Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
joaocpais disse:
...amanha vai ser uma verdadeira lotaria poderá nevar em todos os sitios mas só vai nevar naqueles que reunirem algumas condições momentaneas ou seja a temperatura estar a menos de 2/3 graus, a intensidade de um aguaceiro mais intenso e prolongado, entre outros...
RESUMINDO:pode nevar num determinado sitio mas noutro que esteja a poucos kilometros desse sitio poderá nem sequer nevar
O que pensam voces??

Concordo plenamente, a ciência da previsão do tempo está ainda longe de saber jogar com todas as variáveis que influem no estado do tempo.
 


Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Fil disse:
Também já vi muitas vezes diferenças brutais de temperatura entre Lisboa e Almada através das estações automáticas do I.M, que ás vezes chegam a 10ºC :eek:
E eu também e o melhor é que Almada a temperatura sofre oscilações brutais, às vezes de 5º por hora, isto tanto para baixo como para cima, esta ultima é k me deixa mais curioso?

Serão mudanças no rumo do vento, p ex. qdo o vento sopra de Lx a Tº sobe, será!?

Vou dormir, bons sonhos nevados :neve: :nublado: :neve: :neve: :trovoada: :arcoiris: :neve: :neve: :neve:
 
Última edição:

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Zoelae disse:
E eu também e o melhor é que Almada a temperatura sofre oscilações brutais, às vezes de 5º por hora, isto tanto para baixo como para cima, esta ultima é k me deixa mais curioso?

Seram mudanças no rumo do vento, p ex. qdo o vento sopra de Lx a Tº sobe, será!?
Oscilações brutais mesmo, noutro dia a estação de Lisboa(gago Coutinho) marcava 8ºc e a de Almada apenas 2ºc :eek: :eek:
será efeito do vento predominante do rio ou do atlantico?

Ja agora gostaria de vos lançar uma pergunta: a que temperatura pode nevar?

Já li algures que pode estar 0cº e não nevar mas também já tem acontecido estarem 4 cº e haver condições pra nevar, o que pensam disto???
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
joaocpais disse:
Oscilações brutais mesmo, noutro dia a estação de Lisboa(gago Coutinho) marcava 8ºc e a de Almada apenas 2ºc :eek: :eek:
será efeito do vento predominante do rio ou do atlantico?

Ja agora gostaria de vos lançar uma pergunta: a que temperatura pode nevar?

Já li algures que pode estar 0cº e não nevar mas também já tem acontecido estarem 4 cº e haver condições pra nevar, o que pensam disto???
Eu não tenho muitos estudos nesta área, mas respondo-te com aquilo que fui aprendendo.
A situação dos 4º penso k depende do frio em altitude, já tenho assistido a isso em situações pós-frontais, e nota-se bem quando a precipitação é sob a forma de aguaceiros, o sol aquece o ar, depois vem um aguaceiro de neve.
Quanto mais intensa é a precipitação e o tamaanho dos flocos, mais tempo de moram em derreter.
Já estive perante a situação inversa, a dos 0º ou menos, é estranho nesse dia que me lembro formou-se uma espessa placa de gelo sobre a superfície, desconhecia essa situação, poderá ser ar quente em altitude, p ex na aproximação duma frente quente, talvez
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Zoelae disse:
Eu não tenho muitos estudos nesta área, mas respondo-te com aquilo que fui aprendendo.
A situação dos 4º penso k depende do frio em altitude, já tenho assistido a isso em situações pós-frontais, e nota-se bem quando a precipitação é sob a forma de aguaceiros, o sol aquece o ar, depois vem um aguaceiro de neve.
Quanto mais intensa é a precipitação e o tamaanho dos flocos, mais tempo de moram em derreter.
Já estive perante a situação inversa, a dos 0º ou menos, é estranho nesse dia que me lembro formou-se uma espessa placa de gelo sobre a superfície, desconhecia essa situação, poderá ser ar quente em altitude, p ex na aproximação duma frente quente, talvez

Também estou de acordo contigo mas isso só nos baralha mais porque não sabemos qual a explicaçõa cientifica para tal.

Entretanto o Minho que está em Melgaço(concelho mais a norte de Portugal) informa-nos que (ao contrario do resto do pais) o céu já etá a começar a ficar nublado :D
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
joaocpais disse:
Também estou de acordo contigo mas isso só nos baralha mais porque não sabemos qual a explicaçõa cientifica para tal.

Entretanto o Minho que está em Melgaço(concelho mais a norte de Portugal) informa-nos que (ao contrario do resto do pais) o céu já etá a começar a ficar nublado :D
A explicação cientifiça é obvia: no 1º caso o gradiente térmico vertical (penso k se chama adiabático) é relativamente elevado, os flocos de neve estão a Tª mto inferiores a 0ºC e mesmo k haja difusão de energia eles conseguem chegar há superfície ainda no estado sólido.

No 2º caso as nuvens responsáveis pela precipitação têm agua líquida e no seu trajecto até ao solo não chega a congelar
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Zoelae disse:
A explicação cientifiça é obvia: no 1º caso o gradiente térmico vertical (penso k se chama adiabático) é relativamente elevado, os flocos de neve estão a Tª mto inferiores a 0ºC e mesmo k haja difusão de energia eles conseguem chegar há superfície ainda no estado sólido.

No 2º caso as nuvens responsáveis pela precipitação têm agua líquida e no seu trajecto até ao solo não chega a congelar
Devo confessar que já aprendi mais hoje sobre algo que me fascina do que durante o tempo que tenho vivido a ver os serviços de meteorologia da TV, o meu bem haja a todos (eu que gosto tanto de neve/gelo)
Abraços :ill: