Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Snow disse:
Será que esta noite temos neve aí em Melgaço? nuvens pode haver precipitação. não?
:)

para já não me parece que esta seja nebulosidade que esteja associada a situação prevista para amanha porque essa só deverá comecar a entrar ao final da manha e de norte para sul, por agora deve ser nuvens dispersas mas como o Minho já se foi deitar não podemos confirmar ;)
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Bom dia :cold:
Aqui já levo-1.3, ceu sem nuvens na zona de Aveiro, bem penso que isto vai ficar porreiro, tenho muita confiança. pela vai ser o caos que pode surgir desta situação, o famoso Janeiro de 06 :D
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Agora eu acho q a questão é: haverá preicipitação na altura crítica (próxima madrugada)?

Porque se houver vamos ter uma situação de facto não vista há muitos e muitos anos...

O pior é se a preicpitação chega fora de tempo e lixa-nos o esquema :rolleyes:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
joaocpais disse:
Oscilações brutais mesmo, noutro dia a estação de Lisboa(gago Coutinho) marcava 8ºc e a de Almada apenas 2ºc :eek: :eek:
será efeito do vento predominante do rio ou do atlantico?

Ja agora gostaria de vos lançar uma pergunta: a que temperatura pode nevar?

Já li algures que pode estar 0cº e não nevar mas também já tem acontecido estarem 4 cº e haver condições pra nevar, o que pensam disto???


Por exemplo à noite é bastante frequente estar 0ºC (devido a perda de calor por radiação da terra) e a camada de atmosfera acima desse local estar com temperaturas superiores, o que faz com que a precipitação cai sobre forma de chuva.

Neste fim de semana, a temperatura aos 850hPa e 500hPa é bastante baixa pelo que é provavel que cai neve com temperaturas à superficie acima dos 0ºC.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
E na ultima actualização das 12h, o GFS mantem a precipitação em toda a metade oeste da peninsula, chegando ao sul de Portugal só lá mais para a noite :)
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Pelo que percebi no Wetterzentrale amanhã a temperatura a 850hPa vai estar nos -5 em quase todo o interior e a precipitação vai cair principalmente com maior abundância por volta das 6h00. Estou com esperança. ;)
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Acho que tudo é possível embora neste momento é que a temperatura começou a baixar mas ainda estão 10,6ºC e as nuvens começam a aparecer mais carregadas a norte de Lisboa.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
joaocpais disse:
Neste momento tenho 10,6 ºc e o ceu começa a ficar nublado , mas não espero nada de bom nas proximas horas pelo menos pelas informações que veem de Bragança
Cheira-me que a nebulosidade vai passar toda e não vai deixar nada :mad:

Não ligues ao que se passa por cá, teoricamente a maior parte da precipitação deveria cair na zona centro e centro-sul.
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Pedro Canelas disse:
No weatheronline à previsões de queda de neve para Sintra com temperatura a 0ºC. ;)

Eu já não acredito em nenhum desses sites nem acho que voces acreditem sinceramente :( Nos vemos esses sites mais por motivo de curiosidade porque que fiabilidade é que eles podem ter se a todo o momento eles tiram e poem as previsoes de neve