Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Poupem-me ....

Esses diversos cenários de frio e nisso os modelos concordam ... agora o cenário do GFS mesmo não estando assim tão longe é fantasioso, para não dizer completamente ridículo .....
E esse modelo está praticamente sozinho .....

Recordo que neste Inverno o GFS perdeu quase sempre ... senão sempre !!

Obviamente no GFS refiro-me á conjugação do frio e dessa instabilidade ...

tenho a certeza que se o gfs tivesse só AA no horizonte já acreditavas ser possivel!!!!!!!!aurelio poupa-nos com os teus habituais péssimismos porfavor!!!!!!acho que devemos colocar todos os modelos em cima da mesa como sendo possivel quaquer um acertar!

tenho a certeza que se o gfs tivesse só AA no horizonte já acreditavas ser possivel!!!!!!!!aurelio poupa-nos com os teus habituais péssimismos porfavor!!!!!!acho que devemos colocar todos os modelos em cima da mesa como sendo possivel quaquer um acertar!

Oh cornudo, isto não é nenhuma tourada, ando nisto há muito mais tempo do que tu .... sei analisar quais os cenários prováveis, bem como venho analisando o comportamento de cada modelo ao longo deste Inverno, e relativamente ao Inverno tem sido sempre o GFS a ir atrás do ECM !!

Acreditas mesmo, que vem uma depressão ou se quiseres uma bolsa de ar á frio, vinda bem desde a Itália ou coisa do género atravessa a PI, fica no meio do Atlântico, ou então vem uma grande bolsa de ar frio, que cruza-nos e depois devido ao chamado "Lake Effect" (temperatura do ar muito superior á do mar) cria uma depressão a oeste de Portugal !!

Isso é tão certo ... como o Sporting ganhar o campeonato !!!

EDIT: Neste link está o ensemble do GFS, realmente a operacional e os restantes membros são "irmãos gémeos", tem tudo a ver ......
http://www.netweather.tv/index.cgi?action=ensviewer;sess= (escolher Lisbon, e aí podem ver tudo )

Oh cornudo, isto não é nenhuma tourada, ando nisto há muito mais tempo do que tu .... sei analisar quais os cenários prováveis, bem como venho analisando o comportamento de cada modelo ao longo deste Inverno, e relativamente ao Inverno tem sido sempre o GFS a ir atrás do ECM !!

Acreditas mesmo, que vem uma depressão ou se quiseres uma bolsa de ar á frio, vinda bem desde a Itália ou coisa do género atravessa a PI, fica no meio do Atlântico, ou então vem uma grande bolsa de ar frio, que cruza-nos e depois devido ao chamado "Lake Effect" (temperatura do ar muito superior á do mar) cria uma depressão a oeste de Portugal !!

Já aconteceu algumas vezes. Em 2006, em 2007, em 2009. Então no período quente é extremamente comum, e costuma provocar instabilidade convectiva.

Não há duvida que é o cenário do europeu o mais provável, mas a 192 horas a posição onde os modelos colocam a depressão em altitude é pouco relevante, o importante é que ela anda por perto.

Já aconteceu algumas vezes. Em 2006, em 2007, em 2009. Então no período quente é extremamente comum, e costuma provocar instabilidade convectiva.

Não há duvida que é o cenário do europeu o mais provável, mas a 192 horas a posição onde os modelos colocam a depressão em altitude é pouco relevante, o importante é que ela anda por perto.

Claro que é possivel ... todos os cenários na meteorologia no médio longo prazo são possiveis ... mas para mim é como aqueles cenários em que dizem que existe 5% de hipóteses de chover ....
De 0 a 100% quanto darias de possibilidade de isso do GFS ocorrer ?????

Claro que é possivel ... todos os cenários na meteorologia no médio longo prazo são possiveis ... mas para mim é como aqueles cenários em que dizem que existe 5% de hipóteses de chover ....
De 0 a 100% quanto darias de possibilidade de isso do GFS ocorrer ?????

Neste momento, praticamente zero. Mas se mostrasse um anticiclone de 1040 sobre nós ainda acharia mais improvável. Se estivéssemos daqui a 120 horas com a situação que tanto GFS como ECMWF mostram, eu dava aí uns 33 por cento ao cenário mostrado pelo GFS. E a previsão do ECMWF a partir do médio prazo no Atlântico não é muito fiável.

Já que estamos a falar de probabilidades e intuição, eu aposto no regresso da chuva e das depressões a sudoeste para a segunda metade do mês, num padrão semelhante a 2009-10, com anticiclone na Islandia, frio na Europa toda e instabilidade na Península Ibérica, com o frio a alternar com as depressões de sudoeste.

EDIT: Neste link está o ensemble do GFS, realmente a operacional e os restantes membros são "irmãos gémeos", tem tudo a ver ......
http://www.netweather.tv/index.cgi?action=ensviewer;sess= (escolher Lisbon, e aí podem ver tudo )
acaba por ser parecido com uma tourada pois o toiro antes de entrar na arena é sempre muito imprevisivel a sua prestação pois pode ser bravo como pode não prestar para nada mas os ganaderos(donos dos touros)não descartam todos os cenários da prestação do touro e assim acontece na meteorologia em que todos os modelos podem ter algo de credivel ou não!!!!!desculpem este comentário mas não podia de deixar de dar a resposta educadamente ao nosso amigo aurélo!:thumbsup:

Já que estamos a falar de probabilidades e intuição, eu aposto no regresso da chuva e das depressões a sudoeste para a segunda metade do mês, num padrão semelhante a 2009-10, com anticiclone na Islandia, frio na Europa toda e instabilidade na Península Ibérica, com o frio a alternar com as depressões de sudoeste.

Independente de vires a ter razão, ou não, aqui está um excelente exemplo de boa participação no forum.
Probabilidades : uso dos modelos de forma objectiva, cruzando diferentes modelos, incluindo sazonais (?).
intuição : a experiência. E esta não é só medida pelo nº de anos que segues os modelos e a dinâmica da atmosfera. E tu, David, bem como outros membros consegues passar essa tua intuição sem puxar ostensivamente dos galões de veterano, inibindo malta mais nova. Continua a bem do forum.

Já agora explica lá (sff)objetivamente em que te baseias para esta tua previsão. A malta gostava de aprender... não é só intuição de certeza.

Independente de vires a ter razão, ou não, aqui está um excelente exemplo de boa participação no forum.
Probabilidades : uso dos modelos de forma objectiva, cruzando diferentes modelos, incluindo sazonais (?).
intuição : a experiência. E esta não é só medida pelo nº de anos que segues os modelos e a dinâmica da atmosfera. E tu, David, bem como outros membros consegues passar essa tua intuição sem puxar ostensivamente dos galões de veterano, inibindo malta mais nova. Continua a bem do forum.

Já agora explica lá (sff)objetivamente em que te baseias para esta tua previsão. A malta gostava de aprender... não é só intuição de certeza.

Do que se tem estado aqui a falar afinal .... de uma possibilidade de junção do AA com o Siberiano ou Scandy. Obviamente é a isso que ele se refere !!
É um cenário possivel para esta segunda metade do mês como já tinha sido há um mês atrás .... há 15 dias atrás ... e agora novamente ...

É somente mais uma probabilidade, e foi isso que ele falou, de forma clara, objectiva e sem más educações, nem achas pra fogueiras, sem touradas, nem bolas mágicas ....

Felizmente vale os membros mais velhos com a sua sabedoria e sobretudo educação .....

nem mais...
Alguem que me recorde um fevereiro com cotas de neve relativamente baixas...
talvez em 93 !?!

ja agora acho completamente descabida a previsao do IM relativamente a precisao da possivel queda de neve para amanha...

estarao com 1 ou 2 passos atras!!??

Concordo contigo, se fosse só o AA a aparecer no horizonte já se dava tanta credibilidade ao modelo Americano. Portugal não é apenas a região do Algarve com o seu clima ameno todo o ano!!! Existe também uma região norte onde o elemento branco pode aparecer a cotas médias-baixas até Março!!!! Relembro que ainda estamos em pleno inverno e tudo pode acontecer... Frio vai haver agora só falta mesmo uma entrada de NW para trazer precipitação e o desejado elemento branco.... Caro Aurélio não seja assim tanto pessimista e disfrute do melhor que Portugal tem para oferecer ;).... Bom fim de semana a todos os membros do fórum. :) :cold:

- Na previsão a 32 dias do ECMWF, que este ano tem estado muito acertada, não tem grandes falhas desde novembro;

- No segundo painel do GFS, que há dias consecutivos que tem mostrado esse padrão;

- Mesmo a previsão ensemblistica do ECMWF tem mostrado grande divergência na zona da Gronelândia, Islândia, o que não dá grande apoio à sua saída operacional.

Mas já não é a primeira vez este inverno que se mostra essa tendência, e até agora nunca tal se confirmou.

Tenho que comprar um aquecedor ..... está tanto frio!

2º graus dentro de casa e parece que é para continuar, segundo os modelos temos frio garantido nos próximos tempos ......