Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Quando a previsão para a semana seguinte é de tempo ameno,ou sem interesse, pareçe que se entra em depressão,e vamos ter logo seca durante 3 meses! Este Outubro foi assim,é sempre assim. Mas alguma vez vamos ter mesmo falta de chuva! Há sempre anos em que isso aconteçe.Espera-se que não seja este ano. Mas não vale a pena antecipar a crise.Com este espirito há crise quando a houver,antes de haver,e quando não existe :lmao:

Mas o fim de Outono não está desinteressante não senhor! Ondulação nos próximos dias espectacular de se ver,com pouco vento que pode não destruir as ondas e deixa-las com excelente formação.E periodo gigante. Hoje houve ondas de 20 s de periodo! Para além de que este mês já tivemos 2 ou 3 dias de nevoeiro,com temperaturas bem engraçadas! Nem só de chuva ou neve se faz um Inverno.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
É verdade Mário Barros belos dias de nevoeiro tem estado, e lembro que no natal passado pelas 3:30 h estava no Madeiro que estava a uma cota de 700 metros de altitude e tivemos uma pequena queda de neve e por vezes gelo durante 45 min, pena que a precipitação nesse dia foi muito pouca e ficasse pelo sul do país, lembro-me que uns dias antes tinha-mos a esperança que a precipitação chegasse bem ao centro do país mas foi só a borrifar o chão.


16665710150114495356628.jpg











Adorava ter um natal com neve mas parece ser difícil, as previsões sazonais para este outono inverno assim o indicavam :cool:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Todos sentimos até ao momento que o frio estava arredado do continente.
Mas há um vislumbre da entrada de frio...
Nestas imagens da Ogimet, relativas à previsão do modelo GFS, observamos que temos ali uma espécie de "click" que poderá ser determinante para que algum frio continental venha até a península.
Para isso precisamos de uma depressão no mediterrâneo ocidental (entre as penínsulas Ibérica e Italiana) e uma anticiclone algures no golfo da Biscaia.
Lá para dias 18 a 19 tudo se parece conjugar nesse sentido...;)
Assim seja:

no1ud.jpg


no2vy.jpg


Uma depressão irá entrar de NO para SE e poderá ficar no mediterrâneo uns poucos dias.
Pode ser que se concretize, embora o GFS esteja bastante inconstante neste outono. Mas há esperanças...:p
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Este final de Outono está a dar que fazer aos modelos de previsões, está cada vez mais arriscado prever com algum rigor a bastantes horas de distancia...
Apesar das "queixas" gerais (também me incluo um pouco) parece-me ver alguma luz ao fundo do túnel...
É bem verdade aquilo que disseram, a circulação zonal a norte está muito forte e consistente, está tudo a chegar a latitudes superiores, algo habitual no início do Outono antes das primeiras chuvas, não para se manter agora:confused:
Aquilo que o GFS começa a modelar até dia 21 de Dezembro parece já ser a saída para este beco, uma entrada fria a chegar até à região da Itália no próximo dia 17 que pode impulsionar o AA mais para norte estendendo-se em crista até às Ilhas Britânicas e aí as coisas ficariam ideais para chegar o tão esperado frio...
Vamos esperar então e seguindo ansiosamente os modelos...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A run das 18 do dia 12 de Dezembro do CFS, a partir do dia de Natal está um mimo, o AA sobe e abre o caminho às depressões e entra Janeiro a dentro. :D:rolleyes:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)

Carta do perfil vertical ( 1000hpa aos 600hpa) para lisboa:



Uploaded with ImageShack.us

Podemos ver que o GFS18z coloca para o inicio de amanhã um perfil dos niveis baixos e medios bastante saturado, indicando alguma dinamica vertical nesse periodo, a qual é acompanhada por algum CAPE marginal.
Tendo em conta isto teremos a possibilidade de alguns periodos de chuva moderada na zona de Lisboa, associada a celulas de fraca extensão vertical mas com uma grande eficiencia no que toca a producção de precipitação.

Espero valores de 5 a 10mm, localmente a atingir os 15mm, o que é chato dada a chuva ocorrer no inicio da hora de ponta.


Para 5f, teremos tempo novamente anticiclonico, algum ar maritimo mais humido á superficie, e temperaturas a descer, principalmente nas terras altas e no interior.
Apesar disto são provaveis nevoeiros nas zonas mais abrigadas durante a noite e a manhã.

A partir da noite de 5f e até sabado de manhã espera-se a entrada de uma nova massa de ar quente, associada a um novo sistema frontal de fraca actividade.
O GFS18z não dá extensão vertical á frente de 6f/sab, pelo que se trada apenas de um resto de uma frente com expressão nos niveis baixos e medios, extrangulada e sem capacidade de gerar precipitações assinalaveis.

Portanto a 6f será um dia novamente quentinho e humido, a que se seguirá uma fase mais nublada com aguaceiros fracos de caracter estratiforme durante a noite para o Sabado.

Sabado será um dia um pouco mais fresco, com um fluxo de NW a trazer ar maritimo de origem mais a norte, portanto mais frio, mas será tambem um dia com bastante sol pelo que a descida da temperatura será mais notoria na minima.

A partir de Domingo preve-se estabilidade e alguma subida de temperatura, excepto nos vales mais abrigados, onde se darão com boa probabilidade nevoeiros presistentes.

Em principio entre Domigo e 3f o fluxo será de E/NE, mais seco, pelo que não se esperam nevoeiros nas grandes planicies do centro e sul do pais, pelo menos com a intensidade que tiveram na semana passada.
Mesmo assim, pelo menos durante a noite, poderão ocorrer alguns nevoeiros dispersos nessas regiões, que podem afectar a area metropilitana de lisboa pela manhã ao serem empurrados pelo fluxo de NE.

No longo prazo

O ensemble das 12z do GEFS e as saidas operacionais do GFS/12z/18z e ECMWF/12z suportam de modo geral um cenario de forte zonalidade, com a area anticiclonia mais intensa a extender-se desde os Açores-Madeira para leste e NE até á peninsula e ao Norte de Africa.

Temos um cenário pelo menos a 200-250h que portanto é dominado por situação anticiclonica, ventos fracos, e alguma entrada de ar maritimo que se vai misturando com ar mais seco e frio proveniente do Interior da PI.
Este cenário portanto levará a temperaturas acima da média em muitos pontos do pais, embora os vales mais profundos e certas areas da bacia do Tejo-Sado e do Guadiana possam ter noites mais frias com nevoeiro, e nos vales mais profundos do NE talvez possam mesmo ocorrer nevoeiros persisitentes durante alguns dias seguidos.

O padrão de circulação atmosferica está a bater certo com a minha ideia para a sazonal, embora estes fenomenos de nevoeiro não tenham sido antecipados...suponho que a maior freuquencia deste possa ter a ver com a entrada de algum ar maritimo na ciruclação do AA, que depois ao arrefecer sobre terra acaba por atingir o dewpoint mais rapidamente que o ar seco, gerando os tais nevoeiros.
 

SLM

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
113
Local
Fafe (350m)
Pessoal o Snow Forecast está a dar neve para Trás-os-Montes no Sábado à noite. O que acham? É que eu preciso atravessar a Serra do Alvão no Sábado de manhã...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pessoal o Snow Forecast está a dar neve para Trás-os-Montes no Sábado à noite. O que acham? É que eu preciso atravessar a Serra do Alvão no Sábado de manhã...

Só sexta se terá maiores certezas, até lá é aguardar.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Pessoal o Snow Forecast está a dar neve para Trás-os-Montes no Sábado à noite. O que acham? É que eu preciso atravessar a Serra do Alvão no Sábado de manhã...

Como referiu o Mário, certezas, só mais próximas do evento e nunca serão "absolutas"... (desculpem a redundância!)

Contudo, a esta distância temporal e baseando-me nas últimas Run's do GFS, a cota de neve deverá ser sempre acima dos 1400mts e nos períodos em que for mais baixa... não existirá precipitação!

Deste modo não prevejo grandes constrangimentos nas estradas principais.

Aguardemos!;)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Pessoal o Snow Forecast está a dar neve para Trás-os-Montes no Sábado à noite. O que acham? É que eu preciso atravessar a Serra do Alvão no Sábado de manhã...

Com 95% de certezas, não terás problemas em atravessar o Alvão no fim-de-semana. E olha que eu conheço bem o alto do Alvão ... ;)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde malta,

Perdoe-me esta especie de "off-topic", mas hoje em conversas com uma senhora já com uma certa idade, referiu que o dia de ontem (13 de Dezembro) permiteia saber como será o mês de Janeiro (dia chuvoso daí que Janeiro chuvoso). O dia de hoje fará corresponder ao mês de Fevereiro, ou seja, em regra geral o mês de Fevereiro será parecido com o dia de hoje :lol: Amanhã fará corresponder ao mês de Março, e assim sucessivamente :D

Permitam-me assim partilhar convosco esta "estória"...

Os amantes de neve, como eu, já estão já a deprimir... Nem dá para dar um salto a Manzaneda sequer...

Um grande abraço
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boa tarde malta,

Perdoe-me esta especie de "off-topic", mas hoje em conversas com uma senhora já com uma certa idade, referiu que o dia de ontem (13 de Dezembro) permiteia saber como será o mês de Janeiro (dia chuvoso daí que Janeiro chuvoso). O dia de hoje fará corresponder ao mês de Fevereiro, ou seja, em regra geral o mês de Fevereiro será parecido com o dia de hoje :lol: Amanhã fará corresponder ao mês de Março, e assim sucessivamente :D

Permitam-me assim partilhar convosco esta "estória"...

Os amantes de neve, como eu, já estão já a deprimir... Nem dá para dar um salto a Manzaneda sequer...

Um grande abraço

Já conhecia essa "teoria", assim sendo podemos despedir e acabar com o instituto de meteorologia, porque em pouco mais de uma semana conseguimos fazer a previsão pro ano que vem toda :D