Previsões e Alertas - Agosto 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Com DISA ou não a verdade é que o resto de Agosto não aponta para uma única vaga de calor... :w00t: Muito pelo contrário parece-me que esta segunda quinzena vai ser bem mais fresca que a primeira. :thumbsup:
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O GFS prevê 25 mm para Faro e mais de 30 mm para o sotavento algarvio, o que é bem mais que o normal para o mês inteiro. Vai ser um fim de semana interessante nessa zona, excepto para os turistas.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
9031664metgramhn5.gif
[/URL][/IMG]

incrível:surprise::surprise::surprise: em Agosto cerca de 51 mm :confused:no Algarve se isto confirmar-se vai causar inundações:surprise::surprise::rain:, mas quero ver com os meus próprios olhos acho que anda tudo louco :eek:


Agora comparemos com a última saída (0Z) e tiremos conclusões:



Não quero dizer com isto que não sejam formadas células pontuais mas não penso que se possa generalizar a um ponto específico. Penso que nisto o Vince tem razão, teremos de aguardar mesmo pela última saída antes da situação para estarmos quase 100% confiantes do que podemos esperar. Digo, contudo, que penso que irão colocar novamente mais precipitação, aliás tem sido isso que têm feito (porem e tirarem precipitação). Esperemos então pela :rain::rain:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Pois eu tambem estive a ver um mapa de GFS para previsão de Sábado e o mau tempo que estava lá desapareceu de Portugal, e a ultima vez que tinha visto foi ás 4 da manha e já dizia que chuvia, agora vi e desapreceu tudo.

Teremos de esperar até amanha. :trovao:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Pois eu tambem estive a ver um mapa de GFS para previsão de Sábado e o mau tempo que estava lá desapareceu de Portugal, e a ultima vez que tinha visto foi ás 4 da manha e já dizia que chuvia, agora vi e desapreceu tudo.

Teremos de esperar até amanha. :trovao:

Penso que teremos de esperar mesmo pela saida das 06Z de sábado, essa sim será decisiva. A convectividade está lá, se bem que já nos foi muito mais favorável:



A saída das 06Z agora será muito importante pois dirá se a DANA se mantem ou não. Eu acredito que se manterá. Vamos ver...

Estou-me a recordar de há umas semanas atrás que tudo se esfumou na saída final!
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
A saída das 06Z agora será muito importante pois dirá se a DANA se mantem ou não. Eu acredito que se manterá. Vamos ver...

Estou-me a recordar de há umas semanas atrás que tudo se esfumou na saída final!

Então e quando é que sai a 06Z?
E já agora o que é uma 06Z?
Lo0l ainda percebu pouco dos significados. :hehe:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Então e quando é que sai a 06Z?
E já agora o que é uma 06Z?
Lo0l ainda percebu pouco dos significados. :hehe:

As saídas podes ver em inumeros sites mas recomendo-te este:

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html

Existem 4 saídas num dia:

-0Z, 06Z, 12Z, 18Z (o número representa a hora nesse fuso horário)

Para saberes quando a previsão começa a sair faz, por exemplo: 06h+4h30m e isto para qualquer saída, é só adicionares 4h30m. :)
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Pois.
O unico problema é que não percebuh lá muito bem o que quer dizer as cores do mapa.
Nos outro já se percebe bem que á nuvens porque aparece as manchas e isso.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Tens que ir com calma CMPunk. Se tiveres duvidas sobre alguns mapas o pessoal ajuda.

Entretanto a run z06 ja mete de novo precipitaçao.

Deixo estas 2 que são as com mais precipitaçao mas os seguintes "dizem" que não para de chover no continente até segunda à noite.

Se eu fosse a eles não mexia mais :D

hojeph9.png


hojemf7.png