Seca 2011/2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Sol e mais calor até 3 de Março

O Instituto de Meteorologia prevê Sol e um pequeno aumento da temperatura mínima até 3 de Março, sem qualquer indício de chuva naquele que é um dos invernos mais secos dos últimos anos.
«Até 3 de Março, as previsões são de tempo frio e seco. O frio é mais de noite. De dia as máximas vão estar entre os 18 e os 20 graus», disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

A meteorologista acrescentou que «até lá, é sempre tempo seco, com poucas nuvens e com acentuado arrefecimento nocturno».

«Mas, há uma tendência para uma pequena subida da temperatura mínima no sábado», sublinhou.

Por seu turno, contactada pela Lusa, a directora do Borda d’Água, Célia Cadete, consultou o almanaque e revelou que este inverno vai ser «muito seco, frio e prolongado».

Segundo o Borda d’Água, o tempo vai estar «encoberto, muito nublado, frio e instável» até Abril e só a 21 desse mês é que está previsto «água, frio e vento».

«No fim de Abril vai estar sol, mas a 6 de Maio é esperado vento e trovões», disse Célia Cadete.

O Borda d’Água diz ainda que este inverno vai ser «áspero» e o verão «muito quente».

«Não vem muita chuva este ano, nem mesmo no inverno. Só em Dezembro é que começa a chover», indicou a directora do Borda d’Água.

Fonte: Lusa/SOL


Nada melhor que as previsões do Borda d'Água. Para Dezembro está bom, nada mau. Eu também espero que chova lá para Setembro, para Dezembro é só mais 3 meses. :D :rolleyes:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
[ame="http://youtu.be/EMNGexX4ag0"]http://youtu.be/EMNGexX4ag0[/ame]



[ame="http://youtu.be/C3onFBHDCaA"]http://youtu.be/C3onFBHDCaA[/ame]
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
[ame="http://youtu.be/P4cAYfXDk5I"]http://youtu.be/P4cAYfXDk5I[/ame]
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Instituto da Água garante que não há seca hidrológica em Portugal

O Instituto Nacional da Água (INAG) garante que o país não está em seca hidrológica. Apesar da falta de chuva, a quantidade de água armazenada desde há dois anos é suficiente, não estando em causa os níveis de armazenamento.
“De maneira nenhuma [existe seca]”, assegura Rui Rodrigues, do INAG, em declarações à Renascença.
“No que tem a ver com os armazenamentos, estamos em condições ligeiramente abaixo da média, derivado de ultimamente não haver essa chuva, mas temos armazenamento que é resultante das precipitações ocorridas muito para trás deste início de Inverno e Outono secos”, explica.
O especialista afirma que “as chuvas do ano passado e de há dois anos que fizeram a reposição dos níveis de armazenamento ligeiramente médios”.
Rui Rodrigues ressalva que não quer dizer que “não possa haver [seca] mais tarde ao longo do ano” e diz que “se chover pouco, como está a chover, [pode haver] casos pontuais justamente para pequenos aproveitamentos para pequenas barragens”.
O essencial, diz Rui Rodrigues, é que “a nível dos grandes perímetros de rega, dos grandes abastecimentos urbanos, tudo isso está acautelado não só para este ano como também para o próximo.”

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=50141

albufeirasjan2012.jpg


http://snirh.inag.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se a sul e centro vejo isso como garantido .... olhando aos armazenamentos a Norte vejo problemas de armazenamento já a partir de Maio deste ano !!
Claro se a tendência se mantiver .....

Para mim o facto de chover zero ou 20 mm a nivel meteorológico é insignificante mas a nivel agricola e hidrológico faz toda diferença .....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quer na maior parte de Espanha quer na maior parte de Portugal choveu nos ultimos 3 meses cerca de 10 a 20% do valor normal para esta altura do ano !!
Digamos que na maior parte dos casos a precipitação registada anda entre os 10 e os 20 mm !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
29 milhões de euros para combater seca
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou hoje que vão ser disponibilizados 29 milhões de euros para projectos de regadio, em várias zonas do país, para minimizar a exposição à seca, e admitiu que há «situações delicadas».

No final do mês de Fevereiro, a seca atingia 75 por cento do território nacional, apesar das albufeiras manterem níveis semelhantes aos anos anteriores, com água armazenada a cerca de dois terços da sua capacidade.

Numa visita ao Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas (SISAB), a ministra Assunção Cristas, adiantou que o relatório da ‘task force’ que está a acompanhar a situação vai estar pronto durante esta semana e que o Governo está «a sinalizar», junto da União Europeia, medidas de flexibilização administrativa.

«São situações que estamos a avaliar também em conjunto com as associações [de agricultores] para perceber onde temos margem quer do ponto de vista comunitário, quer internamente, para podermos ajudar, nesta fase e se as situações se vierem a agudizar», afirmou.

«Estamos a fazer um trabalho de acompanhamento, quer do lado dos prejuízos actuais e expectáveis, caso a situação continue, quer do lado das medidas que podemos accionar», declarou aos jornalistas.

Assunção Cristas sublinhou que «um dos grandes desafios da agricultura é o regadio», que o Governo quer desenvolver, e anunciou que «vão ser libertados 29 milhões de euros para projectos na área do regadio, em várias zonas do país, para que não fiquemos tão expostos à situação de seca».

Os prejuízos ainda não estão calculados, mas a ministra admite que há «situações delicadas», sobretudo na área dos pastos e produção animal, mas que podem também estar em causa algumas culturas de inverno se continuar sem chover.

Assunção Cristas adiantou ainda que está a trabalhar em conjunto com o seu colega da Administração Interna, para avaliar a situação relativamente aos incêndios e «ver o que é importante accionar» nesta altura.

«Há características específicas para várias fases relacionadas com o risco de seca e, neste momento, podemos estar já com estas características», considerou.

Lusa/SOL
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Spiritmind/Meteocovilha fez este comparativo interessante no fb que dispensa comentários aqui ao fórum.

422042_339796682728334_101779189863419_931543_106947232_n.jpg





Em 2005 a NASA fez um comparativo idêntico sobre a seca em Portugal, também em Fevereiro, bastante semelhante.

portugal_amo_13feb05.jpg


Portugal is suffering from its worst drought in decades. Livestock and other agricultural losses have been devastating. In many parts of the country, January 2005 was the driest January in more than 100 years. The dramatic impact of the drought is clear from this pair of images. The green of Portugal forests and fields that was apparent in an image captured on February 11, 2004, was missing from an image captured on February 13, 2005.

In 2005, the landscape appears dull olive and brown as the country vegetation withers in the face of the drought. The dry winter has increased concern about the summer fire season in the country, which may have lost as much as 10 percent of its forests during a terrible fire season in 2003. These images were captured by the Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) on NASA Aqua satellite.

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=14717