Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012



Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Bom.
Fevereiro está feito em temos de precipitação. Mais 1 mm, menos 1 mm, o que chegar será totalmente residual. A situação é preocupante!!!
Em Lisboa nos ultimos 3 mêses choveu apenas entre 5 a 10 % do que é normal esperar nestes 3 mêses. Quanto ao frio nem falo, pois para alem de ser normalíssimo para a época, não comporta situação digna de registo em relação à seca horrorosa que estamos a viver! A mesma pergunta faço eu... voltará a chover em Portugal?
Olhar para possibilidade de chuva nos modelos neste momento é a mesma coisa que esperar ver água em pleno deserto do Sahara. Não digo mais nada... :sad:
 

avescria

Cirrus
Registo
6 Fev 2012
Mensagens
8
Local
Arouca
A culpa é de El Ninha que está a influenciar a " NAO " e a manter constantemente o AA no mesmo sitio e com esta força.
Para o ano seguindo o que tem sido normal nos ultimos anos o Inverno será diferente. O Inverno deste ano já deu o que tinha para dar. É nossa triste verdade.:sad:
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
A culpa é de El Ninha que está a influenciar a " NAO " e a manter constantemente o AA no mesmo sitio e com esta força.
Para o ano seguindo o que tem sido normal nos ultimos anos o Inverno será diferente. O Inverno deste ano já deu o que tinha para dar. É nossa triste verdade.:sad:

ehhhhhh tanta choradeira!!o nosso amigo stormy tem vindo a dar as suas previsões e até são animadoras para a segunda quinzena de fevereiro e diante !não desprezando todos os que percebem de meteorologia o stormy tem uma aptidão especial para a coisa e acredito plenamente nas suas previsões!e já agora volta vince que precisamos tambem dos teus comentarios para enriquecer este maravilhoso forum!:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É um querer e não poder. O Atlântico este ano não deixa passar nada, está bloqueado e a situação de seca poderá tornar-se complicada se não houver uma grande mudança de padrão rapidamente, mas se há uma semana parecia que o Atlântico ia desbloquear, agora não se vislumbra nada disso.

Isto em anos normais seria o início da mudança:

gfs-0-132_eis4.png


Mas muito provavelmente não será, a dorsal restabelece-se e até a pequena depressão que se forma nos Açores fica por lá e não segue para este:

gfs-0-162_iez0.png


Já para não falar do ECMWF, que mete um anticiclone de 1045 mbar a bloquear tudo.

ECM1-144_dki8.GIF


A única hipótese seria vir algo do Mediterrâneo, chegar ao Atlântico e cavar a sudoeste do continente, mas também isso está muito complicado.

Salvam-se as temperaturas, é muito provável que entremos em onda de frio em praticamente todo o país dentro de 6 dias, e com todas as EMAs do interior, inclusive Alentejo, com média das temperaturas mínimas abaixo de zero nos 15 primeiros dias do mês.

Para daqui a uma semana, ainda falta muito tempo, mas seria interessante cumprir-se a previsão do GFS para Portel, -3,5ºC e 97% de humidade. À falta de neve, teremos sincelo?
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
ehhhhhh tanta choradeira!!o nosso amigo stormy tem vindo a dar as suas previsões e até são animadoras para a segunda quinzena de fevereiro e diante !não desprezando todos os que percebem de meteorologia o stormy tem uma aptidão especial para a coisa e acredito plenamente nas suas previsões!e já agora volta vince que precisamos tambem dos teus comentarios para enriquecer este maravilhoso forum!:thumbsup:

O nosso amigo Stormy já tinha dito que em Dezembro começariam a cair as primeiras neves...isto na metereologia, e este ano então tem sido por demais, prognósticos só no final do jogo...temos assistido a cada reviravolta que previsões no máximo a 100 horas...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Mais um dia que passou e nada de novo no horizonte, impressionante esta run das 18 não coloca precipitação mesmo a médio - longo prazo. Os italianos esses sim, têem cá um festim e nós temos o AA. Vá lá ainda temos algum frio para animar-nos porque o resto é uma autêntica desilusão.
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
O nosso amigo Stormy já tinha dito que em Dezembro começariam a cair as primeiras neves...isto na metereologia, e este ano então tem sido por demais, prognósticos só no final do jogo...temos assistido a cada reviravolta que previsões no máximo a 100 horas...

é preciso é calma ! com a fome que estamos de chuva e neve quando ela vier temos um orgasmo meteorológico,enquanto nada vem, evitamos a meteodepressão e a choradeira!:D:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Off Tópic:

Se pensarmos no que ocorreu de há 1 ano para cá.. Foi um ano muito fora do comum: excepto alguns períodos ditos normais com chuva, o resto foi ver as pessoas fartarem-se de usar roupa de verão, nem houve procura de roupa de outono/inverno, tudo de t-shirt ou pólos de maio a outubro. Desde o fim de outono para cá, é só anticiclone, praticamente!

Já agora, a título de curiosidade, como seria o nosso verão caso tudo se mantivesse assim igual(la niña, nao, ...)? Seria chuvoso o verão? Que desastre para a agricultura..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O nosso amigo Stormy já tinha dito que em Dezembro começariam a cair as primeiras neves...isto na metereologia, e este ano então tem sido por demais, prognósticos só no final do jogo...temos assistido a cada reviravolta que previsões no máximo a 100 horas...

No inicio de Dezembro vi uma possibilidade de ocorrer um evento de neve, mas nunca disse que a partir de Dezembro ia estar a nevar.
Se fores ver na Sazonal de Outono-Inverno, sempre referi que Out-Nov seriam chuvosos, e o Inverno seria seco mas quente...pelos vistos errei no que toca á temperatura pois assumi que o AA estaria ainda mais em cima com um fluxo não de N/NE, mas de E.

Por agora tambem vejo a possibilidade de ocorrer um evento de precipitação razoavel a partir de dia 15/20, mas claro que como se passou no inicio de Dez, posso errar..veremos:thumbsup:

A minha filosofia no que toca a isto é um pouco arriscada...gosto de analisar os padrões e por vezes quando chego a alguma conclusão costumo arriscar logo numa previsão...ora, corro o risco de me espalhar ao comprido...mas isso tambem me dá uma certa pica:p:D

Não gosto que me digam que sou bom e tenho jeito, gosto que me critiquem, que me ensinem mais, gosto de aprender e gosto que as pessoas se ponham á minha frente e digam o que acham...todos nós crescemos quando vemos dificuldades.
O DavidSF é um tipo fantástico, tem um jeito muito especial para isto, e eu adoro quando ele discorda de mim e põe á frente a sua opinião...muito tenho eu aprendido com ele:thumbsup:

Eapero continuar a aprender e a conviver com voces nesta casa.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Podemos arriscar-nos a ter uma primavera tipo 2008 onde choveu bem até ao dia 20 de junho. O verão foi fresco sem ondas de calor. Está previsto que a La Niña se atenue até ao verão.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas há sempre um ou outro ensemble que mostram coisas diferentes. Já é um palpite que eu tenho há alguns dias que algo do género disto pode acontecer. Com o aproximar do momento, os modelos vão-se afinando, e consequentemente estabelece-se um gradiente barométrico mais normal, já não se vê aquele pântano que se via há dois ou três dias. Um aumento desse gradiente, poderia provocar o desprendimento de uma depressão em altitude proveniente da grande massa de ar frio estacionária no sul de França:

gens-4-1-114_yhy0.png


gens-4-0-114_msh1.png


gens-4-2-114_pal4.png


Não seria nada de extraordinário ao nível de precipitação, era apenas um evento branco no Alentejo, rápido, e depois voltaria o anticiclone.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois é pessoal ... isto está mau, e deste modo rapidamente a situação de seca se vai agravar exponencialmente ....
Sinceramente estou á espera de uma Primavera do tipo 2005 !!

Março -- precipitação perto da média;
Abril e Maio -- na média ou abaixo da média;