1. Devido ao upgrade do modelo GFS para o v16 e resultantes mudanças de parametrização, as cartas estão temporariamente indisponíveis. Meteogramas já disponíveis!
    Seguimento Meteorológico: Litoral Norte | Interior Norte e Centro | Litoral Centro | Sul | Açores e Madeira | Livre
    Previsões: Curto prazo: até 3 dias | Médio prazo: até 2 semanas | Longo prazo: mensal e sazonal    (Regras e links úteis nos 1ºs posts)
     Twitter |  Facebook | Avisos IPMA/Alertas ANPC

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 29 Jan 2012 às 00:03.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    A nossa entrada fria está já fixa, o frio deverá abandonar o Pais pelo inicio da tarde de Domingo, altura em que chegará uma pluma de ar maritimo humido.
    Provavelmente poderão haver nevoeiros e chuviscos no Domingo, e na noite de Domingo para 2f.

    Quanto ao médio prazo...como referi no post anterior, o modelo acabou por optar apenas pela 2a permissa, o Atlantico vai estar um pouco mais bloqueado e teremos a dorsal a regredir para W com o AA a regenerar-se no Atlantico.
    Espera-se a continuação de um fluxo fresco de N, mas o ar polar vai-se afastar afectando apenas o leste e o nordeste da Peninsula.

    ...........................................


    Atenção á depressão no mediterraneo, que se manterá estacionaria na região central deste mar causando um afluxo constante de ar humido e frio nos balcães e na Italia.
    Neve á cota 0 a norte dos 40ºN e cotas muito baixas na Grecia e no sul da Italia...

    Espera-se que este evento traga acumulações quase record de mais de meio metro nas costas do Adriático e valores que podem superar os 3m nas zonas elevadas...a neve afecatrá todos os estados Balcanicos, o E da Austria e o sul da Polonia, qualquer flutuação desta linha de fronteira poderá trazer rapidamente acumulações de 20-40cm a cidades como Viena e Bratislava, que para já estarão abrigadas deste cenário dada a acção de bloqueio á massa de ar instavel que o anticiclone polar térmico exerce.

    Quanto á Espanha é esperada alguma queda de neve mesmo a cotas o na costa E e NE já que o ar gelado vai movimentar-se sobre o Mediterraneo gerando muita instabilidade latente.

    A França e a Alemanha, na 6f, serão afectadas por uma nova perturbação associada a um cold core em altura e ar maritimo á sfc, deverá nevar desde os Pirinéus e os Cantábricos até á Dinamarca, a cotas proximas a 0, mas de modo fraco....Paris poderá ver 1 ou 2 pares de cm neste dia mas nada de mais.

    Em suma..um fim de semana complicado no Mediterraneo e Balcães, e um inicio de semana com alguns flocos na Europa ocidental.
    Para a semana mantem-se a situação complicada na Europa E e SE, mas haverá uma melhoria em toda a fachada ocidental do velho continente.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. NunoBrito

    NunoBrito
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    344
    Local:
    Parede - Cascais
    TEMPO FRIO - MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO

    Na sequência do briefing técnico realizado esta manhã entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o Instituto de Meteorologia, a Direcção-Geral da Saúde e o Instituto da Solidariedade e Segurança Social, há a salientar um conjunto de medidas de autoprotecção face às temperaturas baixas, em especial durante a noite, em particular entre Sexta-feira e Sábado (dias 3 e 4 de fevereiro).

    É necessário especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas. A Direcção-Geral da Saúde recomenda a adopção das seguintes medidas:

    •que se evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura;
    •o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
    •a protecção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
    •a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o alcool que proporciona uma falsa sensação de calor;
    •especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

    A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda ainda:

    •especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;
    •que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possivel evitar o uso de braseiras ou lareiras;
    •que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar;
    •que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adoptando uma condução defensiva;
    •especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

    Para além das recomendações acima descritas, encontrará informação adicional em www.dgs.pt, www.meteo.pt e www.prociv.pt .

    Através da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) poderão os cidadãos obter esclarecimentos adicionais sobre os efeitos do frio na saúde, medidas de autoprotecção ou ser devidamente encaminhados para os serviços de saúde quando se justifique.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,926
    Local:
    Bragança (740 m)
    Isto afinal vai ficar em pouca coisa, o que há dias parecia um cenário histórico hoje não passa de uma entrada de ar frio continental igual a tantas outras, com a diferença que desta vez vai durar apenas 3 dias segundo o GFS. Parece que em Portugal estamos condenados a ter eventos históricos apenas no verão com as mega ondas de calor, depois chega o inverno e os eventos históricos calham sempre aos outros.

    Ah, o elemento branco continua e vai continuar sem aparecer seja onde for. :mad:
     
  4. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,451
    Local:
    Olhão (24 m)
    Começa o frio a chegar e o consumo de electricidade disparou.

    [​IMG]

    Fonte: REN
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. João Sousa

    João Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Dez 2010
    Mensagens:
    199
    Local:
    Covilhã
    Um pertinente post, meu caro. Sobretudo, num contexto em que esse bem, (electricidade) viu ser aumentado o IVA de 6% para 23%.

    Aqui o frio também já chegou em força, potenciado por um vento do quadrante de leste, que faz aumentar em muito a desagradável sensação térmica.:surprise:
     
  6. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    462
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    Tem-se falado, por aqui no fórum, do efeito das geadas negras nas plantas. Eis o que aconteceu aos eucaliptos e mimosas, em novembro/dezembro de 2007 na Beira Interior. Esta foi tirada no norte do concelho da Covilhã, no limite com o concelho de Belmonte.

    Não tenham "pena" das mimosas, que são a pior praga vegetal que alguma vez foi introduzida em Portugal

    [​IMG]
     
  7. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,156
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Ola PedroNTSantos! Então e as mimosas não rebentaram a seguir? Ou secaram por completo? São de facto uma peste, mais vale não as cortar, rebentam mais 2 ou 3, até com o fogo se propagam!

    Relativamente ao evento frio e aos modelos GFS, ECM, apenas digo que é para aproveitar o evento que nem é fora de série (para recordar).. Porque a seguir até onde a vista alcança é apenas mais do mesmo: anticiclone dos açores e temperaturas normais!

    Que inverno mais triste este.. O que me preocupa mais é a ausência de precipitação! Mesmo havendo água (ex: castelo branco tem água para 4 anos), não podemos esquecer que a eficiência do seu tratamento e por conseguinte a sua qualidade final, é sempre afectada em anos hidrológicos de seca como este! Tenho muita esperança na Primavera em termos de precipitação, segundo análise do stormy e davidf!

    Mas é uma senhora seca este inverno.. Nada que não pertença ao normal flutuar climatológico de portugal.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Santos

    Santos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Jan 2006
    Mensagens:
    1,110
    Local:
    -------
    Resumido de uma forma perfeita, fica na porta, a 500hpa nem se fala ....
    Os n/visinhos de cima, de lado e por baixo esses sim têm muito com que se entreter.
    Há mais marés que marinheiros ...
     
  9. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Acho que fevereiro ainda tem muito para dar. Olhando para os ensembles parece-me que depois de 2 ou 3 dias desinteressantes, voltará o frio seco. E lá mais para a frente até nem descartaria uma depressão a sudoeste, se formos a ver a média dos ensembles, tanto do GFS como do ECMWF, temos a iso 0 sempre dentro do nosso país, até às calendas.
     
  10. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    462
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    Algumas voltaram a rebentar, mas nas zonas afetadas, fiquei com a sensação que impediu uma maior propagação da espécie nos anos seguintes. Tens razão, o fogo só ajuda ainda mais a propagar. Uma zona para ser recuperável tem que ter uma intervenção continuada (cortar, cortar, cortar, ano após ano e plantar plantas que lhes façam ensombramento


    Esta saída do ECM não veio confirmar o desaparecimento, ou no mínimo, o adiar, de uma nova entrada fria para a próxima semana, tal como prevista pela saída das 12h do GFS?!
     
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    A longo prazo, saídas operacionais de pouco servem, o importante é o ensemble, e a saída do ECMWF das 12z é claramente um outlier quente (na medida em que é mais quente que a generalidade das perturbações). Basta ver as diferenças da operacional para a média dos ensembles:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Não quero dizer que não possa ocorrer o que mostra a operacional, mas a tendência é para que o frio se mantenha por perto, e depois, já acima das 240 horas, o AA tende a deslocar-se para oeste, e pode-se criar uma depressão junto à costa oeste portuguesa ou no Mediterrâneo (isto já está mais distante, e já se previu tantas vezes o afastamento do AA e isso nunca aconteceu, portanto é melhor esperar para ver neste caso):

    [​IMG]
     
  12. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,741
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Previsão para domingo, 5 de fevereiro de 2012

    Céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade nas regiões Norte
    e Centro, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca
    na região Norte, que poderá ser de neve nas terras altas.


    IM
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    462
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    Obrigado pela explicação.
     
  14. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Esse ensemble por vezes muda de uma forma drástica ....

    Olhar para um ensemble é como olhar, para uma previsão sazonal ..... chegámos a ver todos os modelos a dar uma enorme mudança para este inicio de Fevereiro cuja durabilidade chegva a ser de 7/8 dias .....
    Aconteceu? Não .. basta ver o tempo que temos ....

    Por isso para mim ensembles pouco valem ... serve para nos guiarmos para um possivel alteração de padrão mais nada, enfim sempre serve para alguns sonharem !!

    Este mês espero este padrão .... o mês todinho !!
     
  15. JoCa

    JoCa
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Jan 2009
    Mensagens:
    72
    Local:
    Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
    Por aqui na Cruz de Pau, Seixal a entrada fria poderá não ter o efeito esperado, ou seja, o frio não quer mesmo nada por estas bandas. Estão 6,5º graus desde as 19 horas. A temperatura estabilizou e poderá não descer muito mais. A mínima poderá nem atingir os 2º graus previstos para a região de Lisboa. Aqui nada de anormal ou que não tivesse feito nos últimos dias!
     

Partilhar esta Página