Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006



Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

O frio vem aí, não como nós queríamos, mas serve para aliviar os solos e rebuscar a roupa de Inverno, pelo que espero um domínio anticiclónico em geral principalmente a partir do segundo FDS prolongado, embora com algumas transições até lá e os modelos começam apanhar isso, será que estão a reagir bem ou será que de facto não estão a lidar bem com a situação?

Poius era o que eu receava, i.e. frio seco, embora ontem o entusiasmo sobrepos-se à razão:( :sad:

Na minha previsão de Inverno a 01/10/06 ( http://meteoseringador.blogspot.com/2006_10_01_meteoseringador_archive.html ) previa em geral um domínio anticiclónico para este mês, com algum frio no início do mês que se avizinha... estava à espera de estar enganado:(

Ambos os modelos aponta para esta situação e as primeiras grandes geadas serão vistas além de nevoeiros matinais muito densos!

http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html

Contudo é bom que venha este tipo de Ant. agora, pq estou a ver uma panela de pressão que pode rebentar a qq momento, isto a norte, mas quanto mais estiver assim, maior probabilidade existe para que uma rebeldia do Jet Stream se faça sentir mais para a frente....:rolleyes: ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É verdade Seringador ... a tua previsão e dos modelos tem vindo a apontar para isso ..
A diferença das tuas previsões para os modelos é o do mês de Janeiro que tu dizes ser extremamente chuvoso com uma corrente de Sudoeste ... e os modelos actualmente cada vez mais apontam Janeiro como bastante seco pelo menos a Sul do Tejo, onde estou ....
Quanto á temperatura isso já não sei !!
A ver quem ganha !!:rain: :cold:

Pessoalmente prefiro muito mais a chuva ... mas voces preferem o frio ... por causa da neve :sad:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Ando a aprender algumas coisas sobre meteorologia e como muitos também prefiro chuva a frio...tenho visto em vários sites de previsões que costumo consultar que vamos ter um fim de semana que vem complicado novamente a nível de chuva mas gostaria de saber o que vocês pensam...será que é mesmo assim ou será que vamos ter Anti-Ciclone durante todo o Dezembro?
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Ando a aprender algumas coisas sobre meteorologia e como muitos também prefiro chuva a frio...tenho visto em vários sites de previsões que costumo consultar que vamos ter um fim de semana que vem complicado novamente a nível de chuva mas gostaria de saber o que vocês pensam...será que é mesmo assim ou será que vamos ter Anti-Ciclone durante todo o Dezembro?

Boas Mirones e bem-vindo, depois aproveita para fazeres a tu apresentação!:thumbsup:
Bem, de um modo geral espero um domínio anticiclónico, apesar de que poderemos ter inicialmente alguma instabilidade, mas coisa pouca....:(

Então a actualização das 06H deu cabo das aspirações de muita gente:(
Luper estás bem:( :eek: :lol: !
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Esta saída tira o frio devido ao cavamento de uma depressão a oeste mesmo junto da costa era o que não precisávamos mas para quem gosta...:p a ver as próximas saídas porque o GFS está um pouco sozinho :sad: essa frente que vai passar pelos açores é bem forte e é dai que pode surgir mais tarde lá para sábado este pequena ciclogenesis;) será??:unsure: :rolleyes:

 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Esta saída tira o frio devido ao cavamento de uma depressão a oeste mesmo junto da costa era o que não precisávamos mas para quem gosta...:p a ver as próximas saídas porque o GFS está um pouco sozinho :sad: essa frente que vai passar pelos açores é bem forte e é dai que pode surgir mais tarde lá para sábado este pequena ciclogenesis;) será??:unsure: :rolleyes:


Boas Miguel,

Era bom,que isso acontecesse (obviamente em termos meteorológicos) mas pelo ensemble o frio ainda está presente, especialmente para o fds 08;)
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Reykjavik_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_La_Coruna_ens.png
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Boas,
Bem venha neve e frio menos ao sabado a noite, senao estraga-me a noite.... No ano passado caiu um nevao na Guarda assim de repente que estava a ver que ficava a dormir na autoestrada (A25), pessolmente gosto do clima tropical e das trovoadas " eléctricas" mas a ve-las de casa :D
A neve é fixe durante a semana...dois, três dias....
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Boas,
Bem venha neve e frio menos ao sabado a noite, senao estraga-me a noite.... No ano passado caiu um nevao na Guarda assim de repente que estava a ver que ficava a dormir na autoestrada (A25), pessolmente gosto do clima tropical e das trovoadas " eléctricas" mas a ve-las de casa :D
A neve é fixe durante a semana...dois, três dias....

mag0 vais ser bombardiado de insultos pá!!! isso diz-se?! :lmao:

NEVE FOREVER!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Segundo o GFS, uma Gota Fria vai estragar a entrada que podia trazer alguma neve para este fim-de-semana. Como estas situações são sempre muito instáveis, pode ser que os modelos ainda voltem a mudar :unsure:







Agora mais próximo, há uma janela de dois dias para o aparecimento dos primeiros valores negativos nas mínimas. Pode se que ocorram se a nebulosidade não atrapalhar.