Seca 2011/2012

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Snifa 25 Jan 2012 às 09:28.

  1. raposo_744

    raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Out 2008
    Mensagens:
    410
    Local:
    venda nova ( Amadora )
    Também começo a temer esse cenário.
    Cada vez mais esses fenómenos severos são mais frequentes
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Iceberg

    Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2006
    Mensagens:
    751
    Local:
    Braga
    Persistência de tempo frio e seco em Portugal continental
    2012-02-15
    (IM)

    O estado do tempo no território do continente tem vindo a ser influenciado, desde o início de fevereiro, por sistemas de altas pressões que transportam na sua circulação ar frio e seco, com trajeto continental.

    Esta situação provocou uma diminuição dos valores da temperatura observada, com particular relevância na mínima. Deste modo, Portugal continental tem vindo a registar desde o início do mês de fevereiro uma persistência de tempo frio e seco, com temperaturas mínimas nalguns locais com valores negativos, nomeadamente nas regiões do interior do território do continente, salientando-se os valores mais baixos registados: -10.2ºC em Miranda do Douro no dia 4 de fevereiro e em Carrazeda de Ansiães -9.5ºC, Bragança -9.0ºC, Penhas Douradas -8.3ºC, Mirandela -7.3ºC, Sabugal, Chaves e Montalegre -7.0ºC e Arouca -6.0ªC, no dia 3 de fevereiro. Não foram, no entanto, ultrapassados os menores valores históricos observados nestas localidades, ficando mesmo bastante aquém do menor valor observado no continente em fevereiro de 1954, -16.0ºC nas Penhas da Saúde.

    Por outro lado, observaram-se nos primeiros 45 dias do ano valores pouco significativos de precipitação (>=1mm), tendo mesmo ocorrido 31 dias sem precipitação. Este valor encontra-se muito próximo do registado no mesmo período da última seca meteorológica do ano de 2005, em que foram observados 29 dias seguidos sem precipitação. Para o mesmo período a quantidade média de precipitação acumulada em 2005 e em 2012 foi, respetivamente, de 10.4mm e 22.4mm.

    De acordo com o centro de previsão do IM, prevê-se para os próximos dias, em particular até dia 23, a manutenção de tempo frio e seco, sem ocorrência de precipitação significativa. No entanto, existe uma tendência para o enfraquecimento do anticiclone e uma mudança da direção do vento para oeste a partir de dia 21, com previsão de subida da temperatura mínima e aumento da nebulosidade.

    A ausência de precipitação significativa até dia 23 deverá agravar a situação de seca meteorológica que hoje, 15 de Fevereiro, coloca ¾ do continente nos níveis mais elevados de severidade, com 5% do território em seca extrema, 70% em seca severa e 25% em seca fraca.

    Esta situação está consistente com a informação anteriormente divulgada pelo IM como o cenário mais provável para a evolução da seca meteorológica no mês de fevereiro, baseado nas previsões mensais e sazonais do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo (ECMWF). No final do mês será apresentado novo cenário provável para a evolução mensal da situação de seca, suportado na mesma fonte de informação, ainda que as previsões mensais e sazonais para Portugal continental devam ser sempre encaradas com a devida reserva, em resultado das limitações atuais do conhecimento científico aplicado nos modelos de previsão para o médio-prazo, particularmente nas latitudes onde se situa o território continental português.

    Fonte: IM
     
  3. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,694
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Complementando a noticia que o Iceberg publicou, com o mapa e a tabela que aparecem no pdf anexo a esse texto:

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,563
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Além de nós e da Espanha, a França também vai voltar a ter problemas nas centrais nucleares.

    Os caudais mínimos medidos no decurso do mês de dezembro foram bastante inferiores aos valores normais. Com efeito, a seca manteve-se sobre uma grande parte do país, à excepção da parte mediterranica graças aos primeiros dias do mês de dezembro. 40% dos caudais medidos em dezembro correspondem a valores menores do que a média dos valores mínimos possíveis de obter num ano seco.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Miguel96

    Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Fev 2011
    Mensagens:
    2,874
    Local:
    Cidade de Espinho (alt:450mts)
    Esta seca que Portugal está a enfrentar, eu ontem decidi fazer uma viagem ás Termas de São Pedro do Sul e verifiquei que está a ocorrer muitas derrocadas de montes naquela zona devido á falta de chuva que se faz sentir actualmente.
    Essa zona fica situada nas traseiras do Grande Hotel Lisboa, situada na Rua Principal nas Termas de São Pedro do Sul.

    Eu quero avisar ás pessoas dessa zona para alertar que tem ocorrido várias derrocadas nesse monte e tenho receio que vai ocorrer uma nova derrocada, devido á falta de chuva que se faz sentir.
    Essa parte do monte situada nas traseiras do Grande Hotel Lisboa é constituido essencialmente por rochas sedimentares detriticas consolidadas, o arenito, que é uma rocha de fácil desmoronamento e que pode mesmo desmoronar-se sem qualquer aviso prévio.

    Contudo era para avisar os Geológos para irem a essa zona que indiquei anteriormente, pois eu tenho um percentimento que quando aquela parte cair, como anteriormente ja se tem verificado, pode causar danos incriveis e ate mesmo pinheiros cairem. Pois o monte é constituido em grande parte por pinheiros e com uma zona frágil constituida por rochas sedimentares detriticas consolidadas, o arenito.

    Eu estou a prevenir se alguma coisa correr mal a culpa é vossa, porque não arranjaram um plano para prevenir essa zona.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,261
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Produtores exigem subida imediata do preço do leite

    Publicado às 12.42

    A Associação dos Produtores de Leite de Portugal exigiu, esta segunda-feira, um aumento "imediato" dos preços para fazer face à subida dos custos de produção resultante dos efeitos da seca.
    A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) sublinha, num comunicado, que as pastagens já estão a faltar devido à seca que afecta três quartos do território nacional, lembrando que a alternativa para alimentar os animais será a importação de palha e o aumento do consumo de rações, que irão agravar os custo de produção do litro de leite.

    "Face a esta situação, além de reforçarmos outros apelos que já foram dirigidos ao Governo para que pondere medidas de apoio a nível nacional e comunitário, cremos que a resposta mais justa, rápida e eficaz pode e deve vir da indústria e da distribuição, através do aumento imediato do preço ao produtor para fazer face a estes aumentos do custo de produção", refere a APROLEP.

    Os produtores de leite assinalam, ainda, a "difícil situação económica em que se encontram" devido ao facto dos preços estarem abaixo da média comunitária e acrescentam que "o governo e todos os partidos com representação parlamentar não podem ignorar esta situação".

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2315580
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,555
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    no acuweather da chuva para a primeira semana de Março será desta
     
  8. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    876
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    A esta distância temporal são apenas previsões automáticas baseadas nos modelos. Logo, valem tanto como as cartas dos modelos a 200h, muito pouco.

    Começa a ser bastante provável Fevereiro terminar a zeros em bastantes locais do país. Pergunto-me a última vez que terá acontecido, se é que aconteceu desde que há registos...
     
  9. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,082
    Local:
    loule-caldeirao
    A juntar a isso há a questão do nº máximo de dias com precipitação (<=1mm) durante o Inverno que penso também ser histórico em muitos locais do País.
    Por exemplo aqui no Sul hoje será o 36º dia consecutivo sem precipitação ou inferior a 1mm. Acho que será um recorde!
     
  10. Bergidum

    Bergidum
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2009
    Mensagens:
    118
    Local:
    Comarca del Bierzo. León. España.
    Ontem, na TVE decían que em locais do sul da Cataluña (NE Espanha) ja rebasaban os 90 días sem precipitación...:sad:
     
  11. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,082
    Local:
    loule-caldeirao
    Aqui no sul de Portugal o que salvou foi um episódio de precipitação em Janeiro que rendeu em média 15mm. Desde dia 20 e poucos de Novembro até à presente data só tivemos um episódio de precipitação relevante. A situação está complicada em grande parte da Península Ibérica!
     
  12. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,555
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    e começão a aparecer os incêndios pouco comuns nesta altura, pelos lados de Viseu já se deram bastantes
     
  13. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,082
    Local:
    loule-caldeirao
    Não há um consenso no modelos, é um constante avança e recua no que toca à precipitação que é vista sempre no 2º painel. Se numa run abre-se a hipótese de uma ou outra depressão chegar à Península na run a seguir tudo desaparece.
    É o caso de agora em que após uma boa saída do GFS ontem, hoje na nova saída das 18h tudo se esfumou.
    Escrevo aqui neste tópico porque isto tem sido o dia-à-dia com que a natureza nos brindou este Inverno. Cenário de Seca?...a ver vamos o que nos reservam os modelos durante o resto desta semana.
     
  14. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,555
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    os administradores do fórum podiam lançar uma lotaria, que seria qual o dia em que vai chover já fizeram para as mínimas de 4 e 5 deste mês, a verdade é que gosto do sol mas não fazia mal pelo menos uma semana de chuvinha
     

Partilhar esta Página