Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Verão que é Verão não precisa de ter incêndios:mad:

Oh Rainy o MeteoAlentejo disse a verdade.No Alentejo é normal ter 40ºC... E não é por se querer 40ºC,que vão haver ou não incendios.
Agora de facto está na altura do calor,e não me importava nada dum Verão quente,sem extremos.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Que as temperaturas não chegassem aos 40C no interior alentejano, seria algo surreal.. Será que já alguma vez ocorreu no passado?

Não serve para todo o Alentejo, mas em 2008 Beja teve um dia com 40ºC, e o segundo dia mais quente teve como máxima 39ºC.

http://www.tutiempo.net/clima/Beja/06-2008/85620.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Beja/07-2008/85620.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Beja/08-2008/85620.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Beja/09-2008/85620.htm

O melhor de tudo, nenhuma noite tropical, que venha outro verão assim, que os dois últimos foram um inferno.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
verão sem temperaturas extremas não tem graça nenhuma.
E em 2008 em Serpa :
em junho - 7 dias acima dos 40ºC
em julho - 6 dias acima do 40ºC
em agosto - 11 dias acima dos 40ºC (chegando mesmo aos 44ºC )
e estas temperaturas foram todas com sensor à sombra!!!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Muita gente em conversa de rua ou café, afirma que o verão está fresco e até molhado. Mas a verdade é que o verão só começa a 21 de Junho! Calmex.. :)

Por acaso estou mais preocupado é com a falta de meios de combate aos incêndios, são cortes orçamentais e dívidas aos bombeiros tudo junto!

Que as temperaturas não chegassem aos 40C no interior alentejano, seria algo surreal.. Será que já alguma vez ocorreu no passado?

claro que já mais que uma vez de certeza absoluta... o Alentejo ainda não é o Deserto do Sahara, alias é algo bastante comum é normal basta haver um verão menos cálido;
É natural que se fale como vai ser o Verão tendo em conta que estamos já quase a meio de Junho e temperaturas de 40º graus no Alentejo nem em sonhos e é natural que se fale tendo em conta que o tema do tópico é previsão sazonal Primavera/Verão 2011.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
verão sem temperaturas extremas não tem graça nenhuma.
E em 2008 em Serpa :
em junho - 7 dias acima dos 40ºC
em julho - 6 dias acima do 40ºC
em agosto - 11 dias acima dos 40ºC (chegando mesmo aos 44ºC )
e estas temperaturas foram todas com sensor à sombra!!!

Muitas duvidas que esses valores tenham ocorrido em 2008, nem o ano passado que foi o Verão dos mais quentes de sempre isso aconteceu!!!!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
pois não aconteceu no ano passado nem em 2009, mas em 2008 foi assim.

Relatório do IM sobre Agosto de 2008, disponível para utilizadores registados em http://www.meteo.pt/resources.www/d...wRIqsS/cli_20080801_20080831_pcl_mm_co_pt.pdf.

O número de dias com temperatura máxima igual ou superior a 40°C foi observado em 2
estações meteorológicas da rede do Continente: Amareleja com 40.5ºC e Elvas com 40.1ºC ambos
registados no dia 4.

Está mal redigido, mas percebe-se que só houve um dia e em somente duas EMAs em que a temperatura ultrapassou os 40ºC.

Uma carta do mesmo relatório mostra que na região de Serpa houve 6 a 7 dias com máxima superior a 35ºC.

Portanto os 11 dias com temperatura superior a 40ºC em 2008 resultam ou de má medição ou de confusão de datas.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Quando digo que é difícil encontrar um ano em que não se atinja os 40C em Portugal, refiro-me ao verão. Referi o interior alentejano, por ser a região com mais estações meteorológicas, mas também temos a raia sul da beira baixa e a zona quente de trás-os-montes.

Aparentemente, tudo indica que Junho vai compensar as temperaturas elevadas de Maio, já são 10dias de temperatura muito inferior ao normal. Mas como já disse, o verão começa a 21 de junho.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
claro que já mais que uma vez de certeza absoluta... o Alentejo ainda não é o Deserto do Sahara, alias é algo bastante comum é normal basta haver um verão menos cálido;
É natural que se fale como vai ser o Verão tendo em conta que estamos já quase a meio de Junho e temperaturas de 40º graus no Alentejo nem em sonhos e é natural que se fale tendo em conta que o tema do tópico é previsão sazonal Primavera/Verão 2011.

Já deverá ter acontecido, mas lá está, num verão que não deve ter sido verão. :p
Não me parece ser algo assim tão comum. Desde 2001, pelo menos, que não acontece.
Mesmo no verão mais fresco da década (2007), a Amareleja chegou aos 42ºC.
O ano passado, um dos verões mais quentes, a máxima na Amareleja foi de 42,3ºC. O que significa que para um verão ser quente não precisa de grandes extremos.

Quanto aos dados de Serpa, está tudo dito.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
André eu reconheço que talvez nessa altura as minhas temperaturas não fossem medidas de forma correcta.
Mas agora parece-me que já estão dentro dos valores das outras localidade me redor!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde, queria perguntar uma coisa :
- Alguem sabe se com esta ultima actualização que fizeram se a norma utilizada para a temperatura do ar foi alterada ... é que olhando ao site parece sim ... dado que o sinal de temperatura acima da média simplesmente não existe, havendo apenas sinal negativo...

É como se a norma utilizada fosse sei lá 1990-2010 ... ou coisa do género !!
Acho isso estranho que não exista agora nunca esse sinal ...

Os outros sites apenas vêem calor á frente, quer no Verão, Outono a caminhar pro Inverno !!

Dá-me ideia que os sites utilizam normas diferentes !!


PS: Quando o IM actualizar as suas normas de 71-2000, para 81-2010 também vão existir grandes alterações pelo menos em alguma regiões !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualização do ECM, à data de hoje. Parece que vai continuar tudo na mesma:

2ª quinzena de Julho + Início de Agosto:

julago.png


Final de Agosto + Início de Setembro:

agoset.png


Cavado nas ilhas britânicas, nortada na PI, circulação de SO em quase toda a Europa central e oriental, manutenção do padrão das últimas semanas.