Previsões e Alertas - Agosto 2007

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Reparem nisto não seria lindo??? :thumbsup:


Shot at 2007-08-03


Shot at 2007-08-03


Shot at 2007-08-03

Parece que aqui em Setúbal vai bombar :lmao: Vamos esperar e desejar que a situação não se altere já na próxima saída!

Um abraço pessoal!
 


Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
vamos rezar pra k o cenário não mude:thumbsup::pray::pray:


Tem calma colega...vais ver que vamos apanhar umas boas celulas..ehehe:D:Deu sou bruxo e advinho isso:lol::lol:
Hasta;)
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Um bem bonita situação orageuse em vista para vocês. A condição este week end serão reunidos para formado das trovoadas organizado e potencialmente violentas. Com efeito um SRH activo vai aumentar o risco de supercellula sobre a península ibérica.

O cálculo pelo momento do EHI dá um valor de 1.09. eis a definição relativa à este valor :


Supercellulas e tornados são possíveis mas habitualmente tornades não são nem violentos nem de longa duração de vida. Possibilidade tornados No.supercellulas no caso de bow echoes/LEWPS.

Por conseguinte a supervisionar porque aquilo arrisca de bem degradar-se;).
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Bem estive a observar os modelos e parece que isto anda tudo louco. O I.M retirou a probabilidade de trovoadas no domingo para o pais inteiro, colocou so no interior.. Segundo o modelo no dia 4 ( amanha) davam -4 julgo k eu seja propicio p trovoadas isto aqui e no sul mas o I.M desmente e so dao a possibilidade no interior. E no domingo como referi a pouco retiram a possiblidade de trovoadas para o pais..colocaram so po interior....enfim sinceramente ja nao acredito em tal coisa...mais vale esperar...:(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Eu tive a ver a minha bola mágica e ela indica trovoadas para Sábado e Domingo de Leiria até ao Algarve:D:D, até no litoral vai estalar a bomba, se a bola me engana vai pela janela, as trovoadas de Julho de 2006 estava eu na praia e começou a chover e a estalar a bomba, mas sabia tão bem com o calor que estava:D:D, era tudo debaixo do guarda sol k nesse caso fez de guarda chuva :lmao::lmao::lmao:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bem estive a observar os modelos e parece que isto anda tudo louco. O I.M retirou a probabilidade de trovoadas no domingo para o pais inteiro, colocou so no interior.. Segundo o modelo no dia 4 ( amanha) davam -4 julgo k eu seja propicio p trovoadas isto aqui e no sul mas o I.M desmente e so dao a possibilidade no interior. E no domingo como referi a pouco retiram a possiblidade de trovoadas para o pais..colocaram so po interior....enfim sinceramente ja nao acredito em tal coisa...mais vale esperar...:(


Rogério, neste momento parece-me obvio que o IM não sabe o que há-de dizer, nunca esperou que a grande macha de CAPE negativo chegasse ao litoral e neste momento está com receio. Eu penso que sábado vamos ter raylight no litoral! E atenção ao que o forista Remy disse...células que poderão ter alguma potência. :)
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Rogério, neste momento parece-me obvio que o IM não sabe o que há-de dizer, nunca esperou que a grande macha de CAPE negativo chegasse ao litoral e neste momento está com receio. Eu penso que sábado vamos ter raylight no litoral! E atenção ao que o forista Remy disse...células que poderão ter alguma potência. :)

Eu sei meu caro:) Tambem li o que o Remy indicou..Alias amanha será provavelmente o melhor dia para ocorrencia de trovoadas aqui e ai na tua regiao ( Setubal )...enfim logo veremos;):D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Domingo o CAPE é bom de manhã e ao meio dia, ora nós precisamos de CAPE é a partir do meio da tarde, e se forem ver os modelos, vêm que o CAPE por exemplo às 18h é bom mas é para os espanhois, não para nós. O INM espanhol até já fez uma nota sobre isso.

TORMENTAS FUERTES EN EL NORTE PENINSULAR
Información elaborada el viernes 3 de agosto de 2007

A partir del domingo día 5 de agosto se prevé una inestabilización de la atmósfera en el interior peninsular con probables tormentas a partir del mediodía. Las temperaturas se mantendrán significativamente altas en prácticamente toda la Península.

El lunes 6 se acentuará el tiempo inestable en la mitad norte peninsular con chubascos y tormentas moderadas, localmente fuertes y que podrán ser muy fuertes en Pirineos por la tarde y noche. Las temperaturas descenderán en todas las comunidades, de forma notable en la mitad norte y centro peninsular, entre 8 y 10 ºC.
Durante el martes, el tiempo se estabilizará en todo el país, salvo en Pirineos y Cataluña donde todavía podrían producirse chubascos localmente fuertes. Las temperaturas tenderán a recuperarse lentamente

Na minha opinião, o sábado é quase certo, à tarde no interior centro/sul e talvez Algarve, embora com baixa probalidade, e ao final da tarde/noite também no interior norte. Quanto aos valores da helicidade que o remy referiu não são nada de muito especial, até porque noutros indicadores já não são assim tão bons, mas são pelo menos mais um sinal de que teremos instabilidade e uma ou outra bela célula no interior.

Mas vou torcer para que não seja só o interior ...
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
No Domingo o CAPE é bom de manhã e ao meio dia, ora nós precisamos de CAPE é a partir do meio da tarde, e se forem ver os modelos, vêm que o CAPE por exemplo às 18h é bom mas é para os espanhois, não para nós. O INM espanhol até já fez uma nota sobre isso.



Na minha opinião, o sábado é quase certo, à tarde no interior centro/sul e talvez Algarve, embora com baixa probalidade, e ao final da tarde/noite também no interior norte. Quanto aos valores da helicidade que o remy referiu não são nada de muito especial, até porque noutros indicadores já não são assim tão bons, mas são pelo menos mais um sinal de que teremos instabilidade e uma ou outra bela célula no interior.

Mas vou torcer para que não seja só o interior ...


Ja perdi a esperança...quando falas assim e porque nao ha nada a fazer...deixas-me triste:sad::lol:
E verdade Vince conheces algum fenomeno chamado de "microburst2? Tipo quando visualizei filmes de trovoadas apontavam la esta palavra...Penso que tenha a ver com rajadas de vento nao?:confused:
Hasta
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ja perdi a esperança...quando falas assim e porque nao ha nada a fazer...deixas-me triste:sad::lol:
E verdade Vince conheces algum fenomeno chamado de "microburst2? Tipo quando visualizei filmes de trovoadas apontavam la esta palavra...Penso que tenha a ver com rajadas de vento nao?:confused:
Hasta

Um microburst é um pequeno Downburst. Downburst é um forte corrente descendente numa trovoada que quando chega ao solo irradia poderosas rajadas em todas as direcções. Muitas vezes os efeitos/estragos (árvores partidas, telhados danificados,etc) são confundidos com tornados. Por exemplo em Portugal estou convencido que uns quantos tornados não foram tornados mas sim downburst's .
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Vince, desculpa lá esta pergunta de quem não pesca nada disto, o CAPE a nós não nos interessa no sábado a partir das 18UTC? Porquê?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, desculpa lá esta pergunta de quem não pesca nada disto, o CAPE a nós não nos interessa no sábado a partir das 18UTC? Porquê?

Eu disse Domingo. No sábado é bom.
No Domingo temos bom CAPE mas demasiado cedo, madrugada, de manhã e ao meio dia. Às 18z já não temos nada de jeito.

domas5.gif
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Eu disse Domingo. No sábado é bom.
No Domingo temos bom CAPE mas demasiado cedo, madrugada, de manhã e ao meio dia. Às 18z já não temos nada de jeito.

domas5.gif

Sim, ok. Então quer dizer que em principio amanhã ao final da tarde poderá haver condições?