Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
Devo dizer que estou completamente :surprise: :surprise: com a evolução das últimas saídas. Claro está que ainda falta algum tempo para a situação ocorrer, mas se isto vier mesmo a concretizar-se será algo de F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O. :D :D

Tempos esquecidos se aproximam, este meteograma para o Porto é absolutamente :w00t:

E já agora, dêem as boas-vindas à nossa convidada de gala para a festa de arromba, a iso -10 :cold: :cold:

Agora é :pray: :pray: :pray: para que não nos tirem frio e principalmente para que a precipitação apareça. Não quero outro 29 de Janeiro de 2006 por aqui :sad:

Portanto, vamos lá a ter calma, a situação como já disse é espectacular, mas ainda há muitas saídas pela frente e a coisa (infelizmente) pode piorar. Quanto maior a expectativa maior é a desilusão quando se tem que encarar a realidade quando ela não nos agrada ;) (já pareço o Fil :p)

Bem!Isto vai d uma animação tal que eu nem imaginava!O que faz nao vir por aqui à 2 dias!Amanha é dia d exame mas depois d tal animação k se lixem os sistemas e tudo o resto...olhos nos modelos! :D Ainda n li todos os topicos e n sei se ja falaram no que deu hj no telejornal da rtp onde anunciaram o regresso da apresentação da meteorologia por alguem que realmente sabe!So ja nao vao a tempo deste fantastico e tremendo episodio que se vislumbra,apesar d distante!Venha ele!Um gd abraço p tds os meteoloucos!:D :thumbsup:

Também eu tenho exame amanhã :hehe: ;) E sim, já há um tópico aberto na secção de imprensa sobre o regresso da meteorologia à RTP ;)

Soberbo!! :surprise: :surprise: :surprise:
Para guardar...

rtavn1801pt8.png

Pena terem tirado frio a 500 nesta última run principalmente para a zona Sul, mas enfim, diminuiram a temperatura a 850 também e isso é mais importante. Vamos :pray: para ver o país pintado de branco para a semana que vem!

O ke sera ke nos espera pessoal?:D Ela vai voltar a por mt frio outra vex na proxima saida! I a precipitaçao apareceu como eu referi ontem;) Ainda vamos ter uma bela coixa:D

Esta saída está melhor, coloca mais precipitação a Norte e o deslocamento do Ant. para NE está preste a ser uma realidade.
Pelas minhas contas o tipo de precipitação vai ser convectiva e com elevado geopotencial o que poderá indicar que com uma célula a temperatura pode descer bruscamente 3/4ºC em poucos minutos, aliás vocês já presenciaram esse potencial;)
Portanto as coisas estão no bom caminho e amanhã já estarei em condições de divulgar a minha previsão semanal ESPECIAL:D :lmao: :lmao: :cold: :rolleyes:

Que lindo:uau: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :assobio:
http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html
Poderá acontecer que sejamos alimentados por um fluxo de NE até dia 27:rolleyes:
Existe grande acordo nos ensembles para o frio extremo, a precipitação é que não continua famosa, mas está melhorar:D
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png

as temperaturas máximas durante 4 dias (23 a 27) poderão não ir além dos 5/6º no Porto;)
http://85.214.49.20/wz/pics/MT2_Porto_ens.png

Parece que começo a vislumbrar um padrão de retirada paulatina do frio a Sul :sad: e a acentuar ou manter o mesmo a Norte.
Enfim pelo menso que aí as coisas sejam branquinhas já dará para o pessoal lavar a vista com as vossas fotos! :thumbsup: :w00t:
Nesta última saída das 06h o Sul ficou a ver água e neve tchau! :hehe: Pode que mude qualquer coisa, mas vai ser a entrada típica que assola o Norte com neve díria a partir dos 300-400m e possibilidade de algum ou outro episódio a cotas mais baixas pela forte convetividade da mesma e a temp. poder descer, como tu bem dizes Seringador, 3/4 graus. No norte a cota estará pelos 600 a 800 m e no Sul adeus! :D
Em Fevereiro quem sabe não venham algumas surpresas :rolleyes:.

De qualquer modo pelo caracter convectivo da precipitação e pela distância que nos separa deste excelente evento, tudo fica em aberto... :w00t: :hehe:

gfs21921fb9.png

Parece que começo a vislumbrar um padrão de retirada paulatina do frio a Sul :sad: e a acentuar ou manter o mesmo a Norte.
Enfim pelo menso que aí as coisas sejam branquinhas já dará para o pessoal lavar a vista com as vossas fotos! :thumbsup: :w00t:
Nesta última saída das 06h o Sul ficou a ver água e neve tchau! :hehe: Pode que mude qualquer coisa, mas vai ser a entrada típica que assola o Norte com neve díria a partir dos 300-400m e possibilidade de algum ou outro episódio a cotas mais baixas pela forte convetividade da mesma e a temp. poder descer, como tu bem dizes Seringador, 3/4 graus. No norte a cota estará pelos 600 a 800 m e no Sul adeus! :D
Em Fevereiro quem sabe não venham algumas surpresas :rolleyes:.

De qualquer modo pelo caracter convectivo da precipitação e pela distância que nos separa deste excelente evento, tudo fica em aberto... :w00t: :hehe:

gfs21921fb9.png

vais ver kim que ainda vais ter uma supresa, ao fim ao cabo já são umas 6 saidas do gfs a mostrar a mesma tendencia. agora não sei se são da minha opiniao mas o gfs dos francius para alem de ser mais facil manusear penso que séra mais objectivo do dos wetterzentrale, corrijam-me se estiver errado

vais ver kim que ainda vais ter uma supresa, ao fim ao cabo já são umas 6 saidas do gfs a mostrar a mesma tendencia. agora não sei se são da minha opiniao mas o gfs dos francius para alem de ser mais facil manusear penso que séra mais objectivo do dos wetterzentrale, corrijam-me se estiver errado

Quanto à surpresa, será sempre bem vinda :D, mas nunca estive muito confiante em cotas baixas para estas bandas, por uma questão de história ;), no entanto ainda acreditei numa hipótese para a S. de São Mamede. Coisa que cada vez vejo mais difícil.

Em relação ao site :thumbsup:, estava esquecido dele, mas ao visualizar os prints creen do amigo Santos lá fu eu :D. Utilizam os dados do GFS, como é lógico, e constroem estes mapas (já esta corrigido Alex :D) muito mais simples de interpretar.:)

Em relação ao site :thumbsup:, estava esquecido dele, mas ao visualizar os prints creen do amigo Santos lá fu eu :D. Utilizam os dados do GFS, como é lógico, e constroem estes modelos muito mais simples de interpretar.:)

constroem modelos ou mapas??? :huh: :huh:

Supostamente os dados do modelo é o mesmo...os bonecos é que sao diferentes ;)

Quanto à surpresa, será sempre bem vinda :D, mas nunca estive muito confiante em cotas baixas para estas bandas, por uma questão de história ;), no entanto ainda acreditei numa hipótese para a S. de São Mamede. Coisa que cada vez vejo mais difícil.

Em relação ao site :thumbsup:, estava esquecido dele, mas ao visualizar os prints creen do amigo Santos lá fu eu :D. Utilizam os dados do GFS, como é lógico, e constroem estes mapas (já esta corrigido Alex :D) muito mais simples de interpretar.:)

Boas,

No Norte, nomeadamente NW se assim for, a cota pode ser 200m para a queda, ou mesmo à cota 0ºC, mas acumulação só a partir doa 200/300m:lmao: :lmao: :lmao: ;)

Com os modelos actuais cai e acumula a cota 0, tendo como comparação o dia 29 de Janeiro:cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold:

estava mortinho para escrever esse 0ºC;) :D :lol:
Sim, temos que ponderar vários factores entre os quais, a profundidade, geopotencia, tipo de formação nebulosa e, como vem de Norte e acumulação vai ser significativa no cantábrico o ar frio pode ser mais injectado e poder influenciar, além do relevo claro.
Todos esses factores têm de ser ponderados, portanto não se esqueçam da fórmula de cálculo da espessura:
exemplo : 528- (( 1020-1000)X0.8) = 528- 16 = 512 DAM

Podem ver neste tópico vai ser útil;)
http://www.meteopt.com/showthread.php?t=483

Estado
Fechado para novas mensagens.