Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Parece que o GFS tem andado a adiar os valores mais elevado do cape, em Loures os mais elevados são esperados para domingo, e a precipitação prevista é cada vez menos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Cada dia uma previsão diferente e então no dia de hoje é tudo completamente diferente de ontem .... quer no deslocamento da depressão, quer nos indices de CAPE que somente existem durante o decorrer do dia e com valores menos elevados ainda que ligeiramente, e precipitação mais confinadas ao mar e ao interior do país ...
Nas proximas 24 horas ainda espero bem mais mudanças !!

A ver onde isto vai parar ....
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Cada dia uma previsão diferente e então no dia de hoje é tudo completamente diferente de ontem .... quer no deslocamento da depressão, quer nos indices de CAPE que somente existem durante o decorrer do dia e com valores menos elevados ainda que ligeiramente, e precipitação mais confinadas ao mar e ao interior do país ...
Nas proximas 24 horas ainda espero bem mais mudanças !!

A ver onde isto vai parar ....

Malta, é apenas uma sugestão e acho que há mais malta interessada...Que tal criarmos um seguimento especial ?

Era porreiro...

---------------------

Aurélio, talvez os valores de precipitação aumento e o cape diminua..:huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Os modelos estão a dar calor abrasador e precipitação, acho que não me lembro de nenhuma situação semelhante.

O meteograma para aqui dá mais de 30ºC e alguma precipitação que cenário mais marado, eu tou pra ver.

10106144_metgram.gif


:lmao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Onde está o nivel 2? :lmao::lmao:



Storm Forecast
Valid: Fri 19 Aug 2011 06:00 to Sat 20 Aug 2011 06:00 UTC
Issued: Thu 18 Aug 2011 19:37
Forecaster: TUSCHY

A level 1 was issued for Portugal and parts of Spain mainly for large hail and severe downbursts. A few very large hail events may occur.

... Portugal and Spain ...

A quasi-stationary cold-core low just west of Portugal continues to advect a hot and dry air mass northwards. As can be expected in such a deep WAA pattern, very steep lapse rates cover most of the Iberian Peninsula, while air mass remains capped over most parts of the area. This idea is supported by latest forecast sounding data (strongly curved hodographs, elevated CAPE exceeding 1kJ/kg) but QPF forecasts still differ significantly. Sporadic storms can't be ruled our over S-Spain despite strong cap, as numerous disturbances move through. However, augmented chances for initiation arise over Portugal and NW-Spain, as BL cools down somewhat beneath diffluent upper flow (the same offshore with cooler marine BL). Degree of MUCAPE all night long hints at an augmented large to very large hail risk with each storm, next to strong to severe downbursts due to high LCLs and well mixed subcloud layers. We went ahead and issued a broad level 1 with different thunderstorm probs. to highlight the highest chance for severe.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tenho andado a acompanhar embora distante das previsões e isto tem realmente andado de doidos...mudanças bruscas e previsões não muito prováveis em alguns momentos...

O GFS por agora vai mantendo a cut-off a Sudoeste do Continente até à manhã de domingo e depois a animação deverá ter termino...
Algo que a mim me surpreende é a presença da dorsal africana nas ilhas mediterrânicas que forçará a entrada de calor do quadrante este e no quadrante oeste a cut-off a forçar também...se assim se mantiver parece-me certa a animação...
Em termos de precipitação era interessante a cut-off aproximar-se mais da costa, porque caso contrário perder-se-à bastante no oceano, mas mesmo assim aquilo que vier será bem vindo...
Eu aposto numa sexta mais interessante a sul, sábado e domingo irá subindo de sul para norte...
 

madmario

Cirrus
Registo
18 Ago 2011
Mensagens
21
Local
Malveira, Mafra
Sou novo por aqui como membro registado, no entanto acompanho à muito o forum apenas como convidado, pois apesar de não entender muito do assunto, gosto bastante da maneira como aqui discutem a meteorologia e seus aspectos relacionados.

O que me trás aqui é o seguinte :

Esta noticia terá alguma coisa a ver com esta situação que andam aqui a falar ?

Ver Video
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sou novo por aqui como membro registado, no entanto acompanho à muito o forum apenas como convidado, pois apesar de não entender muito do assunto, gosto bastante da maneira como aqui discutem a meteorologia e seus aspectos relacionados.

O que me trás aqui é o seguinte :

Esta noticia terá alguma coisa a ver com esta situação que andam aqui a falar ?

Ver Video

Antes de mais bem-vindo.

Não, as coisas não estão de nenhuma maneira ligadas ;)
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Sou novo por aqui como membro registado, no entanto acompanho à muito o forum apenas como convidado, pois apesar de não entender muito do assunto, gosto bastante da maneira como aqui discutem a meteorologia e seus aspectos relacionados.

O que me trás aqui é o seguinte :

Esta noticia terá alguma coisa a ver com esta situação que andam aqui a falar ?

Ver Video

boas
não quero de modo nenhum desmentir o mário barros mas......
se recuar 7 post atrás
o post de nfrg (18:12')
penso que ajuda a explicar um pouco daquilo que se terá passado
nem quero imaginar
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu aposto numa sexta mais interessante a sul, sábado e domingo irá subindo de sul para norte...

Também é mais ou menos isso que vejo, nuvens a subirem o País, de SE para NW intensificando-se ( crescendo )durante a tarde com o calor a ajudar, formando uma espécie de frente de aguaceiros e células de trovoadas, aqui no Norte podem chegar alguns aglomerados com células intensas de chuva e trovoada a virem de SE, devido à circulação da cut off, em especial mais ao fim da tarde... mas isto só na altura o saberemos...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
boas
não quero de modo nenhum desmentir o mário barros mas......
se recuar 7 post atrás
o post de nfrg (18:12')
penso que ajuda a explicar um pouco daquilo que se terá passado
nem quero imaginar

O Nfrg avisou que era um offtopic.
o que fez isso nada tem a ver com o que pode acontecer em Portugal, são massas de ar diferentes, sujeitas a diferentes condições físicas.
Não pense que a tempestade vem dos paises baixos a caminho de portugal.

mas acima de tudo, as boas vindas aos novos membros.

E um pequeno lembrete: temos tido um mês de Agosto emocionante e interessante.

saudações cordiais