Seca 2011/2012

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
re: Seca em Portugal 2011/2012

Honestamente o que acho de mais anormal neste estado meteorologico é a intensidade do anticiclone. Ao nível de 88-89.
 
De acordo com o IM entraremos em seca extrema no litoral norte e litoral do sotavento algarvio se não chover em Fevereiro, cenário altamente provável de acordo com a previsão sazonal ....
Para Março/Abril/Maio aponta para valores inferiores ao normal em especial a norte enquanto mais a sul não haja sinal ....

A nivel de agricultura o cenário pode ser preocupante senão chover pois existem muitos agricultores que fazem a sua agricultura no Inverno e sem chuva não nasce nada .....

A nivel de barragens nota-se uma subida do caudal nas barragens do Sudoeste de Portugal (vanha-se lá saber porquê :huh:) no final de Janeiro, e uma diminuição nas do norte !!

No Norte essencialmente vejo isso com preocupação dado que apesar de não ser alarmoso em alguns casos os niveis já estão abaixo dos 50% nesta altura e se não chover na Primavera descerão para niveis provavelmente abaixo dos 30% !!

ATENÇÃO: Os niveis das barragens vão começar a descer a pique .....
 
Quem diria que o litoral Norte seria das primeiras regiões a entrar em situação de seca extrema, muito por culpa também de ser uma região tradicionalmente chuvosa e daí a ausência de precipitação rapidamente se traduzir em situações de seca.

Já disse isto noutro tópico, mas volto a repetir neste, parece-me que depois da épica onda de calor de 2003, esta seca de 2012 também será histórica.

Eternos anticiclones a ocidente da Iberia assim o indicam ...
 
Quanto a isto li uma noticia bastante elucidativa no dn e que diz que estamos habituados a dois anos em que choveu mais do que o normal 600mm e que é uma situação normal, o problema é se fevereiro e abril não chover o que se espera em abril aguas. quanto ao facto de ser o norte o mais atingido também é natural já que costuma receber precipitação das varias superfícies frontais que veem do atlântico e que estão a ser bloqueadas pelo aa dos açores que tem estado mais a norte e leste que seria normal para o inverno.
ps. mas espera-se chuva para domingo

:huh::huh::huh::huh::huh:

Que português tão confuso ... não percebi nada !!
 
admito erros erros de pontuação, por isso ja fiz questão de eliminar o post.
se fosse escrito por Saramago ganhava o prémio nobel
Quando assim for o melhor é mesmo corrigir o post e não eliminar.;)


Estamos a colocar de facto a seca em cima da mesa. Mais no litoral norte atendendo ao histórico da região.
O provável é que os mais afetados sejam aqueles que tem poços em locais mais altos. É normal haver poços secos nestas zonas, principalmente quando estamos no pico do verão: finais de julho, mês de agosto e início de setembro.
Este ano os problemas com estes poços vão começar mais cedo: em maio já é de esperar que alguns sequem e que as minas comecem a ver reduzir o seu caudal bem cedo.
Não é uma catástrofe, é antes uma contingência meteorológica.
O que falta, decerto, é termos meia dúzia de anos sucessivos de precipitação acima da média para que o stress hídrico seja atenuado, mas também que a estação da primavera nos traga água como seria de esperar - ultimamente temos estações primaveris quentes e secas, e é nesta altura que as plantas mais precisam da água.
 
seca.jpg



O Litoral Norte, como região chuvosa que é, já se encontra em Seca Severa.
Cerca de 11% do território já em Seca Severa, que se deverá agravar e estender a outras regiões no fim de Fevereiro, se não chover em condições...


http://www.meteo.pt/pt/destaques/obs.secas_destaque/index.jsp
 
Já se começam a evidenciar sinais de seca severa a extrema por aqui! Seria interessante colocar algumas fotos. Se conseguir postarei algumas.
Para as próximas 2 semanas não há sinal de chuva. Isto tá desolador.
Para mim a situação como está já a acho terrível! Já só temos 2/3 meses para no máximo amenizar as coisas.
 
Isto da maneira que está, nos modelos ou é 8 ou é 80, eu não ficava nada admirado se lá mais para a frente levássemos num dia ou dois com toda a chuva que devia de ter caído até agora...