Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O ECM está interessante novamente a partir de 4ªfeira sempre com a iso 0ºC em cima de nós. :D
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
é mais do mesmo... precipitação zero!!

Miséria, há neve em Barcelona, Roma, Veneza, Atenas e aqui é sempre a mesma treta.....

Portugal é um país tão monótono até mesmo no que há meteorologia diz respeito!!!

desculpem o desabafo mas para isto prefiro que haja isos 8 com ou sem chuva do que estar a passar frio ......
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas tardes,

Olhando para os modelos a médio prazo, ponho-me a pensar...se com tanta bolsa de ar frio, não levarmos com uma em cheio somos mesmo o país da pouca fortuna...podem cortar-nos o rating à vontade :lol:

Na saída das 12Z disse isto e os modelos parece que querem modelar algo desse género, olhando às 18Z e ao ECM mas...

Portugal é Portugal...

Parece-me mais realista o ECM neste momento.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Na saída das 12Z disse isto e os modelos parece que querem modelar algo desse género, olhando às 18Z e ao ECM mas...

Portugal é Portugal...

Parece-me mais realista o ECM neste momento.

Os modelos andam a insinuar uma segunda entrada muito fria a partir do meio da semana dia 8 com a possibilidade de ser logo a seguir uma entrada fria e húmida (chuva e neve) que poderia ser a cotas extremamente baixas mas isto já é entrar noutros patamares que por enquanto estão muito longe :) mas é muito interessante o deslocar do AA para norte de novo com bolsas muito frias e instáveis na Europa a virem para oeste :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Run operacional do ECMWF: 120 horas com isos negativas em todo o país (120-240)

Médio dos ensembles do ECMWF: 144 horas com isos negativas no norte do país (96-240), 96 horas a norte do Tejo (144-240)

Run das 18z do GFS: 264 horas com isos negativas a norte do Tejo (120-384)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
A RUN18z do GFS está muito interessante no médio/longo prazo:D...mas o problema é exactamente esse, ser médio/longo prazo:unsure:, na próxima RUN deve de desaparecer tudo é o mais provável.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Parece que está praticamente assegurada uma segunda entrada fria a partir da próxima quarta feira, provavelmente não tão intensa quanto esta, mas eventualmente mais duradoura e com algumas possibilidades de instabilidade. A 192 horas a convergência é extremamente interessante, com uma depressão em altitude a atravessar a Europa vinda do Báltico e a estacionar na península (percurso idêntico a 29/01/06). De todos os modelos que chegam às 192h (5) só o japonês não mostra essa depressão, sendo que o posicionamento varia desde o GFS (excelente) até ao ECMWF (não tão bom):

gfs-2012020400-0-192_msb5.png


gfs-2012020400-1-192_jvm5.png


ECM1-192_pas7.GIF


ECM0-192_soc1.GIF


gem-0-192_ozs5.png


bom-0-192_gcw8.png
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bom dia,

A pouco mais de 120h parece que vem ai o TGV do frio e quem sabe algo mais :lol:

gfs-2012020406-0-132_ubq6.png


Fonte: Meteociel

Mas é para já ainda longe...e Portugal é Portugal...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Poupem-me ....

Esses diversos cenários de frio e nisso os modelos concordam ... agora o cenário do GFS mesmo não estando assim tão longe é fantasioso, para não dizer completamente ridículo .....
E esse modelo está praticamente sozinho .....

Recordo que neste Inverno o GFS perdeu quase sempre ... senão sempre !!

Obviamente no GFS refiro-me á conjugação do frio e dessa instabilidade ...
 

-jf-

Cirrus
Registo
24 Jul 2010
Mensagens
28
Local
torres novas
pode ser que o meu desabafo tenha servido para alguma coisa e que possa surgir a médio prazo algo espectacular no nosso país!!

--------------------------------------------------------------

Ou eu me engano muito, ou o elemento branco vai fazer a sua visitinha este mês de Fevereiro, mais do que uma vez .... a cotas relativamente baixas !!!

:cold::thumbsup: