Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

Bem, que exagero esta última saída do GFS... Nunca vi nada assim a tão pouco tempo (5 dias)... Já vi o GFS "passar-se" com ISO's destas em cima de nós mas a mais de 7 dias do episódio, agora assim... Mas é praticamente impossível temperaturas como aquelas que o GFS modela... Certo?

Mas enfim, o calor, mais ou menos extremo, é quase certo... A não ser que algo mude muito e os principais modelos mudem de "opinião", já sabemos como isto funciona :).
 
Bem, isto seria um horrível e desastroso em muitos locais de Portugal :eek::sad::surprise:

mslissabonavn.png


Fonte: Wetterzentrale
 
Bem, isto seria um horrível e desastroso em muitos locais de Portugal :eek::sad::surprise:

mslissabonavn.png


Fonte: Wetterzentrale

Não sejamos alarmistas.. :p :rolleyes:

Verdade que muito calor virá, estamos aqui a discutir, e a partilhar opiniões sobre a severidade com que virá ou não, e a tentar até compreender as diferenças entre modelos.

Mas temos claro que admitir que uma saída como esta última do GFS será 90% de certeza um autêntico delírio. E que meteogramas como esse para Lisboa também uma utopia!

E esse meteograma de Lisboa, será não de Lisboa exactamente, mas apenas do ponto da malha GFS mais próximo de Lisboa, bem mais dentro em terra, e ainda por cima, em saídas loucas.

Há que ver as coisas com ponderação e olhar nas várias direcções e modelos sem criar alarmismos muito longe das certezas! Mas alerta claro, não será por mero acaso ou parvoíce que os espanhóis estão há 2 dias a lançar avisos a tantos dias de distância também..
;)
 
Eu gostava de acreditar que era um delírio e que o ECM tivesse razão...

Também quando comecei a ver estes valores (nas 1ª saídas que começaram por apontar uma situação deste género) ri e achei que era mais um devaneio do GFS. Mas a verdade é que saída após saída, os valores repetem-se e data aproxima-se...

Certo que temos de olhar em várias direcções e que existem vários factores a considerar mas...não deixa de ser preocupante...

Eu estou muito preocupado e espero a cada saida que aquilo baixe mais...
 
Não gosto de usar o termo 'impossível', mas é muito improvável que as temperaturas previstas pelo GFS sejam alcançadas.
Comparando com o evento de 4 de Julho, o dia mais quente do ano até agora, há algumas diferenças. A primeira e óbvia, temos menos horas de sol. Depois, a posição da depressão que injectou o calor era muito mais favorável para o fazer, estava ao largo das Canárias. Neste evento deverá estar muito longe, e até acho estranho como consegue meter isos tão altas. Por fim, na altura o ECM nunca vacilou, e abaixo das 120h previu sempre os 40 graus para Lisboa. O GFS teve saídas com 47,5 para o Alentejo, tivemos 42 (diferença superior a 5 graus). Não sendo de desprezar, e eu estou convencido que vamos ter calor, não creio sequer que se ultrapassem os valores desse dia de Julho. Provavelmente a última saída do ECM também foi mais fresca do que a realidade vai ser, mas mesmo outras saídas anteriores, com sinóptica idêntica à do GFS, previam máximas na ordem dos 40 e nada mais.
 
Eu Penso que desta vez não vai ficar num meio termo entre GFS e ECM mas sim mais próximo do que mostra o GFS se bem que menos que nesta ultima saída! mas ou algo muda já nos próximo dia ou dois dias ou teremos mesmo temperaturas extremamente altas bem acima dos 40ºC no Interior e um pouco acima dos 40ºC no Litoral com mínimas altas também na casa dos 25ºC a 30ºC...
 
em moscovo estiveram vários dias a rondar os 40 graus por isso acho que o calor brutal que vem a caminho de lisboa e arredores para o fim de semana é de uma situação perfeitamente normal para a nossa localização geográfica......
 
Só mais uma acha para a fogueira para ameaçar o ECMWF de ser um fresquinho mentiroso, e ao mesmo tempo pelo contrário agora para acalmar os ânimos dos mais crentes no apocalipse caírem na realidade que o GFS está em total exagero.. Contraditório? Não interessa, o mapa é que importa, está no seguinte link, e é o delírio total e absoluto do GFS nesta saída das 18UTC em imagens:

http://www.weatheronline.co.uk/cgi-...1&BASE=-&VAR=tmax&HH=120&ZOOM=0&ARCHIV=0&WMO=



Máxima do modelo GFS para Domingo a chegar aos 49º no Alentejo :lmao:
 
Não nos esquecemos de outros Modelos (nogaps, ukmo, gem) Em todas elas notei, em saida pós saida, a tendência em colocar mais calor a 850 hpa, Mostrando uma dorsal mais forte e presistente, não nos exageros em que o Gfs nos mostra nesta saida das 18z e nem muito menos do défice que o ecmwf nos presenteia! Mas existe uma tendencia interessante acompanhar nos próximos dias!

Eu acredito num meio termo neste "duelo" em que o ecmwf irá atrás do gfs, e o gfs recua nesta saida disparatada! ( 18z :lmao:)
 
...No meio é que estará a virtude.
nem tanto ao Mar, nem tanto à Terra.
Ora agora anuncio eu, ora agora desmentes tu.
O que é certo é que o calor que aí vem, ainda há 3 ou 4 dias era menosprezado.
Por todos .Mesmo por aqueles que agora apresentam cenários dantescos.
Virá calor. Será a evolução na continuidade deste "regime de Verão" instalado....
Por ora, não haverá "Primaveras Marcelistas ", que alterem este ciclo,
muito menos , vinte e cincos de Abril a revolucionarem a circulação atmosférica instalada na Ibéria...
Quanto calor o "regime" ainda imporá ?
Resistiremos...
 
Finalmente, hoje o cenário que o gfs modela é bem mais realistico, enqunato que ontém estavam a dar 45.7ºC para segunda em Coruche hoje estão a dar 42.6ºC, é quente ainda mas já é menos.
 
Ola Zenuno!

Este calor por enquanto não vai acabar,até vai aumentar nos próximos dias. Vai ser um fim-de-semana e inicio de semana muito quente possivelmente com temperaturas das mais quentes do ano. Até Terça será muito calor,a partir dai é esperar para ver... Não dá para concluir se em Setembro vai chegar o frio ou não,ainda falta muito... ;)

Um inferno, portanto...Obrigado pelas vossas respostas.
 
Bons dias,

Parece que o calor vai voltar infelizmente, embora já apareça menos intenso ( extremo e irreal) nos modelos em especial o GFS , :rolleyes: pena que aquela depressão dos Açores não se chegue mais para nós...precisamos é de tempo fresco e chuva para trazer humidade aos solos e acabar com esta pouca vergonha dos incêndios...:angry:

Ainda falta algum tempo, veremos as próximas runs, mas o calor já é praticamente uma certeza... talvez 40ºc ou ligeiramente acima no interior ( em especial Alentejo, Ribatejo... ) aqui no litoral Norte, mais junto ao mar, não creio que se ultrapassem os 31/32 graus se tanto, devido ao efeito regulador da brisa marítima ...