Previsões e Alertas - Agosto 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
[QUOTE=']
A INSTABILIDADE COMEÇOU!!!
A formaçao das celulas continuam á maxima força a SE de VRSA!![/QUOTE]

É bastante longe daí. Parece estar limitado ao S e SE de Espanha e não impressiona de todo para já. E a aparecer mais alguma coisa mais perto tinha que ser agora, e não vejo sinais disso. Parece mais provável (mas pouco) haver qualquer coisa no norte do país do que no sul.

16:00 (15:00z)
1500pr7.jpg


Como já disse uma vez ou outra, o Estofex tem um problema grave que é o da sua desactualização, pois é um projecto voluntário dependente da disponibilidade pessoal dos forecaster's.

É importante ver a data dos avisos, este que referiste é de ontem às 23:50z, pelo que foi feito provavelmente com dados de run's das 12 ou 18z de ontem. Ora quando falamos de instabilidade, isso é demasiado tempo. Quando os avisos são feitos na manhã do próprio dia tenho tendência a confiar um pouco mais neles. Uma forma de ultrapassar isso e não avaliar a situação de forma errada, é durante o dia ir controlando o que se passa por exemplo nas imagens satélite e comprovar se há mesmo algum sinal do que foi previsto. O que não é o caso. Pelo menos para já.
 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bem mas ai os dados de chuva tá a dizer o ke chove para os proximos dias???
Bem ja tou tramado, lo0l aki em faro tambem deve chover kuase o mesmo.


É apenas uma previsão e, geralmente, à medida que nos aproximamos do momento vai diminuindo a intensidade da chuva.

Não sei se poderemos designar isto como uma DANA ou não (não sou muito expert nisto). Se for uma DANA está aqui o que causa esta inversão no estado do tempo tão momentânea http://www.meteored.com/ram/numero19/meteorologiaXII.asp
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem pessoal eu pouco percebuh de meteo mas gosto sempre de ir aprendendo. lo0l

Taum ker dizer ke no fim-de-semana vamos ter muito trovoada e chuva?
Então mas que se passa para ir acontecer issu?? :unsure:

Como não estás muito por dentro disso, não te preocupes em excesso. Os colegas de forum estão a falar de dados de modelos de previsão numérica, que são previsões feitas por complicados sistemas informáticos. Por vezes exageram bastante e à medida que o tempo de aproxima vão corrigindo. A 3 dias do fim de semana ainda existe uma boa dose de incerteza.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Como não estás muito por dentro disso, não te preocupes em excesso. Os colegas de forum estão a falar de dados de modelos de previsão numérica, que são previsões feitas por complicados sistemas informáticos. Por vezes exageram bastante e à medida que o tempo de aproxima vão corrigindo. A 3 dias do fim de semana ainda existe uma boa dose de incerteza.

Pois nisso tens razao, só na sexta feira é ke deve ter a certeza do ke pode acontecer, mas por acaso até gostava ke fixexe assim umas trovoadas ke á algum tempo ke nao veju nd. lo0l :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Mas a precipitação que coloquei é zona Faro/Olhão e ao contrário das outras vezes vem aumentando dia para dia e não diminuindo o 1º k coloquei apontava cerca de 13 mm agora este aponta 51 mm eu também achó estranho, mas o ano passado em Agosto não sei bem o dia choveu em cerca de meia hora a uma hora 13 mm e em Portimão choveu 34 mm , vamos esperar para ver:rain:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Mas a precipitação que coloquei é zona Faro/Olhão e ao contrário das outras vezes vem aumentando dia para dia e não diminuindo o 1º k coloquei apontava cerca de 13 mm agora este aponta 51 mm eu também achó estranho, mas o ano passado em Agosto não sei bem o dia choveu em cerca de meia hora a uma hora 13 mm e em Portimão choveu 34 mm , vamos esperar para ver:rain:

Ya ai no ano passado no final de Agosto choveu assim um pouco. :rain:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
É bastante longe daí. Parece estar limitado ao S e SE de Espanha e não impressiona de todo para já. E a aparecer mais alguma coisa mais perto tinha que ser agora, e não vejo sinais disso. Parece mais provável (mas pouco) haver qualquer coisa no norte do país do que no sul.

A unica coisa que impressiona é a rapidez de formaçao!!

Não é tambem uma imagem de satelite que ira desmentir os meus olhos, poix parece estar localizada (as 2 celulas) na zona Cadiz!! ;)
E cada vez estao maiores...th de ir tirar uma foto!!:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
gfs272fo1.png
[/URL][/IMG]

Mais uma imagem da precipitação prevista para o algarve dentro de 72 horas
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;40908 disse:
Não é tambem uma imagem de satelite que ira desmentir os meus olhos, poix parece estar localizada (as 2 celulas) na zona Cadiz!! ;)
E cada vez estao maiores...th de ir tirar uma foto!!:thumbsup:

Os olhos engam sim, especialmente com CB's. Pelo menos os meus engam-me :) É normal. Já não é a primeira vez que vejo células que penso estarem a uns 30/40km e elas estão a mais de 100/150km no Alentejo, quase em Espanha.

17:00 (16z)


13373208lv4.jpg

27589893gb3.jpg



Mas faz lá então uns registos, se as vês daí devem ser potentes pois estão muito longe, a mais de 200km.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Os olhos engam sim, especialmente com CB's. Pelo menos os meus engam-me :) É normal. Já não é a primeira vez que vejo células que penso estarem a uns 30/40km e elas estão a mais de 100/150km no Alentejo, quase em Espanha.

17:00 (16z)


13373208lv4.jpg

27589893gb3.jpg



Mas faz lá então uns registos, se as vês daí devem ser potentes pois estão muito longe, a mais de 200km.

:lmao::lmao:epah...ja reparei nisso e tem-se dar razao a quem tem:lmao::lmao:

Posso garantir que tem torres bem formadas!!

GRANDES OLHOS EHEHEHEHE:thumbsup::thumbsup:

Parecem ser Multi-Celulas daqui, com 2 bigornas bem formadas e 3 na formaçao!! se do tipo severo ou nao...isso ja nao sei!!

:lmao::lmao:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,

Las fuertes lluvias provocan decenas de llamadas al 112 en Fuengirola y Mijas
18:25. SUR.es / AGENCIAS
Una tromba de agua ha dejado unos 50 litros por metro cuadrado en la Costa del Sol y se activa la alerta naranja.



Foto: Jackie Hullway
lluvia1.jpg



La lluvia obliga a desalojar el parque acuático de Mijas
Quince conductores tuvieron que ser rescatados al quedar atrapados en el interior de sus vehículos sin que se registraran heridos
22.08.07 - 18:23 - EFE | MÁLAGA


http://www.diariosur.es/20070822/lo...ogia-activa-alerta-amarilla-200708221112.html
 
M

Membro excluído 274

Bem parece que os Espanhois é que vao levar com a melhor ou unica fatia do bolo...

Para não variar! As trovoadas não são faceis de localizar (prever), pois vai depender de onde se formarem os nucleos tormentosos! Pode trovejar em qualquer lugar abrangido por tais condições!