso, mas depois predominará o tempo seco neste Outono/Inverno ...

Isto é simplesmente o que acho, sem grandes consultas a modelos, e por isso vale o que vale, é apenas uma opinião !

Corrente predominante de noroeste ou oeste originam verões abrasadores no sueste espanhol, basta ver o que aconteceu a meio de Abril, com quase 40 graus em Murcia. A nortada só afecta a faixa costeira ocidental da península, e até costuma originar muito calor aí pelos Algarves.

E atenção que a carta de previsão é enganadora. A previsão na PI é de verão normal, não de verão fresco. Portanto, apesar de ainda não termos as anomalias de pressão prevista, parece que o ECMWF aposta numa anomalia positiva de pressão na Europa central e negativa no Atlântico central, e norte da Escandinávia, que origina uma corrente predominante de sudoeste na Europa ocidental.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu acho que o ECMWF está bem longe do cenario real..e todo o HN tão quente...é completamento fora.
Já os sasonais Amerianos parecem um pouco mais fiaveis..

Primeiro deixem-me só justificar o meu falhanço escandaloso na previsão de Abril...
É normal que após 2 anos de incessante NAO/AO- haja uma forte tendencia de reversão para AO/NAO-..e eu previa uma primavera que fosse começar instavel e fresca e acabasse quente e seca..ora...Março correu dentro do previsto, mas a ideia de um Abril normal a fresco e instavel ficou "cortada a meio" já que instabilidade até houve, mas frio...nada..muito pelo contrario!

Bom..eu pensava que o jet estaria forte o bastante para criar bons cavados..que para alem de criar instabilidade tambem injectariam algum frio..e o que se passou foi que tivemos um jet ainda instavel que meandrizou e criou sistemas isolados em alitude a oeste...sendo que o frio ficou todo no Atlantico.

Para este mes de Maio preve-se uma entrada da NAO/AO- mais forte até dia 15/18...portanto a minha ideia de um Maio mais seco e com anomalias positivas de 1 a 2º está tremula..

Continuo a achar um cenario logico a chegada de um padrão estavel de AO/NAO+..mas estamos ainda reticentes..
Pode ser que volta esse padrão para finais de Maio...a trazer algum calor...mas julgo que em força só chegará durante o mês de Junho.
E este verão o padrão, para alem da tendencia positiva da AO/NAO tambem terá á mistura uma niña e um PDO-...portanto...mais uns factores que baralham um pouco..

Esta mistura nas teleconexões leva-me a este padrão de circulação no Atlantico:
A situação que antevejo coloca as depressões do Atlantico em 2 zonas principais...uma entre a Islandia e a Escandinavia e outra no NE do Canadá...com a dorsal/AA entre a Bermuda e Marrocos, talvez dividida em dois blocos fortes, um na Madeira-Marrocos-Argelia e outro perto dos Açores.
Continuo a achar que não teremos anomalias mensais tão gritantes como em Julho/Agosto do ano passado, mas acho que o periodo entre Junho e Setembro será grosso modo quente e seco na Peninsula.

Bom...mas para já...a chegada desse padrão está a ser feita com alguma lentidão...em parte devido ao colapso do vortice polar ( Stratospheric final warming) e á chegada da monsão Euroasiatica..factores que contribuem para a desestabilização da circulação extratropical.

Podemos fazer então um resumo:

Maio: quente e com precipitação dentro ou pouco abaixo do normal, um cheiro a verão após dia 20

Junho: quente e com prec dentro ou abaixo da media...um periodo instavel para meados do mes

Julho e Agosto: meses parecidos...bastante calor e talvez alguma instabilidade ocasional..

Setembro: quente, talvez instavel a partir da 2a metade..precipitação na media ou um pouco abaixo.

O outono...bom..será algo entre o de 2008 e o de 2006..talvez começe morno e com fases instaveis e acabe mais estavel e fresco...mas ainda é muito dificil detectar um padrão.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Corrente predominante de noroeste ou oeste originam verões abrasadores no sueste espanhol, basta ver o que aconteceu a meio de Abril, com quase 40 graus em Murcia. A nortada só afecta a faixa costeira ocidental da península, e até costuma originar muito calor aí pelos Algarves.

E atenção que a carta de previsão é enganadora. A previsão na PI é de verão normal, não de verão fresco. Portanto, apesar de ainda não termos as anomalias de pressão prevista, parece que o ECMWF aposta numa anomalia positiva de pressão na Europa central e negativa no Atlântico central, e norte da Escandinávia, que origina uma corrente predominante de sudoeste na Europa ocidental.

Sim mea culpa era exactamente o que queria dizer ... quando escrevi quando disse a entrada da corrente referia-me á faixa ocidental da PI e nunca como sendo a PI como um todo, e se fosse como um todo arrefecia na parte Ocidental (nós) e aquecia na parte leste da PI !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes!:)
Estou confiante acerca das minhas previsões, pois o padrão que prevejo para cá adapta-se aquilo que se prevê paraos EUA neste verão.
Quando fiz a minha previsão baseei-me num raciocinio com anos analogos e alguma logica/fisica atmosferica...e esse raciocinio quando aplicado aos EUA dava em algo que está muito proximo ao que os modelos veem para lá.

Eu sei que falhei na previsão de temperatura em Abril...e mesmo este Maio não está bem como eu dizia que ia estar...apesar disso a tendencia geral está correcta!

Eu antevia em termos gerais um Abril instavel e dentro da media de temperaturas..como já disse noutro post, o padrão esteve mais incoerente e portanto acabamos por ter muito calor e o frio ficou a oeste pois foi ai onde todas as perturbações acabaram..

Antevia um Maio cuja primeira metade seria mais fresca que a segunda...e em principio será isso que vai acontecer, embora venha calor á esta semana...algo que eu previa que acontecesse com intensidade somente nos ultimos 10 dias.

Portanto..a base da ideia parece-me razoavel..e se assim continuar matenho a previsão de um Junho quente, com alguma instabilidade para meados do mes, Um Julho/Agosto quentes e talvez um pouco secos e um Setembro tambem com alguma anomalia ( em principio menor que J,J ou A) e algo instavel.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Boas tardes!:)
Estou confiante acerca das minhas previsões, pois o padrão que prevejo para cá adapta-se aquilo que se prevê paraos EUA neste verão.
Quando fiz a minha previsão baseei-me num raciocinio com anos analogos e alguma logica/fisica atmosferica...e esse raciocinio quando aplicado aos EUA dava em algo que está muito proximo ao que os modelos veem para lá.

Eu sei que falhei na previsão de temperatura em Abril...e mesmo este Maio não está bem como eu dizia que ia estar...apesar disso a tendencia geral está correcta!

Eu antevia em termos gerais um Abril instavel e dentro da media de temperaturas..como já disse noutro post, o padrão esteve mais incoerente e portanto acabamos por ter muito calor e o frio ficou a oeste pois foi ai onde todas as perturbações acabaram..



Antevia um Maio cuja primeira metade seria mais fresca que a segunda...e em principio será isso que vai acontecer, embora venha calor á esta semana...algo que eu previa que acontecesse com intensidade somente nos ultimos 10 dias.

Portanto..a base da ideia parece-me razoavel..e se assim continuar matenho a previsão de um Junho quente, com alguma instabilidade para meados do mes, Um Julho/Agosto quentes e talvez um pouco secos e um Setembro tambem com alguma anomalia ( em principio menor que J,J ou A) e algo instavel.

Vem ai calor durante quantos dias??? 2,3 dias depois parece que as temperaturas vão voltar a descer e teremos de novo instablidade portanto poderemos concluir já á priori que não teremos um mês de Maio Tórrido eu sei que o Stormmy não o afirmou, mas afirmou que teriamos uma 2ª quinzena do Mês de Maio quente e seca e pelos vistos isso pode não ser bem assim....alias o cenário de termos um mês de Maio com temperatura media sem anomalia positiva e e com valores de percipitação como um mês humido é bem possivel.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vem ai calor durante quantos dias??? 2,3 dias depois parece que as temperaturas vão voltar a descer e teremos de novo instablidade portanto poderemos concluir já á priori que não teremos um mês de Maio Tórrido eu sei que o Stormmy não o afirmou, mas afirmou que teriamos uma 2ª quinzena do Mês de Maio quente e seca e pelos vistos isso pode não ser bem assim....alias o cenário de termos um mês de Maio com temperatura media sem anomalia positiva e e com valores de percipitação como um mês humido é bem possivel.

Segundo o ditado popular, e deve ser entendido como tal, costuma-se dizer segundo os meus queridos e falecidos avós que em Maio " Não há Maio sem trovões nem burro sem ******" (não posso dizer por causa dos espectadores mais sensiveis).
Ou seja, tradicionalmente e em especial nas ultimas décadas este é o mês das trovoadas no interior e este ano não será excepção, portanto teremos este mês optimo para a praia no litoral e algo chuvoso no interior.
Será também o mês em que facilmente as temperaturas poderão chegar aos 35º mas também poderão existir dias bem mais fresquinhos.
Relativamente aos modelos em termos de temperatura eu não acredito em nada do que eles dizem ... acredito sim que teremos ondas de calor e dias mais fresquinhos, agora no final do mês é que se faz as continhas.
Mas na minha modesta opinião não creio que as temperaturas sejam extremamente altas de forma geral este ano ...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sou um bocado alérgico a previsões sazonais e por norma nem as comento. Prefiro olhar para elas e depois ver o quanto erraram.
Compreendo que haja quem leve o assunto bem mais a sério e que até faça as suas próprias previsões, no entanto acho que o essencial dessas previsões deveria ser mais entusiasmante aquando a obtenção de resultados do que propriamente a "emoção" antes de ainda ter acontecido. É que esse desejo de querermos que a previsão seja acertada leva-nos depois a não ver ou a desculpar aquilo que realmente aconteceu.

Por exemplo, e pegando naquilo que o stormy disse há uns meses e disse hoje:

Espero que o periodo a partir de Março seja o de verdadeira mudança....ainda teremos alguma precipitação abundante até Março, com o AA a tomar uma posição a W, o que traria um Março e um Abril com alguns periodos frescos e precipitações proximas á media, especialmente a Norte do pais.

Eu sei que falhei na previsão de temperatura em Abril...e mesmo este Maio não está bem como eu dizia que ia estar...apesar disso a tendencia geral está correcta!

Eu antevia em termos gerais um Abril instavel e dentro da media de temperaturas..como já disse noutro post, o padrão esteve mais incoerente e portanto acabamos por ter muito calor e o frio ficou a oeste pois foi ai onde todas as perturbações acabaram..


A previsão de um mês de "Abril com alguns períodos frescos" e não "Abril dentro da média de temperaturas" como ele disse hoje, não foi mais do que o Abril mais quentes desde 1945. Anomalia das temperaturas médias de +3,93ºC.

E não foi apenas na previsão da temperatura que o stormy falhou.
O comportamento da precipitação foi exactamente o contrário do previsto por ele. No litoral norte houve regiões com <25% da precipitação normal, ao passo que grande parte do sul ficou >125% e até >150%.

Estou cada vez mais certo que este Verão, especialmente entre Mai-Ago, será bem quente, ao estilo dos verões quentes dos 80´s ou 90´s...

Já agora o que é um verão bem quente, ao estilo dos verões quentes dos anos 80's e 90's?

semttulo4at.png


Nos anos 80 houve 1 ano com Tméd >1,5ºC.
Nos anos 90 a mesma coisa.
2000-2010 não foi 1 mas 5 anos, 4 dos quais >2ºC.

Antevia um Maio cuja primeira metade seria mais fresca que a segunda...e em principio será isso que vai acontecer, embora venha calor á esta semana...algo que eu previa que acontecesse com intensidade somente nos ultimos 10 dias.

Vem ai calor durante quantos dias??? 2,3 dias depois parece que as temperaturas vão voltar a descer e teremos de novo instablidade portanto poderemos concluir já á priori que não teremos um mês de Maio Tórrido eu sei que o Stormmy não o afirmou, mas afirmou que teriamos uma 2ª quinzena do Mês de Maio quente e seca e pelos vistos isso pode não ser bem assim....alias o cenário de termos um mês de Maio com temperatura media sem anomalia positiva e e com valores de percipitação como um mês humido é bem possivel.

Depois também há uma confusão sobre o que é fresco e o que não é.
Pegando por exemplo em Lisboa, cuja média das Tmáx é 21,4ºC (71-00) e Tmin é 13,3ºC.
Nos primeiros 8 dias de Maio tivemos média das Tmáx de 21,7ºC e Tmin de 14ºC. Portanto anomalia de +0,3ºC e +0,7ºC.
É isso que é ser fresco?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por exemplo, e pegando naquilo que o stormy disse há uns meses e disse hoje:






A previsão de um mês de "Abril com alguns períodos frescos" e não "Abril dentro da média de temperaturas" como ele disse hoje, não foi mais do que o Abril mais quentes desde 1945. Anomalia das temperaturas médias de +3,93ºC.

E não foi apenas na previsão da temperatura que o stormy falhou.
O comportamento da precipitação foi exactamente o contrário do previsto por ele. No litoral norte houve regiões com <25% da precipitação normal, ao passo que grande parte do sul ficou >125% e até >150%.



Já agora o que é um verão bem quente, ao estilo dos verões quentes dos anos 80's e 90's?

semttulo4at.png


Nos anos 80 houve 1 ano com Tméd >1,5ºC.
Nos anos 90 a mesma coisa.
2000-2010 não foi 1 mas 5 anos, 4 dos quais >2ºC.

As previsões sazonais realmente não são fiaveis..é verdade!

Não o são porque quando se antevê um padrão de comportamento da atmosfera, esse padrão em circunstancias diferentes pode ter efeitos diferentes...dai o efeito esperado nem sempre corresponde ao que realmente acontece!

No caso de Abril eu estava á espera de um padrão em que teriamos a entrada de cavados vindos de NW que dariam em instabilidade e periodos frescos, sendo que esses periodos frescos confeririam ao mes um caracter normal da temperatura.
O que se passou foi que esses cavados ficaram bloqueados a W por uma crista que teimava em se fixar a leste da peninsula, sendo que houve de facto instabilidade mas como a zonal não estava forte ainda prevaleceu uma tendencia de bloqueio...e dada a posição dos centros de acção nunca cá chegou esse ar frio.


No que toca a Maio, eu disse que a primeira quinzena iria ser instavel e com temperaturas proximas ou pouco abaixo da media..
O que parece que vai ocorrer é um periodo quente e instavel agora entre hoje dia 9 e o dia 15/16, seguido de um novo periodo mais fresco entre dia 16 e dia 21-22, e depois disso outro periodo quente talvez até fim do mês..

Ou seja..Maio não vai ter uma primeira quinzena amena e instavel e uma segunda mais quente e seca, mas terá uma primeira quizena quente e instavel e uma segunda quinzena talvez parecida com a primeira mas mais seca..

No fundo a soma do mês espero eu que venha a ser compativel com a minha previsão inicial..anomalia de +1 a +2 e precipitação proxima á media.

Agora..aquilo que eu observo nos modelos e que é um padrão que me faz estar confiante na minha previsão, de facto teve implicações diferentes daquelas que eu antevia..
As razões para esse facto creio que estão no periodo anormalmente estavel de AO+ que ocorreu em Fevereiro e Março, que depois baralhou o equilibrio que eu estava a antever para Abril e Maio..

E como Abril tambem foi um mês com muita regularidade da AO/NAO+ agora vamos ter m Maio tambem um pouco fora da minha ideia inicial.

O que me resta dizer é que este padrão actual do ENSO e do PDO/AMO conjugados com as oscilações articas e atlanticas me levam a apostar num verão quente com um junho e um setembro que poderão ter alguma instabilidade talvez mais acentuada que o costume ( tal como houve em Abril e vai haver em Maio, mas menos acentuada).
Mas claro que se forem ocorrendo alguns pequenos desvios como teem ocorrido esta previsão pode acabar por falhar na totalidade..

Eu não estou aqui para me armar em sabichão, apenas decidi este ano experimentar por em pratica umas ideias que fui concebendo ao longo do outono/inverno de 2010 a ver se resultam;):thumbsup:

Se não resultarem ou se resultarem parcialmente mas o resultado foi dispar ( o que na pratica é não resultar) pronto...resta-me submeter á minha ignorancia e passar a olhar mais para os 15/30 dias como prazo para consequir fazer previsões minimamente realistas..


Ah...acerca dos anos 90..estive a comparar alguns anos analogos a este nos ciclos das teleconexões da decada de 90, 80 e 70 e cheguei á conclusão que os anos com verões mais quentes desses anos analogos seguiam um padrão na posição dos centros de acção que se podia repetir este ano.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Todos sabemos que as previsoes sazonais dificilmente acertam.Mas ainda assim temos sempre hipotese de tentar prever, com o que temos e sabemos. Assim tambem se aprende,ao tentar prever quando se trata de situaçoes muito dificeis(prever um padrao para varios meses) Por isso gosto sempre de ler os comentarios aqui do Stormy e outros,porque escrevem coisas com muito sentido e bem explicado.
O falhar nestes casos tera de ser visto como o mais normal.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para materializar um pouco aquilo que referi:



Uploaded with ImageShack.us

Em vez de toda a estabilidade da AO/NAO que houve, e da entrada desse padrão logo em finais de Janeiro, eu pensava que entrariamos neste tipo de situação da AO/NAO somente a partir de Março, e que ia haver ainda muitos altos e baixos em Abril.
Ora...calhou-me mal o factor tempo...pois o que realmente se passou foi que a AO e a NAO ficaram positivas logo em finais de Janeiro e depois nem fluturamam muito, dando origem a todo aquele calor que houve logo desde finais de Março e á permanencia de temperaturas altas, salvo quando haviam periodos mais neutros, que levaram a tempo instavel e mais fresco, embora ai o factor posição dos centros de acção não tenham deixado o tempo arrefecer muito.
Portanto...a ideia base de retorno á NAO/AO+ estava certa..mas as condições que se vieram a fazer sentir não bateram certo com a previsão dadosos factores que já disse.

Já agora, aqueles traços a vermelho no final, que são os membros do GFS para os proximos 15 dias, apontam para NAO neutra a negativa e AO-...o que significa que a 15 dias teremos temperaturas dentro ou acima da media e a possibilidade de instabilidade de origem em flutuações do jet.

Caso de facto aconteça que tenhamos 15 dias com esse padrão, é bem provavel que o final deste mês possa ver uma entrada quente á medida que a NAO/AO naturalmente recuperarão deste periodo neutro a negativo para reverter para uma tendencia positiva, que sublinho, será preponderante este verão.

Agora vamos ver outra coisa...quando se fala num padrão X ou Y ou na tendencia Z ou W, estamos no campo na estatistica...significa que dado esse tipo de situação da atmosfera é de esperar que na maioria dos casos os efeitos sejam, digamos, A ou B.
E portanto...sendo que isto é estatistica aplicada a um sistema caotico e infinito, é de esperar que pequenas variações possam acabar por causar desvios a essa previsão inicial.

No futuro espera-se aplicar alguma base de fisica nos modelos sasonais ( que dantes eram somente probabilisticos)...essa base fisica dará uma melhor ideia de como vai ser o comportamento da atmosfera dado um certo cenario das teleconexões...mas esses modelos ainda que melhores terão sempre uma base estatistica ( tambem o teem os modelos a mais curto prazo ) e portanto, há sempre susceptibilidade de falhas.

Bom..a minha logica é que passados 2 anos com o artico muito quente e com sucessivas AO/NAO- terá que haver uma reversão...que acontece pois a diminuição do gradiente de temperaturas entre o polo e o equador enfraquece as depressões e faz com que se estableça um fluxo zonal estavel sem grandes meandros do jet ( meandros esses que costumam causar tempo frio e humido e portugal, no caso de cavados ou tempo quente no caso de cristas)
Depois temos o ENSO que está negativo ( La niña), o PDO- e a AMO+ que teem efeitos na convecção tropical, nomeadamente aumentando-a no W do pacifico, conjuntamente com a monsão asiatica, dominuindo-a no E pacifico e aumentando no atlantico.
Tal tem efeitos mais ou menos previsiveis na posição do anticiclone subtropical e do jet.

É com base nestes parametros que antevi um padrão base que corresponde a um verão quente.
Quanto á primavera...o meu raciocinio acerca da NAO/AO esteve bem, mas como houve aqueles factores imprevistos da entrada da fase positiva muito cedo e da regularidade dessa fase, acabamos por ter tido estados de tempo diferentes e com sequencia diferente do que eu esperava.

Agora..parece que aquele periodo de Março-Abril como teve uma AO+/NAO+ tão estavel, será normal que agora haja alguma instabilidade para equilibrar a coisa...instabilidade essa que deverá aumentar quando começar a monsão Euroasiatica, pois é um padrão que tende a causar alguma instabilidade antes da circulação se adaptar.
Já em Julho e Agosto, quando o padrão de circulação no hemisferio norte entrar no "modulo de verão" espero que no artico se organize uma boa AO+ que trará um NAO+ ( são ambas oscilações muito interligadas) que fará com que haja calor por Portugal, ajudado pela posição do anticiclone em altura, que estimo que se fixe aqui no NW de Africa-Med ocidental.

Em Setembro..havendo bastante calor latente e com o padrão NAO/AO+ a ficar instavel com a chegada da estação de transição, acho plausivel que o mês possa ter algum evento convectivo interessante.


A partir de Setembro é que fica tudo muitissimo obscuro...já reflecti algumas vezes sobre isso e as conslusões a que cheguei foram muito dispares..
Mas tenho a ideia que será um outono activo a nivel de instabilidade e a começar quente mas acabando frio.