Que temperatura tens dentro de casa ?

Nuno Silva

Cirrus
Registo
17 Jun 2023
Mensagens
5
Local
Alcantarilha
Descansa que aqui é igual. Tenho 5 camadas de chão, cortiça incluída. Tenho das melhores janelas triplas de pvc e estou com 27° na sala. No inverno é como tu dizes, até ando de calcao... acho que é mais difícil arrefecer que aquecer uma casa...
Ainda me vem com a treta da certificação energetica!!! Tenho se não me engano B, não a nada como a construção antiga e a bela da lareira de inverno, agora casas contemporaneas com janelas enormes e forradas a esferovite é um engano, já faltou mais para a meter no prego lol
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,181
Local
Belas
Descansa que aqui é igual. Tenho 5 camadas de chão, cortiça incluída. Tenho das melhores janelas triplas de pvc e estou com 27° na sala. No inverno é como tu dizes, até ando de calcao... acho que é mais difícil arrefecer que aquecer uma casa...
Acho que é um problema comum com as casas europeias (do norte/centro). São muito boas para Inverno, obviamente que o aquecimento central ajuda, muito más no Verão (díria que até piores). Ainda por cima a maioria só tem curtinas ou nem as tem, os estores ajudam muito a evitar o efeito de estufa e a climatizar durante o Verão, desde que esteja quase tudo para baixo (e se forem brancos para refletir ainda melhor).

O tipo de chão também é muito importante, nada bate o mármore ou semelhantes. Claro que no Inverno não se pode andar descalço lol.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,926
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Estou com uma espetacular temperatura média em toda a casa de apenas +23,5ºC com 49%Hr.
Era tão bom que fosse assim parecido todo o Verão...
Nos próximos dias lá virei chorar aqui.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,219
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Após ler os vossos comentário surge-me a dúvida, como é que as casas tradicionais alentejanas conseguem ser tão frescas no verão?
Paredes robustas, janelas pequenas.

Um dos "problemas" da arquitetura moderna são as enormes janelas. Se por um lado são sinónimo de muita luz natural, por outro é muita radiação a entrar dentro das habitações.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Hoje está assim por aqui:

1º andar: 26,7ºC
Rés do chão: 22,8ºC
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,926
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Estou com uma espetacular temperatura média em toda a casa de apenas +23,5ºC com 49%Hr.
Era tão bom que fosse assim parecido todo o Verão...
Nos próximos dias lá virei chorar aqui.

E Pronto, começou o calor, e agora mesmo +28ºC de média em casa (50%Hr)...
Está um bafo que nem se pode, o vento lá fora é praticamente nulo...
Nem quero imaginar a temperatura para a semana que vem.