Projecto MeteoViseu

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Bem, olá de novo.

Eu queria guardar isto mais uns tempo, mas criei-o ontem e não consigo deixar de vos noticiar a criação do MeteoViseu.

Aceito opiniões e sugestões, ainda é recém-nascido o site, mas acho que para pouco mais de 1h de trabalho está mais ou menos.

Visitem www.meteoviseu.webnode.pt

E viva Viseu!!!!!
 


PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Sem querer desmoralizar ninguém, mas até haver uma estação meteorológica, ou informações mais interessantes/importantes para o comum do cidadão não vejo a necessidade de se criarem sites "para o inglês ver". Mas isso sou eu atenção. Não é para levar a peito.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Muito "rapidamente visto" também partilho da opinião do Artur.

A nossa ideia de que tudo tem que surgir no sítio automaticamente e na perfeição não é apanágio de ninguém, tudo tem um começo bom ou menos bom, mas o empenho é de elogiar para que a obra nasça!

Dá-lhe gás Pedro, Viseu precisa de destaque no mapa meteorológico... ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia Pedro.

Obviamente que te parabenizo pela criação do MeteoViseu, mas aproveito para te dar alguns modestos conselhos que julgo pertinentes, e faço-o no bom sentido, porque me agrada ver pessoas com espírito de iniciativa.
Se por um lado o teu enorme espírito de iniciativa é bom, por outro pode-te levar a desenvolver demasiados projectos. O tempo e capacidade das pessoas é sempre limitado. Quer se queira quer não por vezes damos demasiado de nós a algo, esquecendo ou não tendo tempo para outras coisas.

Indo ao ponto que me parece essencial. Achas que fará sentido manter um projecto como o ensinarMeteo e o MeteoViseu em separado... Porque não juntas tudo num único projecto. É meramente uma sugestão, mas certamente que seria mais fácil enriquecer apenas um site pessoal e dedicares-te muito mais e de forma mais fácil do que teres informação dispersa.

Assim e como mera sugestão aconselhar-te-ia a teres apenas o MeteoViseu com uma parte didáctica onde terias então um glossário de conceitos meteorológicos. Já agora essa área específica podia ser melhor organizada (Por exemplo conteúdos separados por ordem temática e/ou ordem alfabética.

Já agora mais umas dicas quanto a essa área didáctica:

- Tenta colocar sempre as fontes do texto
- Atenção às traduções dos textos, muitas vezes existem expressões que simplesmente não existem em Português. É melhor colocar na língua nativa certos conceitos, do que colocar traduções que não fazem qualquer sentido.
- Muita atenção aos erros ortográficos e de construção de frases!!. É um aspecto que para um visitante qualquer pode ser determinante... Um pormenor que por si só pode ser suficiente para formatar desde logo a opinião de quem te visita.

Posto isto, resta-me desejar-te bom trabalho. Estas críticas não pretendem ser desmoralizadoras... São apenas sugestões que acho que devem ser tidas em conta quando se desenvolvem projectos deste tipo.

:)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Não fazia parte do tópico, mas já que o vitamos o mencionou, a possível integração do projecto "Ensinar Meteo" no fresquinho "MeteoViseu", na minha opinião acho que seria uma boa ideia e só iria enriquecer o novo projecto!

No início é provável que o entusiasmo te impeça de determinar até que ponto poderás dar de ti próprio um espaço extra na tua vida de estudante!
Poderás vir a concluir que toda a atenção desejada e que seria repartida pelos 2 projectos não passará de uma ilusão e o resultado poderá ser frustrante porque para que o nível de aceitação de cada projecto seja o desejado, obviamente envolve trabalho e o tempo que lhe dedicarás poderá determinar o grau de sucesso.

Criar um espaço de conteúdos numa matéria tão vasta como a meteorologia é um desafio possível de alcançar desde que se tenha em atenção aspectos fundamentais. A meteorologia está longe de se considerar uma ciência estagnada, as muitas (pequenas ou nem tanto) actualizações ao fim de algum tempo compõem o que se poderia chamar de história que se reinventa; o correcto ordenamento dos conteúdos é também uma das chaves mais importantes com vista a motivar e cativar o visitante; atenção ao uso de conteúdos proprietários, para teres uma noção do que isto significa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_intelectual

Enfim, isto são só mais alguns pontos que te poderão servir de ajuda.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Obrigado desde já a todos.

É claro que o site não está terminado nem o estará assim tão rápido. Eu como bom estudante tenho que ter as minhas horas de estudo e nunca as substituo. Assim, não terei muito tempo para dar aos projectos, é quando não tiver testes no prazo de 1semana e não pode ser muito tempo claro. Por isso é que pedi ajuda...;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Quanto à junção dos dois projectos, não era muito viável, uma vez que dos 100Mb disponibilizados pelo webnode para a informação do site está a mais de metade no "EnsinarMeteo", com a junção dos dois projectos, o plafond de memória esgotaria e ambos os projectos ficariam com muito pouca informação.

É só essa a razão da não-junção.;)

--------------------
Já agora, para que não haja dúvidas que não é minha intenção fazer de qualquer forma plágio, coloquei um aviso na página inicial. ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Só uma coisa, como é que eu consigo pôr as imagens de radar e satélite no site, que se actualizem automaticamente?

Obrigado desde já.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Está disponível no MeteoViseu uma folha (preenchida à mão ainda desta vez), com todos os dados diários possíveis de Janeiro de 2011.

Visitem!!!;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Caso não entendam alguma coisa, como as abreviaturas ou as observações, mandem uma apitadela...;)
 

sajmarques

Cirrus
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
1
Local
Viseu
Pedro,

Também sou de Viseu e sou praticante assíduo de BTT, deporto ao ar livre. Como não aprecio nada andar à chuva, ando sempre atento à meteorologia. Saber que vais dar pernas a este projecto meteoViseu, para mim, e para muitos visieenses vai ser fabuloso.

Àparte do meu interesse, desejo-te as maiores felicidades e quero congratular-te pela tua iniciativa. É excelente termos jovens assim como tu.
Obrigado.
Do que precisares da minha parte, dispõe.

Serafim
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Agradeço ao André(andres), por ter sido o único a ajudar-me, tem sempre sido uma boa ajuda no que toca ao projectos webnode, devido à sua maior experiência.:thumbsup:

Quero também pedir à alguem da admnistração que me mova este tópico para "Meteorologia Geral".;)

Só agora vi o post :p

De nada, estamos cá é para ajudar :thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Só agora vi o post :p

De nada, estamos cá é para ajudar :thumbsup:

Não André, foste de facto espectacular, mais ninguém se deu ao trabalho, (excepto o joseoliveira também) de me ajudar.

Muito obrigado.

Já agora, nova página de fotos da minha visita a Viana do Castelo no passado Sábado. Vejam... ;)