Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Geiras 31 Mar 2012 às 21:29.

  1. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,341
    Local:
    loule-caldeirao
    Ainda falta muito tempo! vamos a ver o que se passa nos próximos dias. A mim parece-me ser a última oportunidade de uma boa rega aqui pelo sul. Depois a partir da próxima segunda/início de Maio parece consensual a chegada do bom tempo.
    No Norte e Centro toda esta semana tem possibilidades de se queimarem bem os últimos cartuchos. Eu diria que o Minho até está bem preparado para tanta chuva mas recordo que o Centro à muito tempo que não vê chuva a sério. Portanto há que estar atento!
     
  2. Snow

    Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    25 Jan 2006
    Mensagens:
    364
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    Boas, penso que a previsão do I.M é bem realística, no entanto, não estou a ver onde a cota de neve possa andar a 1200m, visto que a temperatura a 850HPA estará perto dos 4º ou 5º, e a temperatura em altitude também não se verifica tão baixa quanto isso.
     
  3. CptRena

    CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2011
    Mensagens:
    1,510
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Nem só de frio de faz a neve.
    O processo de solidificação de água para formar neve dá-se pela rápida perda de calor que ocorre nas partículas de água. Esta perda de calor pode ser acelerada pela diminuição da temperatura, arrefecimento sensível, mas também se pode dar por arrefecimento evaporativo, onde através da evaporação da água esta perde energia térmica e pode levar à solidificação da restante.
    Portanto, se a temperatura não estiver muito baixa, mas a humidade relativa for baixa, pode haver a formação de flocos de neve.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Snow

    Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    25 Jan 2006
    Mensagens:
    364
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    Sim é verdade, mas no evento que se aproxima, a humidade relativa não irá ser baixa.

    Existem outro factores importantes, como as características dos locais, efeito de fohen.

    Mas colocar a cota a 1200/1400m acho bastante optimista, pois eu vejo a cota a andar nos 2000m/2200m.
     
  5. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,432
    Local:
    Estarreja
    Uma coisa é a temperatura positiva com frio em altitude. Aí há condições para a ocorrência de neve... Mas neste caso o Snow tem razão... quer à superfície, quer em altitude as temperaturas durante o periodo em causa não permitirão cotas de neve tão baixas, penso que o IM irá rever a cota nas próximas actualizações.
     
  6. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    A temperatura em altitude só influencia a cota de neve caso se deem movimentos verticais com transporte de ar frio para niveis mais baixos, aquando da precipitação, caso contrario não tens neve á mesma...
    O que diz o cptRena é mais que verdade, mas implica uma atmosfera média muito seca, para que se tenha o tal arrefecimento evaporativo, e é esse o mecanismo principal quando há precipitação no Inverno com fluxo de NE ou E á superficie...mesmo com temperaturas positivas a 850hpa o ar é muito seco nos niveis baixos o que te causa o abaixar significativo da cota mesmo com pouco ar frio quer em altitude ou á superficie.

    Nesta situação de 4f/5f não me parece razoavel uma previsão de cotas 1200m, porque para alem de teres uma atmosfera humida com pouco frio em altura, tens uma entrada de ar muito quente e humido nos niveis baixos, com dewpoints perto dos 13-15ºC....nessas condições a instabilidade é forte e há uma grande libertação de calor latente dentro dos sistemas convectivos, que aquece os nives medios muitas vezes ainda mais do que os modelos preveem.

    Lá para 6f/sab já poderá haver uma cota mais baixa com a passagem da frente e a ocorrencia de intabilidade no seio de ar muito mais frio e seco em altura...mas ainda não podemos ter certezas pois os modelos andam muito pouco consistentes quanto á evolução do cavado que nos vai afectar a partir de 5f.

    De assinalar para já temos a precipitação muito forte associada á depressão cavada a NW, que vai afectar essencialmente o N e litoral centro, entre 3f e 4f, tambem merece atenção o vento, tambem no norte e litoral centro e a ondulação em todo o litoral oeste.
    O vento terá o seu maximo na manhã de 4f, com velocidades na ordem dos 30 a 40kts ( 50-60km.h) com rajadas de até 80-95km.h no litoral NW e terras altas do norte e centro.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Tempo

    Tempo
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    9 Fev 2010
    Mensagens:
    46
    Local:
    Ramalhal-Torres Vedras
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas tardes. :)
    Entre T+18h e T+42h teremos uma situação de ciclogenese rápida a NW, com o cavamento de uma depressão até perto dos 975hpa, mas que poderá ser ainda mais intensa dado que os modelos mostram uma sobreelevação da tropopausa a sueste do nucleo depressionário, o que é sintoma de uma advecção quente muito significativa e forte forçamento dinamico no seio da depressão.

    Esta depressão causará uma situação de vento forte, ondulação forte e precipitação intensa especialmente no norte e centro.
    Segundo os modelos mesoescalares a zona norte será afcetada essencialmente por chuva orografica devido ao aquecimento da alta e média troposfera, impedindo o desenvolvimento vertical das nuvens...mas o grande conteudo em agua das massas de ar á superficie deverá ser o suficiente para causar bastante chuva especialmente nas serras costeiras.

    Então, a partir de 4f á noite, espera-se que a região menos favoravel á convecção se mova para leste, nesse momento a uma lingua de ar frio e instavel bem visivel na vorticidade aos 500hpa deverá mover-se de NW/WNW; o cavado vai expandir-se para SW e teremos uma rápida reactivação do sistema frontal sobre o centro e sul do pais, sendo esse cenário o que me preocupa mais ao nivel da actividade convectiva e precipitação....enquanto a zona norte estará num ambiente bastante estavel, no sul a partir da noite de 4f e até 6f será afectado por uma frente estacionaria que poderá ser muito activa e que se encontra num ambiente muito mais dinamico...é uma situação a acompanhar:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
  10. Duarte Sousa

    Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Mar 2011
    Mensagens:
    5,974
    Local:
    Loures
    Para aqui, pelo menos para aqui, o GFS a cada run anda a cortar na precipitação, deve ser da crise. Mas ainda faltam algumas horas! Tudo pode acontecer!:):)
     
  11. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Bom estes modelos parecem um carrossel e estão sempre, sempre a mudar .... e algo me diz que novamente o resto que falta das runs das 12h trará mais supresas agradáveis ou então desagráveis....

    Por exemplo:
    - O IM indica que Quinta teremos periodos de chuva em especial a Norte de Menotejunto de Estrela, isto contraria aquilo que neste momento os modelos indicam neste momento que já não passa pelo estacionamento na frente na zona essencialmente do Centro e Interior Norte, mas colocam essa frente evoluindo lentamente mais para sul, até chegar á zonal sul;
    - Na Sexta as dúvidas são ainda maiores, pois existem modelos que permancem com essa linha de instabilidade afectando a mesma zona que na Quinta e outros que criam outras linhas de instabilidade;
    - No Sábado e Domingo as dúvidas são ainda maiores mas que em principio teriamos uma situação de instabilidade de certa forma mais generalizada, e mais num padrão de aguaceiros e trovoadas;

    Mas cada run que passa apresenta uma situação diferente mas que neste momento passa pela retirada da frente estacionária passando esta a fazer um maior varrimento !!
    Tudo muito, muito, muito incerto ainda .....
     
  12. c.bernardino

    c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    31 Dez 2010
    Mensagens:
    654
    Local:
    Loures
    a frente é certa!

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Se provoca mais precipitação a norte e centro? Provavelmente. Isso é perfeitamente normal.
    Daqui a nada temos a saida das 12h do ECMWF.

    A chuva vai cair e faz falta!:p:p:p
     
  13. Snow

    Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    25 Jan 2006
    Mensagens:
    364
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
     
  14. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Bem...nem sabemos ao certo quando a frente vai passar...maior parte dos modelos reactiva a frente no sul e ajusta a orientação para S-N, o que poderia manter uma zona de instabilidade ( por vezes forte) sob o pais até 6f ou sab....

    Para já podemos dizer que 4f,5f e 6f teremos uma situação de vento com a depressão a NW...depois é dificil prever com exatidão o que se vai passar...

    No caso de haver uma entrada de ar pós frontal no fim de semana então é possivel que neve a cotas talvez abaixo dos 1500m...caso o ar pós frontal não chegue a entrar ou tenha pouca expressão, as cotas serão mais altas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,714
    Local:
    Bragança (675m)
    Será mesmo uma frente fria. Em relação à cota de neve, pode não ser tão baixa como indica o IM, mas deve andar abaixo dos 2000m durante a maior parte dos dias deste episódio.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página