Seca 2011/2012

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Snifa 25 Jan 2012 às 09:28.

  1. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Não sei.. É um pouco subjetivo culpar o clima, do fenómeno dos incêndios em 2003 (em especial). Todos os anos são encontrados novos incendiarios, que apenas devem apresentar-se às autoridades na época estival, o que não resolve nada. O ordenamento do território perante uma população envelhecida também não resolve nada!

    Na verdade este ano, caso os meios de combate aos incêndios sejam os mesmos do ano passado, deverá ser mais fácil combater os ditos incêndios, pois há menos massa combustível a arder, pois o coberto vegetal tem crescido menos graças à seca. Mas é apenas a minha teoria.. Haverá mais incêndios (depressão, crise..), mas mais lentos (menos combustível), mais fáceis de combater com os meios disponíveis.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,245
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,595
    Local:
    Olhão (24 m)
    Está aí a prova, que este ano a seca ainda é bem mais grave do que em 2004/2005. Minha previsão é para o agravamento só por milagre a seca irá diminuir até ao Verão e podemos chegar aos 100% de seca extrema em Portugal e não está assim tão longe de acontecer, no final do Verão andará à volta disso. Estou a ser o mais pessimista mas no fundo estou a ser o mais realista.

    Curioso, no dia 1 de Março de 2005 também choveu como está a chover hoje. Coincidências demais em anos extremamente secos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Volume de água desceu em 11 bacias hidrográficas
     
  5. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Para mim, o nível das albufeiras não deveria ser indicador de seca.. O que conta para mim é o nível de humidade do solo, tendo em conta as especificidades dos solos e a evapotranspiração local! Mais importante que o nível das albufeiras é talvez o nível freatico dos solos, até porque o nível de muitas albufeiras nossas depende em muito do caudal de água que os nossos vizinhos libertam para nós, de acordo com a legislação internacional.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    .. Digo isto porque na notícia, refere-se que uma das albufeiras até aumentou de nível, o que é muito estranho.. Pois se não entrou água de cima, certamente é porque entrou de fora do país! Não há menos seca por entrar mais água na albufeira, não sendo de chuva! Certo?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Máximo dos máximos seria água das estações de tratamento.
     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Mas essa distinção existe há muitos anos. A tal diferença que existe entre seca meteorológica e hidrológica. Embora a primeira não seja propriamente virada para a humidade no solo, reflecte muito mais o stress agrícola, do que o o outro índice das barragens, mais social, falta de água para abastecimento por exemplo, e nesse aspecto este ano estamos a ser melhor geridos.
    Quanto ao aumento de uma albufeira, deve ser sido engano, ou mal explicado, talvez um aumento proporcional em relação ao ano passado.
     
  9. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,325
    Local:
    Oeiras / Portel
    Subiu no Mondego, eventualmente degelo na Serra da Estrela. Não podemos deixar de considerar que há sempre um escoamento de base resultante das águas subterrâneas, que armazenam água durante bastante tempo e alimentam os rios, mesmo em cenários bastante secos.
     
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    Bom....já se fala muito aqui em cenários de 2005 e coisas do genero...bem..o padrão das teleconexões neste momento é muito diferente do padrão que tinhamos em 04/05.

    Tendo em conta o periodo de retorno calculado e o estado da Atmosfera..acho muito improvavel que venha a acontecer uma seca de tal gravidade e duração.

    O padrão deste Inverno está a demorar a acabar...já se nota uma tendencia menor para situações duradouras de Bloqueio na Europa, e uma tendencia menor para fluxos zonais estaveis nas altas latitudes.

    Eu sei que desde o inicio de Fevereiro que tenho dito que havia sinais, até apontei datas, e sei que falhei, mas não é facil adivinhar neste momento como a Atmosfera vai reagir...até os modelos andam ás aranhas...mas temos de ver que há sinais, e a minha previsão aponta para que neste mês, com o inicio da transição de circulação de Inverno para a de Verão, vamos começar a ver algumas perturbações a chegar.

    Acho que especialmente a partir de dia 10/15 poderemos começar a ver um padrão REALMENTE mais favoravel e finalmente diferente...

    Bom, entretanto estive a analisar masi teleconexões e a pesquisar mais na net para encontrar outras ideias de mais pessoas e meteorologistas...e parece que este ano vai ser bastante dinamico...interessante no minimo..

    Quanto ao ENSO espera-nos um padrão bastante variado, que vai ter efeitos concerteza no comportamento da Atmosfera ( no sentido de torna-la mais imprevisivel e dificil de modelar).

    ENSO:

    Mar, Abr, Mai, Jun-> Tendencia para La niña a evoluir para neutra ( Western based la niña).

    Jul, Ago, Set, Out-> Tendencia para El niño fraco, a evoluir para neutro, mais forte nas regiões 2 e 3.



    PDO:

    Tende a manter-se negativo até ao Outono pelo menos.

    AMO:

    Tendencia para Positiva na Primavera, e neutra a partir do meio do Verão até ao Outono.

    Este complexo cenário previsto normalmente é associado a anos muito variaveis, dinamicos, dificieis de prever mas raramente a bloquear para um cenario de seca permanente ou chuva permanente.

    Não acho que este ano venha a acabar muito seco...o Inverno foi mau, mas há hipoteses para as coisas se atenuarem .

    RESUMO

    No global, fazendo uma analise até Outubro de 2012, ( e sim, sei que é um grande arriscar fazer isto, ainda por cima já tendo dito que é um ano particularmente dificil este), acho que:


    Primavera ( Mar-Mai):
    Prec proxima á média, temperatura dentro da média.
    NAO+, fluxo aos 500hpa de W.


    Verão ( Jun-Ago):

    Prec abaixo da média ( especialmente a partir de Julho), temperatura acima da média.
    NAO+ a neutra, dorsal atlantica bipartirda, fluxo WSW aos 500hpa.
    Alguns possiveis episodios de cut-off.


    Inicio Outono ( Set-Out):

    Temperatura acima da média especialmente em setembro , e precipitação dentro da media especialmente em Outubro.
    NAO neutra, circulação aos 500hpa mais bloqueada no Atlantico e no extremo leste e nordeste da Europa.

    Os meses com tendencia a revelar-se mais secos ,face ao normal, no periodo de analise são Julho, Agosto e Setembro, com os restantes meses a revelar tendencias para precipitação proxima ao normal, ou ligeiramente acima.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    O Stormy rebobinou a cassete do inicio de fevereiro .....
    Stormy como querias que os modelos dessem precipitação abaixo da média para o periodo final da Primavera quando em muitos sitios a precipitação já é quase próximo do zero, logo não pode ser inferior.
    Por exemplo no interior espanhol as previsões todos os anos apontam para precipitação superior ao normal.
    Relativamente a modelos no que toca á precipitação apenas me consentro em verificar a presença ou não de precipitação junto ao litoral.

    Isto para concluir que tal como em 2005 espero um ano em tudo idêntico a esse ano .... isso inclui uma Abril e Maio algo chuvoso mais no interior, com o Norte e litoral a ficar a ver navios. E depois uma precipitação acima do Normal lá mais para o final de Outubro ou Novembro !!


    Eu ao contrário de ti ... que sempre disseste que o cenário das teleconexões era muito diferente do de 2004-2005, sempre acreditei que fosse idêntico do mesmo modo que acredito que os próximos meses serão em tudo idênticos a 2004-2005 !!
     
  12. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,079
    Local:
    loule-caldeirao
    Pois esperemos que chova já este mês e em Abril/Maio e falo de chuva generalizada e não apenas das típicas trovoadas.
    Pelo que noto pela minha observação da paisagem esta seca está mais gravosa que a de 2005 embora estejamos muito mais confortáveis em termos de recursos hídricos.
    Cada dia que passa isto torna-se avassalador! Não existe quase nenhuma humidade nos solos e se continuar sem chover e as temperaturas subirem como é que a vegetação reagirá? Se pensar-mos em árvores de folha caduca que costumam rebentar vigorosamente nesta altura, como será que rebentarão este ano face a esta seca? As videiras igualmente, e depois temos as oliveiras alfarrobeiras, que embora ainda se mantenham verdes nesta altura não conseguirão acumular reservas para o Verão.
    Pela frente temos ao que tudo indica mais 2 semanas de secura pela frente e subida das temperaturas.
    Esquecendo previsões de modelos e afins este mês terá mesmo que chover dê por onde der! Nem quero pensar nas consequências de um mês de Março igual ao de Fevereiro passado ou com uma média abaixo de uns 10mm.
     
  13. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Eu com as oliveiras e as alfarrobeiras não me preocupava, são árvores típicas de clima mediterrânico. As oliveiras nunca se regam, e as alfarrobeiras resistem bem à seca (até se dão no limite do alcatrão das estradas).

    Agora com o resto das culturas arboricolas é diferente.. Enfim, com tanta insolação, vão rebentar antes do tempo, e se estiverem em stress hídrico na floração é normal que caia (peque) bastante flor, com consequências na produção.

    Falando de cereja, o importante é que na semana da floração haja algum frio, e que depois da flor vingar, e o fruto engroçar não haja aguaceiros! Na verdade, quanto mais cedo (e não depende só da variedade, mas também das condições climáticas), em relação ao resto da europa, mais cara será! A alemanha tem cereja, assim como a frança, itália e espanha. Sendo um produto apetecivel na época, quanto mais cedo estiver no mercado, tanto melhor para os produtores. Isto, apesar de que pessoalmente preferir a cereja de Junho, apesar de que nessa altura já estar farto de cereja da covilhã, fundão, proença-a-nova e alfândega da fé!! Desculpem esta divagação.. :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,595
    Local:
    Olhão (24 m)
    Esta informação foi actualizada hoje e não há nenhuns sinais para que Março seja diferente dos outros meses anteriores.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,079
    Local:
    loule-caldeirao
    É verdade que as oliveiras e alfarrobeiras aguentam muito mas já vi muitas perderem folhas na sequência de secas prolongadas e tou a falar numa Primavera/Verão, de Abril em diante, que costuma ser a situação mais comum, agora Inverno/Primavera/Verão, e com um cenário mais gravoso que 2005, essa é que é a questão? Pessoalmente não acredito assim num cenário tão seco mas já não digo nada...
    Já agora a titulo de curiosidade...são as alfarrobas Algarvias que estão a aguentar muito do gado por esse país fora. Os armazéns de alfarroba não tem tido mãos a medir .
     

Partilhar esta Página