Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde
O que eu vejo nos modelos é que o AA ainda não estará na posição de bloqueio ideal para nos trazer calor ao litoral com "fartura", o que, associado à falta de alguma "pujança", me leva a dizer que é cedo para prever com grau de certeza que iremos ter calor no litoral (nomeadamente mais a norte).
Penso que 2 a 3 dias de calor vespertino, com a entrada de alguma nortada no início da tarde, já seria interessante. Não sendo uma novidade a vinda de calor extremo após um longo período de inércia térmica - como bem diz o C. Bernardino (vide o sucedido antes da famosa onda de calor de 2003), é normal que seja menos provável conforme se começa a avançar no mês de Agosto.
;)
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Eu não pedi frio, só afirmei que as noites já vão sendo maiores, logo os dias vão ficando mais frescos.

Setembro tem os dias muito mais curtos que Junho,e é tão ou mais quente que Junho,pelo menos nas máximas.
Há 2 anos se não me engano no fim de Agosto,tambem se falou que o calor agora ia ser sempre a descer e tivemos um Setembro bem quente..Vamos lá ver como será o resto do Verão.Mas há que realçar que não estamos na Escócia que o Verão acaba em AGosto.Em Portugal Setembro costuma ser bem quente!


No resto desta semana,nortada moderada e possibilidade de chuva fraca principalmente no litoral Norte.No entanto este fim de semana pode-se dizer que é a semana típica de Verão.Nortada de tarde,chuvisco nalgumas zonas,e calor só no interior.Próxima semana a partir de Terça em principio virá calor,2 ou 3 dias como aqui já se disse poderá muito bem acontecer. Mas serão mais?
O windguru no fim da previsão lá vai tendo muito calor e pouco vento. Há quanto tempo não se via tal previsão,mesmo sendo a médio prazo?
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Muito bom noite a todos,

Parece que a insatisfação se apoderou de alguns membros:p Já todos sabem que leituras dos modelos a longo prazo muitas vezes saem deturpadas, como tal a sua interpretação deve ser feita com cautela...senão depois há risco de frustrações para alguns....
A mais de 200h, a meu ver, e atendendo a algum "desacerto" dos modelos que vão pendendo bastante nas saídas a longo prazo (algo compreensível), nem vale a pena muito "fiar"...

Uma coisa parece certa nas saídas dos modelos, AA no Golfo da Biscaia a partir do próximo domingo, que certamente trará pelo menos garantidamente sol, já que as temperaturas máximas tendem a subir apenas suavemente...
Até lá manutenção de temperaturas abaixo dos 30ºC em quase todo o país, com excepção do Alentejo e Algarve que deverá ficar um pouco acima dessa margem, e com possíveis "resquícios" no litoral norte dos pós frontais...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Eu diria que as temperaturas na zona de Lisboa vão facilmente chegar e ultrapassar os 30ºC a partir de 3ª feira (embora 30ºC e pouco). Basta para isso que as manhãs tenham vento de NE ou vento quase nulo (a componente de NE pela manhã parece-me o mais certo, atendendo aos modelos e à disposição do "puzzle"). Será uma semana provavelmente semelhante à semana passada, talvez com mais vento de NE pela manhã.

Em relação a esta semana, portanto, não será assim uma subida tão suave... :) Mas sim, não será de um dia para o outro, será gradual. Gradual será se calhar o termos mais certo, na minha opinião.

De qualquer das formas, há já algum tempo que os modelos andavam a colocar o AA na zona da Biscaia e, com mais ou menos erro, cada vez mais se torna certo... Foi uma boa aposta dos modelos, e na altura ainda a umas boas horas de distância, a meu ver... Nada mau... Mas claro, a semana que vem ainda não aconteceu, vamos aguardar :).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Se, e reforço, SE, as saídas desta tarde, tanto do GFS, como do ECM, estiverem correctas, as temperaturas passarão dos 35 graus em Lisboa, entre quinta, 11 e sábado, 13. A componente dominante será de sueste, gradiente isobárico interessante, cerca de 15 mbar entre a Galiza e o Algarve, seria muito difícil estabelecer-se nortada térmica.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu diria que as temperaturas na zona de Lisboa vão facilmente chegar e ultrapassar os 30ºC a partir de 3ª feira (embora 30ºC e pouco). Basta para isso que as manhãs tenham vento de NE ou vento quase nulo (a componente de NE pela manhã parece-me o mais certo, atendendo aos modelos e à disposição do "puzzle"). Será uma semana provavelmente semelhante à semana passada, talvez com mais vento de NE pela manhã.
Concordo contigo quanto a uma possível corrente de este, NE possivelmente, mas não será muito prenunciada nem trata tanto calor como uma corrente de Sudeste por exemplo...nestes caso normalmente são as regiões mais no SO Alentejano que ganham mais em termos de temperatura...

Em relação aos 30º e tal de Lisboa...para já o mais provável é ficar a menos que a mais...

O AA está demasiadamente a N/NE nas previsões para que as temperaturas subam tanto, já o tivemos mais a oeste, em cima de nós neste Verão não está fácil...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Em relação aos 30º e tal de Lisboa...para já o mais provável é ficar a menos que a mais...

Com a actual disposição dos modelos diria que a probabilidade é precisamente a contrária, a partir de 3ª ou 4ª feira, mas são visões diferentes... Mais grau menos grau, vai estar calor, algo que tem faltado a este Verão :).
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Com a actual disposição dos modelos diria que a probabilidade é precisamente a contrária, a partir de 3ª ou 4ª feira, mas são visões diferentes... Mais grau menos grau, vai estar calor, algo que tem faltado a este Verão :).

Exactamente. Como agora estão as coisas o litoral deveria chegar aos 30ºC,pelo menos o litoral Sul e Centro de Quarta a Sábado(se não for a partir de Terça).
Lisboa,estou de acordo com o David sf mais pela observação que tenho nestes dias de Verão do que na consulta dos modelos.Em dias de vento fraco,e de Nordeste pelo menos de manhã,e se no litoral chega aos 30ºC,Lisboa passa claramente dos 30ºC!
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,004
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
parece que a partir de terça da próxima semana poderemos ter uns bons dias de calor com o AA a dirigir-se para o Golfo da Biscaia e com ventos predominantes de E SE em todo o território, assim o litoral poderá chegar aos 30ºC e ate passar devido ao ar vir do interior da Península não acham?
Ja no interior do País penso que a zonas do centro e sul que podem bater os 40ºC vomos ver :)







 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
parece que a partir de terça da próxima semana poderemos ter uns bons dias de calor com o AA a dirigir-se para o Golfo da Biscaia e com ventos predominantes de E SE em todo o território, assim o litoral poderá chegar aos 30ºC e ate passar devido ao ar vir do interior da Península não acham?
Ja no interior do País penso que a zonas do centro e sul que podem bater os 40ºC vomos ver :)

De facto... Não só o gfs mostra essa clara tendência como também o ECM. De notar que o ensemble do GFS mostra uma enorme concordância entre os membros no médio prazo entre os dias 9 e 13 sensivelmente, algo que não tem sido habitual este ano. Dias quentes se avizinham.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
O resto desta semana vai ser muito semelhante ao mês de Julho... AA bastante a oeste, o que abre caminho a restos de superfícies frontais e/ou cavados, e respectiva nortada associada a este facto, embora não muito forte.

A grande diferença para o mês de Julho é que em vez de na próxima semana termos mais do mesmo... Não, o AA vem ter connosco, portanto calor parece garantido. :)

Mas da mesma forma que ele vem, com o núcleo na zona da Biscaia, da mesma forma parece que ele irá desaparecer rapidamente, perdendo força... Não ficará tempo suficiente para fazer um "bloqueio" significativo... Anda muito dinâmica esta atmosfera, de facto... :)

Depois do episódio mais quente que aí vem, não arrisco tendências, os modelos andam muito discordantes... O ECMWF mete uma depressão vigorosa na latitude dos Açores, a caminho das nossas paragens?... Nesta altura do ano?... Esperar para ver...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O resto desta semana vai ser muito semelhante ao mês de Julho... AA bastante a oeste, o que abre caminho a restos de superfícies frontais e/ou cavados, e respectiva nortada associada a este facto, embora não muito forte.

A grande diferença para o mês de Julho é que em vez de na próxima semana termos mais do mesmo... Não, o AA vem ter connosco, portanto calor parece garantido. :)

Mas da mesma forma que ele vem, com o núcleo na zona da Biscaia, da mesma forma parece que ele irá desaparecer rapidamente, perdendo força... Não ficará tempo suficiente para fazer um "bloqueio" significativo... Anda muito dinâmica esta atmosfera, de facto... :)

Depois do episódio mais quente que aí vem, não arrisco tendências, os modelos andam muito discordantes... O ECMWF mete uma depressão vigorosa na latitude dos Açores, a caminho das nossas paragens?... Nesta altura do ano?... Esperar para ver...

Neste momento o que se precisa é de uma depressão na zona dos Açores para fazer subir a dorsal africana para cima de nós causando uma fluxo de sueste na peninsula ibérica e de leste/nordeste mais a norte. Isso evitaria qualquer fluxo de Noroeste durante a tarde e daria calor ...

De acordo com o padrão, parece-me que o que vai existir será a continuação do padrão existente com o AA a oeste com pequenas incursões por aqui ... e passagem de depressões a Norte ...

O cenário dos modelos para a 2ª metade de Agosto por seu lado está ainda extremamente confusa ...
Para já segue nesta semana temperatura algo amenas e na proxima semana teremos então o pequeno fluxo mais quente que trará tempo quente mesmo no que ao litoral diz respeito ...

Contudo acho que este ano tem sido a sina dos modelos darem aquilo que dão depois das 144h, e depois suavizar, suavizar, suavizar ...