Projecto MeteoViseu

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Local
.
Bem, olá de novo.

Eu queria guardar isto mais uns tempo, mas criei-o ontem e não consigo deixar de vos noticiar a criação do MeteoViseu.

Aceito opiniões e sugestões, ainda é recém-nascido o site, mas acho que para pouco mais de 1h de trabalho está mais ou menos.

Visitem www.meteoviseu.webnode.pt

E viva Viseu!!!!!

Sem querer desmoralizar ninguém, mas até haver uma estação meteorológica, ou informações mais interessantes/importantes para o comum do cidadão não vejo a necessidade de se criarem sites "para o inglês ver". Mas isso sou eu atenção. Não é para levar a peito.

Muito "rapidamente visto" também partilho da opinião do Artur.

A nossa ideia de que tudo tem que surgir no sítio automaticamente e na perfeição não é apanágio de ninguém, tudo tem um começo bom ou menos bom, mas o empenho é de elogiar para que a obra nasça!

Dá-lhe gás Pedro, Viseu precisa de destaque no mapa meteorológico... ;)

Bom dia Pedro.

Obviamente que te parabenizo pela criação do MeteoViseu, mas aproveito para te dar alguns modestos conselhos que julgo pertinentes, e faço-o no bom sentido, porque me agrada ver pessoas com espírito de iniciativa.
Se por um lado o teu enorme espírito de iniciativa é bom, por outro pode-te levar a desenvolver demasiados projectos. O tempo e capacidade das pessoas é sempre limitado. Quer se queira quer não por vezes damos demasiado de nós a algo, esquecendo ou não tendo tempo para outras coisas.

Indo ao ponto que me parece essencial. Achas que fará sentido manter um projecto como o ensinarMeteo e o MeteoViseu em separado... Porque não juntas tudo num único projecto. É meramente uma sugestão, mas certamente que seria mais fácil enriquecer apenas um site pessoal e dedicares-te muito mais e de forma mais fácil do que teres informação dispersa.

Assim e como mera sugestão aconselhar-te-ia a teres apenas o MeteoViseu com uma parte didáctica onde terias então um glossário de conceitos meteorológicos. Já agora essa área específica podia ser melhor organizada (Por exemplo conteúdos separados por ordem temática e/ou ordem alfabética.

Já agora mais umas dicas quanto a essa área didáctica:

- Tenta colocar sempre as fontes do texto
- Atenção às traduções dos textos, muitas vezes existem expressões que simplesmente não existem em Português. É melhor colocar na língua nativa certos conceitos, do que colocar traduções que não fazem qualquer sentido.
- Muita atenção aos erros ortográficos e de construção de frases!!. É um aspecto que para um visitante qualquer pode ser determinante... Um pormenor que por si só pode ser suficiente para formatar desde logo a opinião de quem te visita.

Posto isto, resta-me desejar-te bom trabalho. Estas críticas não pretendem ser desmoralizadoras... São apenas sugestões que acho que devem ser tidas em conta quando se desenvolvem projectos deste tipo.

:)

Não fazia parte do tópico, mas já que o vitamos o mencionou, a possível integração do projecto "Ensinar Meteo" no fresquinho "MeteoViseu", na minha opinião acho que seria uma boa ideia e só iria enriquecer o novo projecto!

No início é provável que o entusiasmo te impeça de determinar até que ponto poderás dar de ti próprio um espaço extra na tua vida de estudante!
Poderás vir a concluir que toda a atenção desejada e que seria repartida pelos 2 projectos não passará de uma ilusão e o resultado poderá ser frustrante porque para que o nível de aceitação de cada projecto seja o desejado, obviamente envolve trabalho e o tempo que lhe dedicarás poderá determinar o grau de sucesso.

Criar um espaço de conteúdos numa matéria tão vasta como a meteorologia é um desafio possível de alcançar desde que se tenha em atenção aspectos fundamentais. A meteorologia está longe de se considerar uma ciência estagnada, as muitas (pequenas ou nem tanto) actualizações ao fim de algum tempo compõem o que se poderia chamar de história que se reinventa; o correcto ordenamento dos conteúdos é também uma das chaves mais importantes com vista a motivar e cativar o visitante; atenção ao uso de conteúdos proprietários, para teres uma noção do que isto significa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_intelectual

Enfim, isto são só mais alguns pontos que te poderão servir de ajuda.

Obrigado desde já a todos.

É claro que o site não está terminado nem o estará assim tão rápido. Eu como bom estudante tenho que ter as minhas horas de estudo e nunca as substituo. Assim, não terei muito tempo para dar aos projectos, é quando não tiver testes no prazo de 1semana e não pode ser muito tempo claro. Por isso é que pedi ajuda...;)

Quanto à junção dos dois projectos, não era muito viável, uma vez que dos 100Mb disponibilizados pelo webnode para a informação do site está a mais de metade no "EnsinarMeteo", com a junção dos dois projectos, o plafond de memória esgotaria e ambos os projectos ficariam com muito pouca informação.

É só essa a razão da não-junção.;)

--------------------
Já agora, para que não haja dúvidas que não é minha intenção fazer de qualquer forma plágio, coloquei um aviso na página inicial. ;)

Só uma coisa, como é que eu consigo pôr as imagens de radar e satélite no site, que se actualizem automaticamente?

Obrigado desde já.

Está disponível no MeteoViseu uma folha (preenchida à mão ainda desta vez), com todos os dados diários possíveis de Janeiro de 2011.

Visitem!!!;)

Caso não entendam alguma coisa, como as abreviaturas ou as observações, mandem uma apitadela...;)

Pedro,

Também sou de Viseu e sou praticante assíduo de BTT, deporto ao ar livre. Como não aprecio nada andar à chuva, ando sempre atento à meteorologia. Saber que vais dar pernas a este projecto meteoViseu, para mim, e para muitos visieenses vai ser fabuloso.

Àparte do meu interesse, desejo-te as maiores felicidades e quero congratular-te pela tua iniciativa. É excelente termos jovens assim como tu.
Obrigado.
Do que precisares da minha parte, dispõe.

Serafim

Agradeço ao André(andres), por ter sido o único a ajudar-me, tem sempre sido uma boa ajuda no que toca ao projectos webnode, devido à sua maior experiência.:thumbsup:

Quero também pedir à alguem da admnistração que me mova este tópico para "Meteorologia Geral".;)

Só agora vi o post :p

De nada, estamos cá é para ajudar :thumbsup:

Só agora vi o post :p

De nada, estamos cá é para ajudar :thumbsup:

Não André, foste de facto espectacular, mais ninguém se deu ao trabalho, (excepto o joseoliveira também) de me ajudar.

Muito obrigado.

Já agora, nova página de fotos da minha visita a Viana do Castelo no passado Sábado. Vejam... ;)