Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2017/2018)

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
90 % disso é bullshit, uma fraude, conto do vigário para extorquir dinheiro a agricultores já completamente desesperados. Necessita sempre de humidade atmosférica e nuvens para que chova e numa situação de seca o que começa por faltar a maior parte do tempo é precisamente isso, por muitos núcleos de condensação que semeie não há milagres. Em Portugal fizeram-se experiências disso na anterior seca de 2005 que envolveram a própria Força Aérea, nunca mais se falou do assunto .... devem ter chegado à conclusão óbvia da fraude que isso era.

Eu fiz uma pergunta legitima, não faço mesmo ideia se a chuva artificial é um conceito, uma fraude, ou se na realidade é uma opção ou haverá outras opções para o problema. Eu entendo que para se usar sal, carvão, iodeto de prata, entre outras, é necessário que haja determinadas condições, principalmente nuvens, mas não sei muito mais sobre o assunto, por isso perguntei.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,765
Local
Manta Rota - Algarve
O Outono no Algarve vai ser assim:

Setembro 2017: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação abaixo da média.


Temperaturas: anomalia entre +1.0ºC e os +1.5ºC


Precipitação: 5 mm e os 10 mm


Outubro 2017: Mês com temperaturas acima da média e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre os +0.7ºC e os +1.2ºC.

Precipitação: 60 mm e os 80 mm


Novembro 2017: Mês com temperaturas acima da média e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre +0.7ºC e os +1.0ºC

Precipitação: 100 mm e os 140 mm

http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/2794-previsao-sazonal-outono-2017-796500

Que São Pedro te dê ouvidos :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
10,636
Local
Olhão (24 m)
E o norte? Onde se pode ver?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

A previsão é minha, se fizeres uma análise dos modelos, todos dizem o contrário daquilo que eu prevejo. :D Ou, seja, como eu sou um pouco céptico em relação aos modelos durante os meses de Outono e existe uma clara tendência para eles falharem. Acho, que poderá existir cut-off's nos meses de Outubro e Novembro daí, eu prever precipitação acima da média e não com superfícies frontais, que dificilmente deixam precipitação razoável no Algarve.

Tenho um feeling que diz-me isso. :D Quando tiver tempo, tenho que fazer qual a probabilidade de acerto que tenho. :rolleyes:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,164
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Provavelmente não é o tópico ideal para isto, mas no seguimento das dúvidas colocadas anteriormente, aproveito para perguntar se seria possível Portugal recorrer à chuva artificial tendo em conta a situação de seca que o país vive e de o futuro não prever grandes alterações dessa situação?

Os casos que me lembro de ler, com algum sucesso nos Estados Unidos, tiveram condições que aqui são difíceis.
Teria que existir uma capa de nuvens (que não me recordo o nome) constante e vento fracos. Seriam por assim dizer nuvens estacionárias, com teor de humidade já razoável. Só assim se poderiam encontrar as condições excelentes para o efeito.
Por estarem estacionárias, as nuvens propiciavam o tempo necessário para as reacções químicas (um físico aqui daria jeito para explicar isto) que dariam origem à precipitação.

Devido ao facto das condições meteorológicas serem pouco ou quase nada repetíveis, estas experiências começaram a ser olhadas "de lado", com desconfiança.

Por cá, sem grande planícies como nos EUA para estabilizar a atmosfera, será difícil termos a tal capa de nuvens estacionária. Basta que haja vento fraco para termos nuvens em movimento...Como tal será condenada ao insucesso qualquer tentativa para esse efeito.

Pelo menos é o que eu acho...;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,538
Local
Açores
Na Europa provavelmente o caso mais recorrente é a Rússia, que usa essas técnicas para que não chova nas celebrações mais famosas (tentam antecipar a precipitação).

Mas a 'geoengenharia' rapidamente está ficando mainstream. A China planeia uma megalomania.

Já em locais desertos, há o exemplo dos EAU:

After five days of rain, the National Centre for Meteorology and Seismology (NCMS) — managers of the annual cloud-seeding programme — said the amount of rainfall actually enhanced by human technology is likely not more than 30 per cent of naturally-occurring precipitation.

While many residents may believe that the rain-making programme is causing most of the rain to fall in a usually dry, dune-dusted desert, one NCMS official told Gulf News that cloud-seeding success rates globally hover between 15-30 per cent — and no more.

“There is no particular percentage of cloud seeding success; it depends on the size and intensity of the cloud. Throughout the previous studies, it was showing out the success of rainfall enhancement is on order 10 to 15 percent in turbid atmosphere, while it is in order of 25 to 30 per cent (in non-turbid conditions),” he said on Monday.

A longo termo este tipo de coisas pode criar desequilíbrios regionais significativos. Depois as áreas que ficaram mais secas devido às experiências dos vizinhos também vão querer modificar o tempo.

Isto é outro caso em que as necessidades de curto-prazo fazem com que se ignore as consequências a longo prazo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
10,636
Local
Olhão (24 m)
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 18 set. a 15 out 2017

Precipitação com valores abaixo e temperatura com valores acima do normal

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, na semana de 18/09 a 24/09 e apenas para a região Sul, na semana de 09/10 a 15/10. Nas semanas de 25/09 a 01/10 e de 02/10 a 08/10 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para as regiões do interior na proximidade da fronteira, nas semanas de 18/09 a 24/09 e de 09/10 a 15/10. Nas semanas de 25/09 a 01/10 e de 02/10 a 08/10 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA
 

rozzo

Staff
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,466
Local
Montijo/Lisboa
Caros colegas, sem querermos ser chatos, volto a referir que para temas off-topic e posts tipo "chat" existe o tópico do Seguimento Livre.
Por favor utilizem este tópico para o efeito apropriado como o título indica sff! (assim como todos os outros)

Custa um bocado este papel da Moderação de andar sempre a mover posts, pois muitas vezes acaba-se por inevitavelmente cometer algumas "injustiças", pois é difícil depois traçar uma linha entre os posts que devem ou não ser movidos/apagados, etc.. Neste caso foram os últimos, mas podem facilmente ler o tópico para trás e em rigor poderiam ir muitos mais...

Agradecemos mesmo que facilitem um pouco o trabalho neste sentido... A sério, os títulos dos tópicos são bastante claros acho eu,para não passarmos os dias a organizar msgs de um lado para o outro para "manter alguma ordem na casa", quando com a simples ajuda de todos era tão mais fácil e eficiente... :)

Obrigado a todos!
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,060
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Para tentar animar a malta.:rolleyes:

A médio prazo continuamos com um padrão complexo e difícil de prever, esperamos que se mantenham as temperaturas dentro ou acima do normal para a época, e com possibilidade de chegada de algumas perturbações que poderão deixar precipitação, embora neste momento seja difícil prever com exatidão esses dias.

Para já, não temos motivos para crer que o outono venha a ser seco, já que até temos sinais contrários, que favorecem a ocorrência de chuvas intensas em outubro e novembro.
Com a atmosfera particularmente dinâmica nestes últimos tempos, é difícil fazer prognósticos concretos.

Fonte:BestWeather

~
Agora coloquei no tópico correcto penso eu.:unsure:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,538
Local
Açores
De ontem:

0Wt3KnB.png


Les prévisions utilisées par Météo-France dans cette analyse sont issues des résultats de l'ensemble multi-modèles EUROSIP composé des modèles de Météo-France (MF), du Centre Européen de Prévision Météorologique à Moyen Terme (ECMWF), du Met Office britannique (Met Office), du National Center for Environmental Prediction américain (NCEP), de la Japan Meteorological Agency (JMA), ainsi que de l'expérience multi-modèles menée en Corée du Sud sous l'égide de l'OMM (LC-MME).

Do mês anterior desapareceu a tendência para a pouca precipitação na PI mas permanece a incerteza (mais em relação à chuva do que à temperatura). Isto também se deve à quantidade de modelos utilizada e duração da previsão.

Quanto à La Niña, a MF dá 50%. Os australianos no seu último boletim (dia 26):

The El Niño–Southern Oscillation (ENSO) is neutral. However, sea surface temperatures (SSTs) have cooled in the central to eastern tropical Pacific since mid-winter. These SSTs are currently cooler than average but within the neutral range. Waters beneath the surface are also slightly cooler than average. Other indicators of ENSO, such as the Southern Oscillation Index (SOI) and trade winds, also remain at neutral levels.

All international climate models surveyed by the Bureau suggest further cooling of the tropical Pacific Ocean is likely. Five of the eight models suggest SSTs will cool to La Niña thresholds by December 2017, but only four maintain these values for long enough to be classified as a La Niña event.

While unusual, it is not unheard of to see La Niña develop this late in the year—the Bureau will keep a close watch for further, or sustained, cooling of the equatorial Pacific.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,445
Local
C.Piedade/Belver/Porto
Para já, não temos motivos para crer que o outono venha a ser seco, já que até temos sinais contrários, que favorecem a ocorrência de chuvas intensas em outubro e novembro.

Enquanto este regime de Nortada moderada a forte não cessar e o mar continuar com estas temperaturas bem "geladinhas" a única instabilidade que podemos ter por aqui é mesmo as eleições autárquicas :D.
Agora a sério, o Outono termina em 21/12/2017 até lá as coisas podem dar várias voltas, portanto nada nos poderá indicar se será pluvioso ou seco. Não consigo neste momento e a esta distância ver algo que me indique a ocorrência de chuvas intensas,fortes ou fracas. Isso é mais um wishcasting.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,538
Local
Açores
Enquanto este regime de Nortada moderada a forte não cessar e o mar continuar com estas temperaturas bem "geladinhas" a única instabilidade que podemos ter por aqui é mesmo as eleições autárquicas :D.

PKyCGOW.gif


Aqui a água está mais quente e não faz diferença nenhuma :D Quanto muito pode contribuir para mais nebulosidade baixa mas não enxota o monstro :D