Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Novembro 2025

Começa a tomar a configuração de uma tangente de um núcleo satélite ainda em formação, para 5ªfeira dia 13.

MetOffice_20251110_1111-12h_T+24.gif

MetOffice_20251110_1112-00h_T+36.gif

MetOffice_20251110_1112-12h_T+48.gif

MetOffice_20251110_1113-00h_T+60.gif

MetOffice_20251110_1113-12h_T+72.gif

Segundo o UKMO, a passagem completa daquelas frentes produziria estes acumulados (totais desde hoje às 12h até 6ª às 00h).
ukmohd_sp1-25-84-0_12.webp
ukmohd_sp1-25-84-0_12_zoom.webp

Parece-me estar a ver até 150mm para Monsanto (Lisboa).
Polo da chuva na Estrela, como devia ser natural.

Uma configuração péssima para o Sul, com o benefício não passando do Algarve para norte.

Prolongando a previsão até 2ªfeira dia 17 a distribuição geográfica geral mantém-se, os valores sobem proporcionalmente.
ukmohd_sp1-25-168-0_12z.webp

Na última saída o ECMWF voltou a intensificar os valores de precipitação para a passagem da superfície frontal da Cláudia sobre o território continental português. Está tudo muito rosado, incluindo o interior sul. :rain: :rain:
L3lCIWah.png

Já repararam que a app WxCharts levou um update para a versão mobile e ficou horrível? Que alternativa usam para mobile para seguir os vários modelos?

Já repararam que a app WxCharts levou um update para a versão mobile e ficou horrível? Que alternativa usam para mobile para seguir os vários modelos?

Só vejo modelos no computador.

Também mudaram o layout. Não creio que foi uma grande mudança, está semelhante, só mudou um pouco (umas para melhor, outras para pior - os valores das escalas parecem um bocado aleatórios).

Parece que adicionaram novos produtos a alguns modelos, o que é bastante positivo. O WXCharts é o meu site preferido para ver modelos. Pode não ter tanta variedade como outros, mas em termos de usabilidade, é muito simples e fácil de consultar, com poucos cliques e sem anúncios a atrapalhar.

De Monchique à Estrela, passando pelas serras litorais do Alentejo.
Apesar daquela área muito desfavorecida no Alentejo central, seria bastante interessante que esta previsão de acumulados até 6ªdia 14 às 6h, em 72 horas do WRF 06z de hoje se concretizasse:

nmmsp-25-72-0_06z_zoom.webp
nmmsp-25-72-0_06z.webp

Esta previsão não tem adeptos nos outros modelos, excepto para a área de Monchique alargada.

Última edição:
Com este fluxo sul so já estou a ver nova carga na zona de Oeiras. Aliás os mapas mostram bem essa possibilidade.
Poderemos estar perante algo semelhante a dezembro de 2022. Não me parece haver grande preocupação mediática.

Alguns modelos prevêem acumulados elevados até amanhã ao final do dia:

UKMO:
8AJRo0V.png

ECMWF:
l80zR3L.png