Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011



c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Poderá ser "uma luz ao fundo do tunel"???



Uploaded with ImageShack.us

ainda antes disso poderemos ter alguma precipitação... no sábado, dia 10. Nada de extraordinário, mas vamos poderemos ter precipitação.
Quer o ECMWF quer o GFS prevêm aquela "coisinha" a NW de portugal e a descer por ai a baixo ao longo de dia 10.

O interessante é a sensação com que fico que o AA a W de PI previsto pelos modelos não se está a verificar. Aliás, a ideia que tinha era de que nesta fase do ano os modelos seriam mais certeiros... a pontaria anda um bocadinho avariada.

sensação errada?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
ainda antes disso poderemos ter alguma precipitação... no sábado, dia 10. Nada de extraordinário, mas vamos poderemos ter precipitação.
Quer o ECMWF quer o GFS prevêm aquela "coisinha" a NW de portugal e a descer por ai a baixo ao longo de dia 10.

O interessante é a sensação com que fico que o AA a W de PI previsto pelos modelos não se está a verificar. Aliás, a ideia que tinha era de que nesta fase do ano os modelos seriam mais certeiros... a pontaria anda um bocadinho avariada.

sensação errada?

Geralmente quando temos um padrão deste tipo, circulação zonal a latitudes não muito elevadas, ocorrem surpresas destas, em prazos muito curtos aparece algo sem ninguém esperar, e sem nunca ter sido visto por nenhum modelo anteriormente. Lembro-me de em Janeiro de 2009, de repente, a menos de 100 horas, todos os modelos começarem a modelar uma depressão com a iso -4ºC a 850 hpa. E isto ocorre pela positiva, mas também pela negativa, basta um bater de asa de uma borboleta, e aquilo desvia-se um pouco para um dos lados e passamos do 8 para o 80.

Neste caso, creio que poderemos ter um fim de semana com algum interesse, principalmente se a depressão tomar o caminho previsto por GFS e UKMO (edit 18:20: e agora também pelo ECMWF), afectando todo o país.

E depois é esperar que a circulação fique um pouco mais bloqueada, os ensembles do GFS insinuam isso a longo prazo pela terceira vez no último mês, até agora nenhuma vez aconteceu.
O índice AO está no valor mais elevado desde Janeiro de 1993, não vai ser fácil ele vir para valores mais neutros, existe alguma inércia atmosférica, portanto será difícil alguma mudança de padrão até ao Natal, pelo menos. O que não quer dizer que não tenhamos situações pontuais eventualmente interessantes, resultantes de pequenas perturbações e ondulações do jet.
 

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
GFS 12z com um 2º painel bastante frio... será...? esperemos para ver...:cold:

gfs-1-348_ggr8.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Como disse antes..é normal que o GFS começe a querer modelar grandes entradas de N, duvido que tal aconteça pelo menos até Fevereiro.

Mas há uma novidade mais credivel, dia 11-13 com a chegada de um pequeno cavado com uma depressão associada e uma bolsa de ar quente vinda de S.
Poderá ser um evento parecido com o que ocorreu há uns dias, em que a depressão vinda de NW cruzou o território continental e deixou bastante chuva e alguma trovoada assim como algum vento associado á passagem de bandas convectivas mais activas.

No Longo prazo está tudo indefenido a partir desse periodod critico entre 11 e 13 de Dezembro..embora a tendencia seja para circulação anticiclonica e amena de W, e um forte regime zonal.

A Saida operacional do GFS12z é um outliar frio no longo prazo, sendo que o ECMWF12z está proximo á media do ensemble do GEFS12z e como a previsão ensebelistica do ECMWF está razoavelmente parecida com a do GEFS concluo que neste momento o modelo mais credivel é mesmo o ECMWF.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O GSF modela um centro de baixas pressões para sábado, centrado a noroeste da Península Ibérica (muita precipitação para o litoral norte e centro); esse centro de baixas pressões deverá deslocar-se de norte para sul ao longo do fim de semana, esperando-se também que o mau tempo acabe por afectar o restante território de Portugal Continental.
Segunda-feira deverá voltar novamente o bom tempo a todo o continente.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
...mas que tempo mais choco se avizinha temos apenas una frente a atravessar o continente que pode deixar neve a 1300 m no sabado e depois mais sol .. a continuar assim arrisco a dizer que vamos ter aí um janeiro a maneira e qd o general vier vem mesmo no ponto!!!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...:eek:

Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.

Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.

Na minha opinião toda a chuva que vier a cair será em entradas de SW...não serão frequntes, mas as poucas que vierem darão bastante chuva, e é essa a razão de eu apostar num Inverno tépido mas algo seco.
( O que vai irritar muito os amantes da neve...embora eu ache que depois a Primavera vá trazer surpresas :D)

Se é possivel que haja uma entrada de SW razoavel para meados ou finais deste mês, acompanhando a forte zonalidade...é, mas ainda estamos muito longe de qualquer certeza a não ser que o padrão geral tende a ser de circulação zonal forte, tempo ameno e algumas hipoteses de chuva ali pelo meio:p

Para o curto prazo, teremos uma frente associada a uma depressão a NW e a um cavado, que dará em alguma chuva essencialmente no norte e centro durante o fim de semana.
Na Europa, bastante neve a zona central e de NE, a cotas baixas.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...:eek:

Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.

Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.

Stormy, eles (ECM e GFS) estão praticamente iguais:

ECM1-144_kpi8.GIF


gfs-0-132_nds5.png


Cerca de 5 hpa de diferença, coisa pouca. Qualquer um deles prevê, após alguma instabilidade no fim de semana originada por uma depressão a NW, uma frente atlântica a meio da semana de moderada actividade com um pós frontal interessante para neve a cotas médias no norte. Essa frente seria originada por uma entrada de W, claro que antes da frente tínhamos SW e logo a seguir NW, mas a circulação global é de oeste. Portanto nem toda a chuva que cair virá de entradas de SW, aliás elas estão um pouco afastadas, e com esta dorsal tão próxima, não creio que seja muito fácil.

Concordo contigo que temos o padrão estabelecido por muito tempo, circulação zonal intensa, mas eu não afirmaria com tanta convicção que durasse até finais de fevereiro, o cenário pode inverter um pouco antes (aposto em meados de janeiro).
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Eu só agradeço estar bom tempo em Lisboa. Pelos vistos as minhas semanas aí vão ser em cheio. :D Só espero é para inícios de Janeiro não apanhar mau tempo no meu regresso a casa, porque a turbulência na região dos Açores sempre que há mau tempo é horrível e não desejo a ninguém.

Abraços e cumprimentos
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa tarde,

Eu só agradeço estar bom tempo em Lisboa. Pelos vistos as minhas semanas aí vão ser em cheio. :D Só espero é para inícios de Janeiro não apanhar mau tempo no meu regresso a casa, porque a turbulência na região dos Açores sempre que há mau tempo é horrível e não desejo a ninguém.

Abraços e cumprimentos

Eu não vejo as previsões assim tão boas. Para mim há condições para termos chuva em cada 2/3 dias. Mas eu não me comprometo com previsões a mais de uma semana. Safa...
se calhar a antevisão de semanas de tédio ... fica por baixo de água :D
votos de boa viagem.
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...:eek:

Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.

Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.

Na minha opinião toda a chuva que vier a cair será em entradas de SW...não serão frequntes, mas as poucas que vierem darão bastante chuva, e é essa a razão de eu apostar num Inverno tépido mas algo seco.
( O que vai irritar muito os amantes da neve...embora eu ache que depois a Primavera vá trazer surpresas :D)

Se é possivel que haja uma entrada de SW razoavel para meados ou finais deste mês, acompanhando a forte zonalidade...é, mas ainda estamos muito longe de qualquer certeza a não ser que o padrão geral tende a ser de circulação zonal forte, tempo ameno e algumas hipoteses de chuva ali pelo meio:p

Para o curto prazo, teremos uma frente associada a uma depressão a NW e a um cavado, que dará em alguma chuva essencialmente no norte e centro durante o fim de semana.
Na Europa, bastante neve a zona central e de NE, a cotas baixas.

O GFS carrega cada vez mais na depressão atlântica, 935 hPa :shocking:
O ECM mantém os 950 hPa.