Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Fil disse:
Não ligues ao que se passa por cá, teoricamente a maior parte da precipitação deveria cair na zona centro e centro-sul.

Mas isso não tem logica Fil, se as nuvens avançam de norte para sul deveriam deixar precipitação á medida que vão percorrendo o pais, para além do mais o satelite continua a mostrar nuvens pouco compactas, o que me leva a pensar que ficaram retidas nas cordilheiras da Galiza :sad:
 


Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Foi analisar o meteogalicia e segundo eles a temperatura amanhã ao meio dia´ronda os 4ºC na zona de Lisboa e aparece grande precipitação para esta hora do dia. :)
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
joaocpais disse:
Mas isso não tem logica Fil, se as nuvens avançam de norte para sul deveriam deixar precipitação á medida que vão percorrendo o pais, para além do mais o satelite continua a mostrar nuvens pouco compactas, o que me leva a pensar que ficaram retidas nas cordilheiras da Galiza :sad:
Olá JoaocPais, aqui já chove alguma coisa e a temperatura desceu um pouco, para os 6º... :D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Para Lisboa já não há esperanças, a temperatura a 850hPa só deverá ser de uns -2ºC e a 500hPa de -30ºC. Se a -5ºC chegasse lá ainda havia esperanças de ver neve pelo menos a uns 200m. Hão-de haver oportunidades melhores ainda este inverno :)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Ainda faltam uns dias mas a saida das 06h do GFS coloca uma situação potencialmente interessante para o próximo fim de semana :)

rtavn20423gz.png


Claro que isto não dava para ver neve em cotas baixas mas ainda falta tempo e as coisas podem mudar para muito melhor.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fil disse:
Para Lisboa já não há esperanças, a temperatura a 850hPa só deverá ser de uns -2ºC e a 500hPa de -30ºC. Se a -5ºC chegasse lá ainda havia esperanças de ver neve pelo menos a uns 200m. Hão-de haver oportunidades melhores ainda este inverno :)

Eu não acredito que disse isto :lmao:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fil disse:
Em Lamas de Mouro nevou bastante como o Minho pôde constatar :p

Hoje foi o dia de glória do centro/sul, para a próxima é a nossa vez! :cool:

É verdade! O problema foi a pouca precipitação. Com as temperaturas que faziam aqui no Norte se caisse uma igual à do centro do país tinha-se armado uma boa... :lol: :lol:
O meu desejo é que este episódio represente uma inversão do que tem acontecido nos últimos 20 anos e comecemos ter de novo situações de frio e neve com mais regularidade! :rolleyes: :rolleyes:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Minho, eu penso que a regularidade destas situações vai ser cada vez maior, até se tornar em alguns anos, numa não notícia :eek: . Enfim, um ciclo acabou em 1998 e outro começou no mesmo ano. Vamos observando e acima de tudo nunca deveremos perder o nosso espirito critico. Não façamos como um trabalhador do inm que em entrevista disse que não foi nada de anormal, foi a simples coincidência de existir precipitação ao mesmo tempo que o ar estava muito frio. Meus senhores tivemos e temos neste momento neve à cota 0 em pleno Alentejo, este situação não é normal. Muito menos é a massa de ar, que veio da Alemanha, chegar até aqui sem sofrer arrefecimento depois de atravessar o mar Cantábrico, não brinquemos com estas situações, são coisas importantes demais para dizermos que foi apenas uma coicidência.

Reparem na temperatura da água e comecemos a pensar, o pq desta situação, bem como a probabilidade de termos pra semana uma entrada de NE seguida de imediato de uma bela nortada. :D
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Eu não iria por aí, tu dizes que o aquecimento da massa de ar foi inferior ao normal, devido à temperatura do mar no cantábrico e causou o dito nevão , e eu acho houve aquecimento do ar ao passar nessa zona foi o esperado, mas a massa de ar é que era demasiadamente fria, dado ter vindo da Sibéria com o Antímio de Azevedo referiu hoje, mesmo que tivesse aquecido ao longo de todo o seu trajecto ela era tão fria que chegou cá a uma temperatura suficientemente baixa, para causar a situação que hoje se verificou.

Acho essa situação por si rara gerou um efeito tb ele raro.

Alguém viu a entrevista ao Antímio de Azevedo, no telejornal da RTP1?
 
Última edição: