Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Situação muito feia nos modelos! Não há nenhuma perspectiva de mudança nas próximas 384h. Resumindo teremos a continuação da secura pelo menos até meio do mês. O frio também não será nada de especial, apenas com as comuns inversões térmicas que já há várias semanas temos vindo a sentir.
Sou um leigo na matéria mas volto a frisar que só acredito num padrão diferente da atmosfera à medida que nos aproximaremos da mudança de estação.
Recordo que durante este mês o dia cresce cerca de uma hora. Com a maior insolação do hemisfério Norte abre portas para uma reestruturação da atmosfera e talvez uma mudança de padrão. Pelo menos uma quebra momentânea deste monstro AA.

Há algum tempo que não posto aqui, mas tenho seguido o forum sempre.

Tanto o GFS, como ECMWF, colocam a semana inteira a continuação de frio na Europa, com a iso 0 a estar sobre nós e bem perto a semana toda.

Se por aqui o Inverno tem sido monótono, com poucas situações climatéricas de registo, pela Europa Central, o caso muda de figura, o general Inverno está com as suas tropas em plena acção, numa vaga de frio intensa, quebrando alguns recordes por esses países Europeus fora.
Em Portugal mais uma vez a Troika cortou nos o frio, mas deu à Grécia, mas em que ficamos :lol:
Interessante que iremos ter a continuação de frio pela Europa Central e Europa do Leste, e esperar, que no próximo fim de semana, a :rain: volte ao nosso país, e já agora acompanhada com um pouquinho desse frio a mais que a Europa está a sofrer.:p

Pessoal do Litoral, não metam essas expectativas muito elevadas. A próxima madrugada é mais uma para esquecer, em termos de mínimas.

rtavn248.png

Boas tardes,

Olhando para os modelos a médio prazo, ponho-me a pensar...se com tanta bolsa de ar frio, não levarmos com uma em cheio somos mesmo o país da pouca fortuna...podem cortar-nos o rating à vontade :lol:

Uploaded with ImageShack.us

Fonte: Meteociel

Bom. Com este episódio de frio, acho que este Inverno já deu o que tinha a dar, por isso o melhor é começar a apostar numa primavera chuvosa, ou caso contrario vai ser um ano sem precedentes em termos agrícolas! Nunca vi uma pobreza Franciscana de Inverno como este, mesmo sabendo que Portugal não é um país de Eventos fora do vulgar...

Tal como os Portugueses em geral estão a emigrar para ter condições de vida melhores, acredito que aqui no forum vão passar a haver também emigrações em busca de um clima melhor :lmao::lmao::lmao:

O futuro em termos de modelos?

A resposta é simples: Tempo algo ameno e AA em cima de nós (com um ou outro episodiosito de frio)! Até dá sono:sono:

Bom. Com este episódio de frio, acho que este Inverno já deu o que tinha a dar, por isso o melhor é começar a apostar numa primavera chuvosa, ou caso contrario vai ser um ano sem precedentes em termos agrícolas! Nunca vi uma pobreza Franciscana de Inverno como este, mesmo sabendo que Portugal não é um país de Eventos fora do vulgar...

Tal como os Portugueses em geral estão a emigrar para ter condições de vida melhores, acredito que aqui no forum vão passar a haver também emigrações em busca de um clima melhor :lmao::lmao::lmao:

O futuro em termos de modelos?

A resposta é simples: Tempo algo ameno e AA em cima de nós (com um ou outro episodiosito de frio)! Até dá sono:sono:

A tendência atual mostra o AA a nos largar a partir do dia 10 mais ou menos!Esperemos que se confirme nos próximos dias

Só para se ter uma ideia de que esta é uma vaga de frio sem precedentes o GFS coloca-a a atingir quase todos os países acima do paralelo 25 norte.

Escapa o Egipto e parte de Marrocos. Até o norte do Níger e do Chade (pleno deserto) vão conhecer temperaturas diferentes durante o dia.

f78temp850.png

f96tmin.png

A run das 18h do GFS já não tem nada a ver com a das 6h e a das 12h antecedentes. De facto dão mesmo a subida do AA para Norte/Noroeste e a entrada das nossas "amigas" depressões. Esta saída não tem nada a ver com o que nos temos habituado a ver nos modelos desde à dois meses para cá. São boas noticias num horizonte algo distante, no entanto é preciso manter os pés assentes sobre a terra e esperar. Esta semana que vem será crucial para ver qual a tendência que se desenhará nos modelos. A meu ver acho que já tivemos mais longe da mudança mas ainda pode ser tudo falso alarme.