Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
É possível que o o dia mais quente tenha tido uma uma média de temperatura igual aos outros, mas na média de todos os dias está bastante mais baixa, pelo menos aqui em Lisboa:p. Segundo os dados da estação oficial no wunderground a média (arredondada) deste mês situa-se nos 12. Segundo o IPMA as normas de 81-2010 Lisboa tem uma média de 14,9, logo estamos a cerca de 3 graus abaixo da normal (para já) ou eu estou a ler mal os dados:)
 


Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Sempre tenho alguma razão ao dizer que este tempo anda-se a "esticar" demasiado.Muitos dizem que está a ser um Março "normal".Talvez seja um Março normal ao compararmos o mesmo mês no tempo dos Afonsinhos,agora em relação aos anos mais recentes está a sair fora.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Este ano , aqui pelo Litoral Norte estamos a ter um mês de março dentro da normalidade , depois de um março de 2012 completamente atípico , com temperaturas superiores a 30 graus , o calor deve vir no tempo dele .

Na minha modesta opinião , abril não vai ser muito diferente .


P . S . : Existe gente que quando vê 2 ou 3 anos atípicos ou num mês a temperatura sobe bastante 2 ou 3 dias já acha que isso é o normal . O que interessa são os registos .

Enfim , se as pessoas lessem alguma coisa de jeito talvez falassem de outra forma e dissessem menos asneiras .

E já agora , no tempo dos " Afonsinhos " , se foi no tempo daquele grupo dos anos 80 , os " afonsinhos do condado " , sim , realmente nessa altura , março foi mais frio do que tem sido nestes últimos 2 ou 3 anos .
 

overcast

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
210
Local
Cascais
Bom, voltando ao tema deste tópico (já que é previsão e não o histórico; minha culpa também :p) que esperar do início de Abril estendendo-se aos restantes meses da Primavera?

Ao que parece uma Primavera com a precipitação dentro do normal mas quanto a temperaturas?
 
Última edição:

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,623
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
De 1 a 18 de Março a média em Viseu foi de 7.6ºC, sabendo que a média para Março é de 10.3ºC, e que a primeira metade do mês é mais fria que a segunda, não me parece que vá ser um mês tão anormal quanto isso em termos de temperatura.
Já em termos de precipitação não se pode dizer o mesmo, já vamos com mais de 200% de anomalia.
A média para este mês não chega aos 80mm e já cairam mais de 160mm.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
james mais de 30 graus em março no litoral norte no ano passado?

cluster- isso eu conseguia aceder mas eu estava a perguntar se os dados eram verdadeiros ou tinham erros e ninguém respondeu a isso.

o que se pode esperar para os próximos tempos?
Mais chuva estamos rodeados de nuvens x)
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Dia mais quente 1 de janeiro a 19 de março em Lisboa

Ano 1997 - *28ºc*
Ano 1998 - *27ºC*
Ano 1999 - *26ºC*
Ano 2000 - *20ºC* (faltam dados de março por isso foram pelo menos 20ºc)
Ano 2001 - *21ºC*
Ano 2002 - *21ºC*
Ano 2003 - *24ºC*
Ano 2004 - *22ºC* (faltam dados de janeiro)
Ano 2005 - *27ºC*
Ano 2006 - *23ºC*
Ano 2007 - *23ºC*
Ano 2008 - *22ºC*
Ano 2009 - *27ºC*
Ano 2010 - *20ºC*
Ano 2011 - *22ºC*
Ano 2012 - *25ºC*
Ano 2013 - *18ºc*
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)




Segundo os modelos sazonais, e tendencias estatisticas para as teleconexões, continuaremos nos proximos meses com um PDO-, AMO+ e ENSO neutro.

A diferença face ao ano passado está essencialmente na situação de seca agravada no sul e sudoeste dos EUA, e uma anomalia térmica muito vincada no Atlantico norte, sendo que ambas tendem a gerar comportamentos de bloqueio na atmosfera ( o ar anormalmente quente gera geopotenciais altos, desviando as depressões subpolares á sua volta).

No polo, o gelo anda abaixo da média tanto na espessura como extensão, o que resultará em principio num degelo grande durante a estação, incentivando uma circulação desorganizada com bloqueios nas latitudes altas e médias, contribuindo para um aumento da incerteza nesta previsão.


No Atlantico equatorial, o padrão de distribuição das anomalias da SST sugere uma intensificação dos ventos aliseos no golfo da Guiné, com intensificação da ICTZ e mais á frente da monção do Sahel.
Por outro lado, a posição de uma bolsa de agua fria na Bermuda-Florida tenderá a enfraquecer o aliseo nessa região, e facilitará a penetração de perturbações da frente polar no leste dos EUA ( anomalia negativa do geopotencial).

Sendo assim, a minha ideia para a Primavera-Verão ( Abril-Setembro), de modo geral, será esta:




PZ8LOPb.png


Azul claro- + precip. tropical
Vermelho- - precip tropical

Linhas azul escuro- Areas de actividade depressionária não tropical


Resumindo...parece que teremos aqui entre a PI e a Islandia uma situação de bloqueio, com o AA/dorsal Africana forte a S e SE, e uma anomalia Anticiclónica no Atlantico norte, sendo que com o inicio da época dos furacões é provavel que esta tendencia se acentue.

Quanto ao tipo de bloqueio...bom, a tendencia é que seja um bloqueio misto, com fases em que teremos depressões/cut off´s a passar entre a PI e o UK, e outras em que a dorsal Africana se vai pegar com o Anticiclone na Islandia gerando um forte campo Anticiclónico na Europa W.

Na Europa central e de leste, tenderão a ocorrer perturbações de W e NW, com temperaturas mais frescas e precipitação abundante e regular.

Para cá, Portugal continental, é provavel que o periodo tenha anomalias térmicas positivas, e precipitações dentro ou acima da média, em especial no norte e interior norte/centro.

Para a RAM, é provavel uma situação de temperaturas acima da média e precipitação abaixo da média.

Para a RAA, parece possivel uma situação de temperatura acima da média e precipitação acima ou muito acima da média.
 
Última edição:

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Qual a probabilidade de isto ("dorsal Africana se vai pegar com o Anticiclone na Islandia gerando um forte campo Anticiclónico na Europa W") acontecer stormy?e que consequências possivelmente?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Stormy, tem atenção que no sul basta uma cut-off no mês de Abril ou Maio e a precipitação fica logo na média ou mesmo acima da média, eu até fiz a minha previsão para a Primavera, que está no meu blogue.

Março 2013: Mês com temperaturas normais ou ligeiramente inferiores à média e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre -0.7ºC a -0.1ºC

Precipitação: 80 mm e os 130 mm

Abril 2013: Mês com temperaturas normais e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre os -0.2ºC e os +0.3ºC

Precipitação: 40 mm e os 70 mm

Maio 2013: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação na média ou acima da média.

Temperaturas: anomalia entre +0.2ºC e os +0.6ºC

Precipitação: 15 mm e os 25 mm

Mas eu a fazer previsões sazonais é mais as vezes que erro do que aquelas que acerto. :D:lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento em Faro estamos com cerca de 100 mm acumulados, mais do que somando Dez/Jan/Fev ...
Quanto ao que toca a Abril, Maio e Junho, eu sinceramente acredito que lá mais para Maio vamos entrar numa situação de NAO +, sendo que a 2ª metade de Abril em especial lá mais para a ultima semana, e depois o mês de Maio acredito que seja bastante quente para a época, em especial no interior sul e sotavento algarvio.
Em relação ao Verão já há alguns anos que não é muito quente, a atendendo a que tivemos um Inverno normal, e uma Primavera que começa mais fresca que o normal penso eu, então presumindo que a NAO volte a ficar positiva acredito numa vasto campo anticiclónico cobrindo toda esta região da PI ..
Assim sendo acredito num Verão quente e prolongado até meados de Outubro, bem como uma Primavera quente na 2ª metade e algo instavel, em especial na 1ª metade.

Recordo que faz 10 anos que tivemos um Verão escaldante e eu pessoalmente acredito em periodos de retornos mais ou menos certos !
Se não for este ano será no próximo certamente !