Que temperatura tens dentro de casa ?



Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Boas!
Uma dúvida. Peço desde já desculpa por não ser o tópico mais apropriado.

Hoje andei á procura de um convector para aquecer o quatro e o WC e na RP vi lá um de 2400W da Rowenta que me interessou. No entanto, qual não foi o meu espanto quando o técnico me disse que aqueles aparelhos consomem oxigénio e que não disparam quando os níveis de O2 ficam baixos demais. Ora, eu não sabia que convetores elétricos consomem oxigénio (supostamente). Desiludido que fiquei tentou impingir-me um aquecedor Mica.

Ficou a dúvida. Consome O2 ou não?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado
Mesmo que consuma oxigénio (o que não é o caso porque se não tem chama nao queima nada), terias que ter uma divisão extremamente pequena para deixares de ter oxigénio onde dormes ou tomas banho.. Belo vendedor lol
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas!
Uma dúvida. Peço desde já desculpa por não ser o tópico mais apropriado.

Hoje andei á procura de um convector para aquecer o quatro e o WC e na RP vi lá um de 2400W da Rowenta que me interessou. No entanto, qual não foi o meu espanto quando o técnico me disse que aqueles aparelhos consomem oxigénio e que não disparam quando os níveis de O2 ficam baixos demais. Ora, eu não sabia que convetores elétricos consomem oxigénio (supostamente). Desiludido que fiquei tentou impingir-me um aquecedor Mica.

Ficou a dúvida. Consome O2 ou não?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado

Se é eléctrico, não.

Não queima nada, como é que consome oxigénio?

Mesmo que consuma oxigénio (o que não é o caso porque se não tem chama nao queima nada), terias que ter uma divisão extremamente pequena para deixares de ter oxigénio onde dormes ou tomas banho.. Belo vendedor lol

Bom dia,

O ar aquecido é menos denso em oxigénio do que o ar frio! Assim, numa sala aquecida e não ventilada, a percentagem de CO2 aumentará mais rapidamente.

E isto não tem nada a ver com qualquer combustão.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Boas!
Uma dúvida. Peço desde já desculpa por não ser o tópico mais apropriado.

Hoje andei á procura de um convector para aquecer o quatro e o WC e na RP vi lá um de 2400W da Rowenta que me interessou. No entanto, qual não foi o meu espanto quando o técnico me disse que aqueles aparelhos consomem oxigénio e que não disparam quando os níveis de O2 ficam baixos demais. Ora, eu não sabia que convetores elétricos consomem oxigénio (supostamente). Desiludido que fiquei tentou impingir-me um aquecedor Mica.

Ficou a dúvida. Consome O2 ou não?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado
As resistências não queimam absolutamente nada... Chama-se efeito de Joule!

O oxigénio que rodeia as resistências não arde, aquece... Aliás todo o ar em torno de uma fonte de calor aquece e ganha movimento... Chama-se a isso convecção!

Já alguém morreu com falta de ar, devido a ter o termoventilador ou convector eléctrico ligado, mais depressa pode ter um sobreaquecimento do aparelho que possa originar um incêndio do que propriamente faltar oxigénio na divisão aquecida, uso termoventilador para aquecer o quarto antes de ir para a cama, ali 30 minutos e fica tudo quentinho e ainda não morri por falta de oxigénio e faço isso há mais de 20 anos.

Agora, se for um aquecedor a gás, esse consome oxigénio e se não tiver um bom funcionamento, podes tombar e nem dás por isso.

Isso é um mito urbano, que as resistências consomem oxigénio,

Se assim fosse, as antigas lâmpadas incandescentes, aquilo queimava oxigénio à brava, com as altas temperaturas que as mesmas atingiam já tinham morrido todos por falta de O2 em casa, eu até já ouvi que as televisões consomem oxigénio. :D

Um conselho: um convector eléctrico ou um termoventilador são os aparelhos mais eficazes para aquecer uma divisão da casa em menos tempo.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
795
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Aqui no meu quarto adaptado para "escritório" marca 18.5º sem nada para aquecer, na sala com um pequeno aquecedor da Leroy Merlin de 900W só com 450W a trabalhar a temperatura está nos 21º ) é a divisão mais fria da casa. A sala é pequena (9m2).
Na Marquise com o sol a bater de chapa à tarde, parece uma estufa, ontem chegou aos 30º
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boas!
Uma dúvida. Peço desde já desculpa por não ser o tópico mais apropriado.

Hoje andei á procura de um convector para aquecer o quatro e o WC e na RP vi lá um de 2400W da Rowenta que me interessou. No entanto, qual não foi o meu espanto quando o técnico me disse que aqueles aparelhos consomem oxigénio e que não disparam quando os níveis de O2 ficam baixos demais. Ora, eu não sabia que convetores elétricos consomem oxigénio (supostamente). Desiludido que fiquei tentou impingir-me um aquecedor Mica.

Ficou a dúvida. Consome O2 ou não?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado
Edit: lá optei por comprar um aquecedor a mica. Não conhecia esta tecnologia mas a verdade é que me tem surpreendido. Aquece bem depressa na potência máxima e com as duas resistências (deixo a temperatura chegar aos 19/20°C) e depois reduzo para metade da potência (até ao "click") e deixo só uma resistência ligada. De facto, com a porta do quarto fechada a temperatura mantém-se praticamente constante, mas se me esquecer dela aberta é óbvio que a temperatura começa logo a descer. Mas voltando a fechar a porta, a temperatura recupera. Muito bom!

Por segurança desligo sempre antes de ir dormir. E como tal é óbvio que a temperatura começa logo a descer a pique. Já o pensei deixar ligado no mínimo durante a noite apenas para ir mantendo a temperatura e assim de manhã ao acordar não ter aquele frio do Ártico :lol:a bater-me na pele. Acham que é seguro?

Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas.

Ainda estamos na primeira quinzena de Maio e já sofro com temperaturas "extremas" em casa...
divisão menos quente +24ºC, divisão mais quente +26ºC. :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
23,9ºC estáveis praticamente todo o dia, mercê de uma marquise interposta com o exterior e um rigoroso abre e fecha da fresta das janelas (fechada às horas de maior calor exterior, abrindo o suficiente à noite). Há que contar também com o aquecimento devido ao computador, drives, televisão.

Durante o "Inverno" nunca desceu dos 19ºC. Este ano não se acendeu a lareira.
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
24º por agora..

Já agora aproveito para perguntar.. Estou a pensar colocar um ar condicionado portátil no quarto mas não tenho saída para o tubo.. Estava a pensar comprar algo deste tipo para vedar a janela (basculante). O que aconselham? Têm algum tipo de feedback? Outra alternativa?

614IJG4EIcL._AC_SL1500_.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
24º por agora..

Já agora aproveito para perguntar.. Estou a pensar colocar um ar condicionado portátil no quarto mas não tenho saída para o tubo.. Estava a pensar comprar algo deste tipo para vedar a janela (basculante). O que aconselham? Têm algum tipo de feedback? Outra alternativa?

Ver anexo 1559
Esse sistema implica sempre alguma entrada de calor exterior, não isola tanto como a janela fechada. Necessita também de um travão para a janela, por causa do vento abrir ou fechar a janela, danificando o dispositivo (acho que não vem incluído).
Tendo em conta o preço, seguramente muito inferior ao custo de cortar uma abertura no vidro ou parede, funcionará sem grande perda de rendimento. Em tempos fiz eu próprio uma instalação com fabrico caseiro semelhante a isto.

EDIT: como a janela é basculante, é preferível usar o dispositivo nessa posição, se o tubo for suficientemente longo (saída na parte superior da janela).
 
Última edição:

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Esse sistema implica sempre alguma entrada de calor exterior, não isola tanto como a janela fechada. Necessita também de um travão para a janela, por causa do vento abrir ou fechar a janela, danificando o dispositivo (acho que não vem incluído).
Tendo em conta o preço, seguramente muito inferior ao custo de cortar uma abertura no vidro ou parede, funcionará sem grande perda de rendimento. Em tempos fiz eu próprio uma instalação com fabrico caseiro semelhante a isto.

EDIT: como a janela é basculante, é preferível usar o dispositivo nessa posição, se o tubo for suficientemente longo (saída na parte superior da janela).
Obrigado! Realmente fazer um furo no vidro não é opção pois é duplo e perderia o gás, logo, o isolamento acústico/térmico. Não sei que outras opções há mas só tenho visto esta.. Acho que vou mandar vir o kit da Amazon e experimentar com um AC emprestado.. Mais cedo ou mais tarde vou precisar disto pois a temperatura já é elevada e ainda vamos em Maio..
 
  • Gosto
Reactions: StormRic