Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Neste momento o que se precisa é de uma depressão na zona dos Açores para fazer subir a dorsal africana para cima de nós causando uma fluxo de sueste na peninsula ibérica e de leste/nordeste mais a norte. Isso evitaria qualquer fluxo de Noroeste durante a tarde e daria calor ...

De acordo com o padrão, parece-me que o que vai existir será a continuação do padrão existente com o AA a oeste com pequenas incursões por aqui ... e passagem de depressões a Norte ...

O cenário dos modelos para a 2ª metade de Agosto por seu lado está ainda extremamente confusa ...
Para já segue nesta semana temperatura algo amenas e na proxima semana teremos então o pequeno fluxo mais quente que trará tempo quente mesmo no que ao litoral diz respeito ...

Contudo acho que este ano tem sido a sina dos modelos darem aquilo que dão depois das 144h, e depois suavizar, suavizar, suavizar ...

Concordo precisamente contigo Aurélio, mas é preciso ter em atenção várias condicionantes a meu ver...
Este ano não temos tido o AA nem tão forte como o ano passado o que no caso de qualquer centro depressionário o deslocaliza facilmente (nem tão próximo de nós...)
O que mostra o GFS até às 200h é o AA a ser empurrado para NE com a influencia de um cavado que se desloca a SO da Gronelândia...com a aproximação do AA do Golfo da Biscaia...
Entretanto continua a influencia do cavado que entretanto chega ao sul da Islândia e lá vai ele rumo a este a fugir de nós até à Europa Central...como tal os dias de vento de NE parecem estar garantidos...
Por isso teremos na próxima semana uma semana de Verão, temperaturas agradáveis (perto dos 30ºC no litoral e dos 35-38ºc no Interior) e aparentemente sem grande vento...portanto é o Verão a chegar...mas sem a força de outros Verões...
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
A grande incógnita neste momento, a meu ver, é o que irá acontecer após a deslocação/desaparecimento do AA da zona da Biscaia/França no final da próxima semana já que até lá as coisas parecem estar muito bem definidas... Formar-se-à de novo ao nosso largo? Ou a influência da agora tempestade tropical Emily, aquando da possível passagem a Norte dos Açores no final da próxima semana irá empurrar de novo o AA para cá? Ou talvez tenhamos mais um cavado associado...

Julgo que esta tempestade tropical será crucial para o clima a caminho da segunda quinzena de Agosto, aquando da sua provável passagem no Atlântico, nas latitudes 30º - 35º, nessa altura já extra-tropical possivelmente...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A grande incógnita neste momento, a meu ver, é o que irá acontecer após a deslocação/desaparecimento do AA da zona da Biscaia/França no final da próxima semana já que até lá as coisas parecem estar muito bem definidas... Formar-se-à de novo ao nosso largo? Ou a influência da agora tempestade tropical Emily, aquando da possível passagem a Norte dos Açores no final da próxima semana irá empurrar de novo o AA para cá? Ou talvez tenhamos mais um cavado associado...

Julgo que esta tempestade tropical será crucial para o clima a caminho da segunda quinzena de Agosto, aquando da sua provável passagem no Atlântico, nas latitudes 30º - 35º, nessa altura já extra-tropical possivelmente...

Não só a Emily como qualquer outra perturbação tropical...para já, a previsão de um Agosto e Setembro activos nos tropicos pode levar ao aumento da actividade no Atlantico NW e puxar o AA para leste.

É com base nisto que prevejo que estes meses sejam meses de verão bons..

Quanto a esse periodo que referes em espeial..é muito dificil ver uma tendencia muito defenida.
É possivel que se forme um cavado em altitude mantendo-se um AA fraco á superficie, num cenário de tempo quente e com vento fraco, podendo haver alguma instabilidade convectiva...isto antes de um novo centro anticiclonico em altitude se reestableça proximo á PI (cenario que se está a sustentar no longo prazo)..

Se é coisa que a principio está garantida é que logo desde Domingo não se avistam grandes tendencias para nortadas fortes, ou nortada sinoptica com entrada de ar frio...já que a posição do AA favorece a entrada de ar tropical maritimo, embebido no seu nucleo, sobre o territorio.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Para hoje o céu vai-se apresentando muito nublado e será de esperar alguma precipitação fraca.
Para amanhã e sábado será então de esperar alguma precipitação fraca a moderada, mais consistente. Teremos a aproximação de um núcleo depressionário ao noroeste da península.
Na carta de previsão do Met Office vemos que pelas 12h de sábado teremos uma frente em dissipação sobre a metade sul da península, que poderá dar maior nebulosidade nestas zonas, e uma frente oclusa que proporcionará precipitação na metade norte do país.

Carta do met office:
sbado6agosto.jpg


Na carta da USAF observa-se para as 0h de sábado a mesma depressão a noroeste da península.
Repare-se noutro pormenor importante - a posição do AA (anticiclone dos Açores). Este encontra-se não só a Oeste como a Sul do arquipélago dos Açores. Esta situação permite a entrada de depressões ou restos das mesmas no noroeste da península. Esta tem sido a causa do nosso "descontentamento" nas últimas semanas...;)

Carta da USAF:
semb48.jpg


-----------
Olhando mais à frente, vemos que os dias de calor poderão estar de regresso ao país, mas parece que ainda de relativa curta duração (3 dias aprox.) nomeadamente no litoral norte e centro.
Os dias 9, 10 e 11 serão os dias propícios a entrada de ar quente africano com alguma corrente de SE na península. Na zona mais a norte o vento de E\NE fará com que o litoral aqueça mais um pouco.
A partir do dia 12 (e estamos a falar numa situação ainda longínqua) há muita indefinição.
Cá estaremos para ir acompanhando a saída dos modelos meteorológicos...

Saída do ECMWF:
enspanel1.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS acabou de sacar a saida das 12z mais quente do ano..com base nas tais permissas que referi:

-Um aumento da advecção tropical no Atlantico occidental=>formação de nucleos depressionarios fortes entre a terra nova e a Islandia.

-AA ancorado sob uma forte dorsal que se situa estavel entre os Açores e a Argélia, numa posição que favorece a advecção quente.

Portanto...a partir de 2f poderemos ter a chegada do tempo mais veranesco deste Verão.

Até lá a posição do AA vai continuar a favorecer a entrada de remanescentes frontais, nomeadamente no norte, já que no sul, dada a posição mais longitudinal do AA em relação ao que esteve em Julho, a entrada de ar frio será restrita.

No que toca á instabilidade, o padrão está favoravel a um ou outro episodio, nos momentos em que perturbações em altitude consigam furar a barreira que se vai formar nas proximas semanas no NW Africano.

Este padrão deve continuar até finais de Setembro, levando a que os proximos 2 meses sejam bem mais agradaveis e interessantes do ponto de vista do calor e talvez mesmo da convecção.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A última corrida do ecmwf também vem dar força à análise feita pelo stormy:thumbsup:.
Não é uma questão de um ténue A que passa pela biscaia, nem de ter vento NE, ele poderá é vir de SE (Uhmmmm, saudades), com a dorsal afro e nessas condições de circulação ... vamos ter verão. Em termos pessoais fico feliz:):) mas mesmo assim ainda faltam uns dias.:unsure:
O meteoalentejo é que tem razões para estar contente.
As temperaturas a atingir podem ser alvo de apostas, mas proponho que isso seja feito noutro tópico do forum, à semelhança do que se fez para o FDS 30/31 de Julho, com ou sem prémios (quero lá saber...) . Não me sinto com lata para abrir esse tópico. se calhar um membro mais senior ou admin....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Este padrão deve continuar até finais de Setembro, levando a que os proximos 2 meses sejam bem mais agradaveis e interessantes do ponto de vista do calor e talvez mesmo da convecção.

Nisto é que eu não estou de acordo. Este padrão é para durar uma semana, depois o que parece que se vai estabelecer é uma circulação de sudoeste, com um cavado entre os Açores e o continente, com a dorsal africana com orientação SO-NE, englobando o Mediterrâneo espanhol, o sul de França e países alpinos e Itália. Nós por cá deveremos ter circulação marítima, portanto tempo mais ameno e possibilidade de convecção. Em aberto fica a posição do cavado, se for mais próximo dos Açores teríamos dias quentinhos, humidos e convectivos, caso seja mais próximo do continente teríamos nortada, dias amenos e manutenção do padrão de julho. Estou mais inclinado para a primeira opção, mas o calor que aí vem, deverá durar 4 ou 5 dias, entre dia 9 e 13, sendo que a degradação do calor poderá vir acompanhada de um evento interessante, do ponto de vista convectivo.

Como se está a ver, virá mesmo o calor. O GFS mostrava essa hipótese acima das 300 h, de maneira muito consistente. O ECM desde que entrou no seu limite temporal de simulação sempre previu o calor. O que demonstra que, se forem analisados com bom senso e numa forma global, os modelos a longo prazo são uma boa fonte para previsão.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Julgo que a "grande" vantagem este mês vai ser o menos vento face ao mês de Julho... Só isso, por si só, já é muito bom para quem está de férias e quer dar um pulinho à praia, principalmente no litoral oeste... Ou essencialmente passear...

Após o episódio de calor que aí vem, os modelos ainda andam um pouco confusos... Tem de se aguardar um pouco mais, a meu ver...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Esta run das 12h do GFS carrega bastante nas temperaturas para a póxima semana, principalmente a partir de 3ª feira... ISO 25 a 850 hPa bem em cima do continente... Vamos ver se será assim... O ECMWF, como costume, é mais moderado mas ainda assim...

Se à superfície tivermos ventos do quadrante NE, principalmente da parte da manhã, o litoral oeste promete aquecer e bem... Só se a famosa brisa marítima se levantar é que as temperaturas tenderão a não subir tanto... E julgo que isto será mais lá para 5ª e 6ª feira...

O mesmo não se irá verificar nas cidades em termos de se sentir a brisa, nomeadamente Lisboa, que deverá estar um verdadeiro forno...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Há que respeitar as opiniões...eu pessoalmente tambem sou muito extremado, gosto de eventos "hardcore"...trovoadas, calor, frio, vento, temporal....

:lol:

Bom..o Meteoalentejo tem direito a admirar o calor que faz na sua terra, que afinal é a que tem os verões mais longos e sustentados do Pais, seguida por perto pela zona do Tejo internacional e pelo vale do Douro, zona de foz coa e foz do sabor.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nisto é que eu não estou de acordo. Este padrão é para durar uma semana, depois o que parece que se vai estabelecer é uma circulação de sudoeste, com um cavado entre os Açores e o continente, com a dorsal africana com orientação SO-NE, englobando o Mediterrâneo espanhol, o sul de França e países alpinos e Itália. Nós por cá deveremos ter circulação marítima, portanto tempo mais ameno e possibilidade de convecção. Em aberto fica a posição do cavado, se for mais próximo dos Açores teríamos dias quentinhos, humidos e convectivos, caso seja mais próximo do continente teríamos nortada, dias amenos e manutenção do padrão de julho. Estou mais inclinado para a primeira opção, mas o calor que aí vem, deverá durar 4 ou 5 dias, entre dia 9 e 13, sendo que a degradação do calor poderá vir acompanhada de um evento interessante, do ponto de vista convectivo.

Como se está a ver, virá mesmo o calor. O GFS mostrava essa hipótese acima das 300 h, de maneira muito consistente. O ECM desde que entrou no seu limite temporal de simulação sempre previu o calor. O que demonstra que, se forem analisados com bom senso e numa forma global, os modelos a longo prazo são uma boa fonte para previsão.

Compreendo a tua ideia, mas esqueces-te de um factor ( que talvez eu esteja a sobreestimar...como é obvio estes raciocinios não são puramente lineares..), que é a actividade tropical e a sua influencia nas depressões do Atlantico NW.
Na minha opinião a actividade que teremos em Agosto e Setembro será muito alta, e a dorsal atlantica/africana deverá ser empurrada, centrando-se em força no Atlantico NE.
O cavado estará entre a Bermuda e a Terra nova, podendo haver algumas perturbações ocasionais a chegar á nossa região..
Dai a minha ideia de um Ago/Set quentes, com alguma convecção aquando da chegada dessas perturbações...pertubações essas enriquecidas com ar tropical..o mesmo que tem feito deste Verão um dos mais quentes da decada nos Açores.

Mais em Out/Nov é que com o enfraquecimento da actividade tropical, acho plausivel que o cavado se mova para os Açores, gerando um Outono morno e activo, antes da chegada da NAO/AO+, que deverá impor um inverno seco e fresco a normal nas temps.
Resta dizer que há estudos de base estatistica que associam a la niña a um aumento da precipitação na PI durante o semestre quente ( Abr-Out) e uma diminuição no outro semestre...que é o que tem occorido neste ano, pelo menos desde Março/Abril.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Compreendo a tua ideia, mas esqueces-te de um factor ( que talvez eu esteja a sobreestimar...como é obvio estes raciocinios não são puramente lineares..), que é a actividade tropical e a sua influencia nas depressões do Atlantico NW.
Na minha opinião a actividade que teremos em Agosto e Setembro será muito alta, e a dorsal atlantica/africana deverá ser empurrada, centrando-se em força no Atlantico NE.
O cavado estará entre a Bermuda e a Terra nova, podendo haver algumas perturbações ocasionais a chegar á nossa região..
Dai a minha ideia de um Ago/Set quentes, com alguma convecção aquando da chegada dessas perturbações...pertubações essas enriquecidas com ar tropical..o mesmo que tem feito deste Verão um dos mais quentes da decada nos Açores.

Mais em Out/Nov é que com o enfraquecimento da actividade tropical, acho plausivel que o cavado se mova para os Açores, gerando um Outono morno e activo, antes da chegada da NAO/AO+, que deverá impor um inverno seco e fresco a normal nas temps.
Resta dizer que há estudos de base estatistica que associam a la niña a um aumento da precipitação na PI durante o semestre quente ( Abr-Out) e uma diminuição no outro semestre...que é o que tem occorido neste ano, pelo menos desde Março/Abril.

A média dos ensembles do GFS mostra o que ambos dizemos. Cavado entre Bermudas e Terra Nova, resultante da actividade tropical, na PI circulação de SW em altitude e de norte à superfície, com o cavado a situar-se algures entre os Açores e a PI (e daí não estar tão bem vincado nesta média, mas nota-se a dorsal africana estendida na direcção SO-NE, da PI à Itália).

gens-21-1-240_xrb1.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A média dos ensembles do GFS mostra o que ambos dizemos. Cavado entre Bermudas e Terra Nova, resultante da actividade tropical, na PI circulação de SW em altitude e de norte à superfície, com o cavado a situar-se algures entre os Açores e a PI (e daí não estar tão bem vincado nesta média, mas nota-se a dorsal africana estendida na direcção SO-NE, da PI à Itália).

gens-21-1-240_xrb1.png

Pois David..é normal...
Eu arrisco que estes meses vão ser mais quentes..que cavados aqui em cima só quando os tropicos acalmarem e a America arrefecer, empurrando a actividade para o Atlantico central.
Tu arriscas que vai continuar a haver sempre alguma actividade no Atlantico central, como em Julho..

O mais normal é que saia algo in between..é bom sinal que estamos a analisar bem o padrão:thumbsup:

A questão de Julho...com aquele padrão estranho..é que me intriga, pois ainda não vejo grande justificação para aqueles cavados aqui perto e para o bloqueio russo take2...

Mas agora parece que a coisa está mais previsivel..mais delineada..a ver vamos, é com estes erros e com os ocasionais acertos que vamos aprendendo:)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Parece-me haver algum exagero em relação à possível chegada de calor extremo na próxima semana...diria mais, este verão tem sido tão medíocre em relação à manutenção de máximas altas que basta uns dias de alguma subida das temperaturas que começa logo o alvoroço...

A partir da próxima terça-feira vejo temperaturas bem altas, principalmente na quarta-feira dada a posição do AA, mas depois voltam a baixar ligeiramente...assim sendo, salvo na 4a feira não vejo nada de extraordinário, muito menos de extremo...

Exemplos:
Porto - 31,8ºC
Coimbra - 36,6ºC
Viseu - 37,0ºC
Lisboa - 30,1ºC
Beja - 39,1ºC
Aveiro - 32,7ºc
Faro - 29,1ºC

Estes são os "extremos" máximos...altas no interior do país, mas no litoral nada de extraordinário...
Parece que vamos ter calor, mas não o exagero que alguns parecer ver/querer...