Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
A geada negra vai ser em todo o território até ao litoral não apenas no interior

Sim. Foi o que eu disse. Todo o norte (incluindo litoral), centro (incluindo litoral) e no sul é que só acredito que haja no interior.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Em relação à GEADA NEGRA nem tudo é mau. mas com a falta de humidade no solo neste ano não vai ser nada de especial...
Convivi com ela muitas vezes aqui em Paços de Ferreira, quando era mais novo. O meu pai e avô diziam-me muitas vezes que convinha que ela viesse algumas vezes, para que as lagartas, bichas ou outros insectos fossem mortos. Muitas culturas precisavam que o inverno tivesse frio para que certas pragas fossem diminuídas com o frio - o processo é a congelação da camada superficial do solo.
Ainda estes dias cavei a terra e encontrei muitas lagartas vivas - daquelas que tem umas "mandíbulas" desproporcionais ao tamanho, muito vorazes e responsáveis por destruir vários tipos de cultura, hortícolas, frutícolas incluindo relvados; não é habitual haver tantas lagartas, as geadas foram poucas, fracas e muito tardias. Pode ser que agora a maior parte delas morra, senão vamos ter culturas destruídas na próxima época de cultivo.:thumbsup:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Esquecendo o frio que se avizinha ...impressionou-me ver, mais uma vez, aquele maldito anti-ciclone aqui a oeste a tornar-se outra vez poderoso a partir da inicio da semana que vem e que segundo o GFS não tem fim à vista. O ECM dá um cenário diferente mas quanto a precipitação nem vê-la. Tamos confinados apenas ao frio ou à falta dele.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Já saíram as previsões do IM e agora finalmente carregam já no frio...A minha aposta vai para que a noite de sexta para sábado seja mais fria, atendendo a que o vento à partida será menos intenso...
Mesmo assim a madrugada de hoje para amanhã será bem fresca e com o vento moderado a forte principalmente nas terras altas...logo o desconforto será talvez maior ainda...
Reparem por exemplo na Guarda...
semttulocmt.jpg
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Relativamente aos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro parece que o ECM e o GFS estão em desacordo quanto é entrada de frio...o GFS retirou o frio mas o ECM mantém.
Correcto??
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Relativamente aos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro parece que o ECM e o GFS estão em desacordo quanto é entrada de frio...o GFS retirou o frio mas o ECM mantém.
Correcto??

Sim...o GFS na run das 6h retirou o frio para esses dias...mas não podemos esquecer que essa saída não é das mais credíveis, vamos esperar pela das 12h que estará a sair daqui a pouco...
Não esquecendo também que antes disso temos a animação destes próximos dias, e que hoje ainda é dia 2...mais de uma semana de intervalo...
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Sim...o GFS na run das 6h retirou o frio para esses dias...mas não podemos esquecer que essa saída não é das mais credíveis, vamos esperar pela das 12h que estará a sair daqui a pouco...
Qual das runs é a mais credivel ? Tinha ideia que era a das 18h.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pelo que tenho entendido da minha presença aqui, a "run das 18" é a que costuma dar mais alegrias à massa associativa; promete muitos resultados.

Sim, também é verdade, mas isso é porque a RUN das 18h é conhecida como a "RUN dos devaneios".

Nunca se deve confiar muito nessa RUN, faz-nos sonhar e depois deita-nos logo abaixo a seguir. :rolleyes: