Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
sim, relativamente... para qualquer lado que se vá a partir de Mirandela sobe-se sempre, pelo menos num primeiro momento

Mirandela até que está algo exposta à influência de norte, a ventos e às inversões térmicas, sendo por isso uma zona baixa duriense com características muito próprias.
Isso deve-se justamente à configuração do vale.
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Olá,

É impressão minha, ou os modelos estão a colocar calor com força para o próximo fim de semana ?

Abraços!

Sim, é verdade que os modelos estão a prever a subida da temperatura, começando amanhã mas em principio esbatendo-se já no domingo...
No litoral oeste tenho algumas duvidas que se fará sentir muito este calor...mas veremos...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Cá estou eu sempre a desejar que a precipitação apareça...e já há nova data de encontro...dia 23/24 de Agosto surgirão a NW da Península Ibérica as tão desejadas "meninas"...esperemos que cá cheguem e que não aconteça o costume...ficar sempre com os restos dos outros...mas coisa pouca que virá...

Aqui estão as previsões:
gfs-2-120.png


10082406_1906.gif
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ao fim de tanto tempo de espera parece agora um cenário cada vez mais provável a tão esperada precipitação chegar até nós...pelo menos aqui no norte:lol:

Pelas previsões na noite de domingo as "meninas" começam a entrar a NW da Península Ibérica e fazer-nos-ão uma visita...mesmo que curta...
De seguida alguns dos cenários previstos...

51023_20100821_00_063.gif

Cá está ela...e mesmo no Minho e Douro Litoral =)

CHUVA73.png

O Instituto Superior Técnico apenas prevê a chegada quase 24h depois...

gfs-2-72.png

Também só lá para o final de de 2ª feira é que temos novidades...



De entre todos os cenários, chegue mais cedo ou mais tarde, o importante é que realmente ela chegue até nós...e que não seja muito tímida...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Estamos no Verão. Não quero cá chuva :D

O teu querer será enorme na tua vontade.Será até respeitável.
Mas será pequeno , pequenino , perante a urgência de um dia de chuva ,
do Minho ao Algarve.
Dada a impossibilidade de concretização de tão gigantesca tarefa para o Agosto que corre,
haverá uns serviços mínimos que incluirão alguma precipitação a noroeste, cada vez mais confinada,cada vez mais escassa, e depois de terça , mais ausências , mais chuva adiada , quer "frontal " ou "convectiva".
Sem calores extremos previstos, o Verão prosseguirá seco , pelo menos por mais uns pares de dias...
Estamos no Verão ...(Neste ) Há pouca chuva...
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Rtavn25211.png


Estive a ver o CAPE/LI e o príncipio de Setembro parece-me favorável para as nossas tão esperadas trovoadas.

O que dizem??

PS: Eu sei que ainda falta muito tempo e que os modelos ainda vão mudar muito mas mesmo assim queria a vossa opinião.