Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2017/2018)

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 18 Jul 2017 às 14:36.

1. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Estocolmo, Suécia
    Acho que daqui para a frente devemos diminuir as expectativas quanto ao clima português, começarmos mais a pensar que a média de 71-00 já lá vai e no presente já se faz outra.

joselamego e Teya gostaram disto.
  2. Teya

Teya
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Set 2014
    Local:
    Olival Basto / Odivelas/ Lagos
    Eu fiz uma pergunta legitima, não faço mesmo ideia se a chuva artificial é um conceito, uma fraude, ou se na realidade é uma opção ou haverá outras opções para o problema. Eu entendo que para se usar sal, carvão, iodeto de prata, entre outras, é necessário que haja determinadas condições, principalmente nuvens, mas não sei muito mais sobre o assunto, por isso perguntei.

joselamego gostou disto.
  3. pnlfonseca

pnlfonseca
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Ago 2017
    Local:
    3º calhau a contar do sol
    É uma coisa muito ineficiente, o dinheiro que esbanjaria nisso era mais bem empregue noutras coisas para mitigar secas. E se fosse minimamente eficiente geraria problemas éticos e ambientais tremendos.

joselamego gostou disto.
  4. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Que São Pedro te dê ouvidos :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  5. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    A previsão é minha, se fizeres uma análise dos modelos, todos dizem o contrário daquilo que eu prevejo. :D Ou, seja, como eu sou um pouco céptico em relação aos modelos durante os meses de Outono e existe uma clara tendência para eles falharem. Acho, que poderá existir cut-off's nos meses de Outubro e Novembro daí, eu prever precipitação acima da média e não com superfícies frontais, que dificilmente deixam precipitação razoável no Algarve.

Tenho um feeling que diz-me isso. :D Quando tiver tempo, tenho que fazer qual a probabilidade de acerto que tenho. :rolleyes:

luismeteo3, joselamego e meteo_xpepe gostaram disto.
  6. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Os casos que me lembro de ler, com algum sucesso nos Estados Unidos, tiveram condições que aqui são difíceis.
    Teria que existir uma capa de nuvens (que não me recordo o nome) constante e vento fracos. Seriam por assim dizer nuvens estacionárias, com teor de humidade já razoável. Só assim se poderiam encontrar as condições excelentes para o efeito.
    Por estarem estacionárias, as nuvens propiciavam o tempo necessário para as reacções químicas (um físico aqui daria jeito para explicar isto) que dariam origem à precipitação.

Devido ao facto das condições meteorológicas serem pouco ou quase nada repetíveis, estas experiências começaram a ser olhadas "de lado", com desconfiança.

Por cá, sem grande planícies como nos EUA para estabilizar a atmosfera, será difícil termos a tal capa de nuvens estacionária. Basta que haja vento fraco para termos nuvens em movimento...Como tal será condenada ao insucesso qualquer tentativa para esse efeito.

Pelo menos é o que eu acho...;)

luismeteo3, Teya e joselamego gostaram disto.
  7. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Na Europa provavelmente o caso mais recorrente é a Rússia, que usa essas técnicas para que não chova nas celebrações mais famosas (tentam antecipar a precipitação).

Mas a 'geoengenharia' rapidamente está ficando mainstream. A China planeia uma megalomania.

Já em locais desertos, há o exemplo dos EAU:

A longo termo este tipo de coisas pode criar desequilíbrios regionais significativos. Depois as áreas que ficaram mais secas devido às experiências dos vizinhos também vão querer modificar o tempo.

Isto é outro caso em que as necessidades de curto-prazo fazem com que se ignore as consequências a longo prazo.

Aristocrata e joselamego gostaram disto.
  8. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 18 set. a 15 out 2017

Precipitação com valores abaixo e temperatura com valores acima do normal

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, na semana de 18/09 a 24/09 e apenas para a região Sul, na semana de 09/10 a 15/10. Nas semanas de 25/09 a 01/10 e de 02/10 a 08/10 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para as regiões do interior na proximidade da fronteira, nas semanas de 18/09 a 24/09 e de 09/10 a 15/10. Nas semanas de 25/09 a 01/10 e de 02/10 a 08/10 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA

9. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima (320m)
  10. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Caros colegas, sem querermos ser chatos, volto a referir que para temas off-topic e posts tipo "chat" existe o tópico do Seguimento Livre.
    Por favor utilizem este tópico para o efeito apropriado como o título indica sff! (assim como todos os outros)

Custa um bocado este papel da Moderação de andar sempre a mover posts, pois muitas vezes acaba-se por inevitavelmente cometer algumas "injustiças", pois é difícil depois traçar uma linha entre os posts que devem ou não ser movidos/apagados, etc.. Neste caso foram os últimos, mas podem facilmente ler o tópico para trás e em rigor poderiam ir muitos mais...

Agradecemos mesmo que facilitem um pouco o trabalho neste sentido... A sério, os títulos dos tópicos são bastante claros acho eu,para não passarmos os dias a organizar msgs de um lado para o outro para "manter alguma ordem na casa", quando com a simples ajuda de todos era tão mais fácil e eficiente... :)

Obrigado a todos!

MSantos, Fil, ruka e 7 outras pessoas gostaram disto.
  11. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Para tentar animar a malta.:rolleyes:

A médio prazo continuamos com um padrão complexo e difícil de prever, esperamos que se mantenham as temperaturas dentro ou acima do normal para a época, e com possibilidade de chegada de algumas perturbações que poderão deixar precipitação, embora neste momento seja difícil prever com exatidão esses dias.

Para já, não temos motivos para crer que o outono venha a ser seco, já que até temos sinais contrários, que favorecem a ocorrência de chuvas intensas em outubro e novembro.
    Com a atmosfera particularmente dinâmica nestes últimos tempos, é difícil fazer prognósticos concretos.

Fonte:BestWeather

~
    Agora coloquei no tópico correcto penso eu.:unsure:

guisilva5000 e joselamego gostaram disto.
  12. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    O Stormy é sempre optimista, já previa mudanças para agora no final de Setembro e nada, previa também uma primeira quinzena de Outubro chuvosa e nada também. Neste momento não lhe dou muito crédito.

4ESTAÇÕES e joselamego gostaram disto.
  13. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    De ontem:

Do mês anterior desapareceu a tendência para a pouca precipitação na PI mas permanece a incerteza (mais em relação à chuva do que à temperatura). Isto também se deve à quantidade de modelos utilizada e duração da previsão.

Quanto à La Niña, a MF dá 50%. Os australianos no seu último boletim (dia 26):

4ESTAÇÕES, Dias Miguel e joselamego gostaram disto.
  14. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Enquanto este regime de Nortada moderada a forte não cessar e o mar continuar com estas temperaturas bem "geladinhas" a única instabilidade que podemos ter por aqui é mesmo as eleições autárquicas :D.
    Agora a sério, o Outono termina em 21/12/2017 até lá as coisas podem dar várias voltas, portanto nada nos poderá indicar se será pluvioso ou seco. Não consigo neste momento e a esta distância ver algo que me indique a ocorrência de chuvas intensas,fortes ou fracas. Isso é mais um wishcasting.

15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

Aqui a água está mais quente e não faz diferença nenhuma :D Quanto muito pode contribuir para mais nebulosidade baixa mas não enxota o monstro :D

guisilva5000 e criz0r gostaram disto.

Partilhar esta Página