Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Dez 2011 às 00:12.

  1. meteo

    meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Fev 2008
    Mensagens:
    1,956
    Local:
    Oeiras
    Quando a previsão para a semana seguinte é de tempo ameno,ou sem interesse, pareçe que se entra em depressão,e vamos ter logo seca durante 3 meses! Este Outubro foi assim,é sempre assim. Mas alguma vez vamos ter mesmo falta de chuva! Há sempre anos em que isso aconteçe.Espera-se que não seja este ano. Mas não vale a pena antecipar a crise.Com este espirito há crise quando a houver,antes de haver,e quando não existe :lmao:

    Mas o fim de Outono não está desinteressante não senhor! Ondulação nos próximos dias espectacular de se ver,com pouco vento que pode não destruir as ondas e deixa-las com excelente formação.E periodo gigante. Hoje houve ondas de 20 s de periodo! Para além de que este mês já tivemos 2 ou 3 dias de nevoeiro,com temperaturas bem engraçadas! Nem só de chuva ou neve se faz um Inverno.
     
  2. Norther

    Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Nov 2010
    Mensagens:
    1,877
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    É verdade Mário Barros belos dias de nevoeiro tem estado, e lembro que no natal passado pelas 3:30 h estava no Madeiro que estava a uma cota de 700 metros de altitude e tivemos uma pequena queda de neve e por vezes gelo durante 45 min, pena que a precipitação nesse dia foi muito pouca e ficasse pelo sul do país, lembro-me que uns dias antes tinha-mos a esperança que a precipitação chegasse bem ao centro do país mas foi só a borrifar o chão.


    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Adorava ter um natal com neve mas parece ser difícil, as previsões sazonais para este outono inverno assim o indicavam :cool:
     
  3. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,961
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Todos sentimos até ao momento que o frio estava arredado do continente.
    Mas há um vislumbre da entrada de frio...
    Nestas imagens da Ogimet, relativas à previsão do modelo GFS, observamos que temos ali uma espécie de "click" que poderá ser determinante para que algum frio continental venha até a península.
    Para isso precisamos de uma depressão no mediterrâneo ocidental (entre as penínsulas Ibérica e Italiana) e uma anticiclone algures no golfo da Biscaia.
    Lá para dias 18 a 19 tudo se parece conjugar nesse sentido...;)
    Assim seja:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Uma depressão irá entrar de NO para SE e poderá ficar no mediterrâneo uns poucos dias.
    Pode ser que se concretize, embora o GFS esteja bastante inconstante neste outono. Mas há esperanças...:p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Este final de Outono está a dar que fazer aos modelos de previsões, está cada vez mais arriscado prever com algum rigor a bastantes horas de distancia...
    Apesar das "queixas" gerais (também me incluo um pouco) parece-me ver alguma luz ao fundo do túnel...
    É bem verdade aquilo que disseram, a circulação zonal a norte está muito forte e consistente, está tudo a chegar a latitudes superiores, algo habitual no início do Outono antes das primeiras chuvas, não para se manter agora:confused:
    Aquilo que o GFS começa a modelar até dia 21 de Dezembro parece já ser a saída para este beco, uma entrada fria a chegar até à região da Itália no próximo dia 17 que pode impulsionar o AA mais para norte estendendo-se em crista até às Ilhas Britânicas e aí as coisas ficariam ideais para chegar o tão esperado frio...
    Vamos esperar então e seguindo ansiosamente os modelos...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,912
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Eu sinceramente não vejo nenhuma luz ao fundo do túnel...cada Run que passa é mais do mesmo...só espero que Janeiro seja diferente porque Dezembro já foi!
     
  6. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Como faço para ver aqui de Coimbra?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,196
    Local:
    Olhão (24 m)
    A run das 18 do dia 12 de Dezembro do CFS, a partir do dia de Natal está um mimo, o AA sobe e abre o caminho às depressões e entra Janeiro a dentro. :D:rolleyes:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas noites:)

    Carta do perfil vertical ( 1000hpa aos 600hpa) para lisboa:

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Podemos ver que o GFS18z coloca para o inicio de amanhã um perfil dos niveis baixos e medios bastante saturado, indicando alguma dinamica vertical nesse periodo, a qual é acompanhada por algum CAPE marginal.
    Tendo em conta isto teremos a possibilidade de alguns periodos de chuva moderada na zona de Lisboa, associada a celulas de fraca extensão vertical mas com uma grande eficiencia no que toca a producção de precipitação.

    Espero valores de 5 a 10mm, localmente a atingir os 15mm, o que é chato dada a chuva ocorrer no inicio da hora de ponta.


    Para 5f, teremos tempo novamente anticiclonico, algum ar maritimo mais humido á superficie, e temperaturas a descer, principalmente nas terras altas e no interior.
    Apesar disto são provaveis nevoeiros nas zonas mais abrigadas durante a noite e a manhã.

    A partir da noite de 5f e até sabado de manhã espera-se a entrada de uma nova massa de ar quente, associada a um novo sistema frontal de fraca actividade.
    O GFS18z não dá extensão vertical á frente de 6f/sab, pelo que se trada apenas de um resto de uma frente com expressão nos niveis baixos e medios, extrangulada e sem capacidade de gerar precipitações assinalaveis.

    Portanto a 6f será um dia novamente quentinho e humido, a que se seguirá uma fase mais nublada com aguaceiros fracos de caracter estratiforme durante a noite para o Sabado.

    Sabado será um dia um pouco mais fresco, com um fluxo de NW a trazer ar maritimo de origem mais a norte, portanto mais frio, mas será tambem um dia com bastante sol pelo que a descida da temperatura será mais notoria na minima.

    A partir de Domingo preve-se estabilidade e alguma subida de temperatura, excepto nos vales mais abrigados, onde se darão com boa probabilidade nevoeiros presistentes.

    Em principio entre Domigo e 3f o fluxo será de E/NE, mais seco, pelo que não se esperam nevoeiros nas grandes planicies do centro e sul do pais, pelo menos com a intensidade que tiveram na semana passada.
    Mesmo assim, pelo menos durante a noite, poderão ocorrer alguns nevoeiros dispersos nessas regiões, que podem afectar a area metropilitana de lisboa pela manhã ao serem empurrados pelo fluxo de NE.

    No longo prazo

    O ensemble das 12z do GEFS e as saidas operacionais do GFS/12z/18z e ECMWF/12z suportam de modo geral um cenario de forte zonalidade, com a area anticiclonia mais intensa a extender-se desde os Açores-Madeira para leste e NE até á peninsula e ao Norte de Africa.

    Temos um cenário pelo menos a 200-250h que portanto é dominado por situação anticiclonica, ventos fracos, e alguma entrada de ar maritimo que se vai misturando com ar mais seco e frio proveniente do Interior da PI.
    Este cenário portanto levará a temperaturas acima da média em muitos pontos do pais, embora os vales mais profundos e certas areas da bacia do Tejo-Sado e do Guadiana possam ter noites mais frias com nevoeiro, e nos vales mais profundos do NE talvez possam mesmo ocorrer nevoeiros persisitentes durante alguns dias seguidos.

    O padrão de circulação atmosferica está a bater certo com a minha ideia para a sazonal, embora estes fenomenos de nevoeiro não tenham sido antecipados...suponho que a maior freuquencia deste possa ter a ver com a entrada de algum ar maritimo na ciruclação do AA, que depois ao arrefecer sobre terra acaba por atingir o dewpoint mais rapidamente que o ar seco, gerando os tais nevoeiros.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. SLM

    SLM
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Nov 2010
    Mensagens:
    113
    Local:
    Fafe (350m)
    Pessoal o Snow Forecast está a dar neve para Trás-os-Montes no Sábado à noite. O que acham? É que eu preciso atravessar a Serra do Alvão no Sábado de manhã...
     
  10. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Só sexta se terá maiores certezas, até lá é aguardar.
     
  11. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    3,025
    Local:
    Bragança - 690m
    Como referiu o Mário, certezas, só mais próximas do evento e nunca serão "absolutas"... (desculpem a redundância!)

    Contudo, a esta distância temporal e baseando-me nas últimas Run's do GFS, a cota de neve deverá ser sempre acima dos 1400mts e nos períodos em que for mais baixa... não existirá precipitação!

    Deste modo não prevejo grandes constrangimentos nas estradas principais.

    Aguardemos!;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Iceberg

    Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2006
    Mensagens:
    784
    Local:
    Braga
    Com 95% de certezas, não terás problemas em atravessar o Alvão no fim-de-semana. E olha que eu conheço bem o alto do Alvão ... ;)
     
  13. PauloSR

    PauloSR
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2009
    Mensagens:
    908
    Local:
    Póvoa de Lanhoso
    Boa tarde malta,

    Perdoe-me esta especie de "off-topic", mas hoje em conversas com uma senhora já com uma certa idade, referiu que o dia de ontem (13 de Dezembro) permiteia saber como será o mês de Janeiro (dia chuvoso daí que Janeiro chuvoso). O dia de hoje fará corresponder ao mês de Fevereiro, ou seja, em regra geral o mês de Fevereiro será parecido com o dia de hoje :lol: Amanhã fará corresponder ao mês de Março, e assim sucessivamente :D

    Permitam-me assim partilhar convosco esta "estória"...

    Os amantes de neve, como eu, já estão já a deprimir... Nem dá para dar um salto a Manzaneda sequer...

    Um grande abraço
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Já conhecia essa "teoria", assim sendo podemos despedir e acabar com o instituto de meteorologia, porque em pouco mais de uma semana conseguimos fazer a previsão pro ano que vem toda :D
     
  15. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,785
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Run das 12h do GFS a quebrar com o AA sobre nós, e a presentear-nos com uma boa prenda de Natal.

    [​IMG]

    (Atenção que a previsão é para daqui a muito tempo...)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página