No caso só tenho suspeitas. E quando há
fumo geralmente há fogo 
Nos EUA há constantes tentativas dos Republicanos de excluir as minorias para assegurar vitórias. Lá as leis eleitorais são muito diversificadas (há locais é preciso um documento com foto, outros não...). Um exemplo recente...
A democracia deles é tão ou mais corrupta que as europeias. Isto para quem quer ver. Votações eletrónicas não são melhores que as de papel. Bem pelo contrário.
A existência de apenas 2 grandes partidos polariza ainda mais a população. Infelizmente é conveniente para os partidos. Não há novidade e caras novas. Sai tudo da máquina do partido. Lá a taxa de aprovação do Congresso rondava os +-
17%. Mas como referes, a democracia lá é muito à frente.
Se não concordas com algumas coisas que defendo aborda-as diretamente. Não as distorças e as generalizes catalogando-me como um anti-capitalista e anti-milionário primário (não sou fã da piada porque pode-se tornar a narrativa vigente e ela é falsa). Os diferentes assuntos devem continuar diferentes. Novamente, tento fundamentar todo aquilo que defendo. Agradeço que façam o mesmo quando discordarem de mim

Até dou-me ao trabalho de publicar estatísticas.
Quando ao financiamento por capitalistas e milionários, e vendo a lista de quem doa dinheiro, acho que a escolha é mesmo só cosmética nos EUA. As campanhas eleitorais são gigantescas campanhas de polarização e de lavagem cerebral. A corrupção grosseira de um partido é disfarçada culpando a corrupção ainda mais grosseira do outro partido. Nada melhora. Só degenera. Os Trumps não caem do céu.
Decerto acreditas que os ricos dão dinheiro e não pedem nada (explicita e implicitamente) em retorno. Podemos sempre adotar esse modelo em Portugal. Mas não se admirem se os partidos ficarem (ainda mais?; é uma suspeição) corruptos.