Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Está difícil, muito difícil...o bloqueio no Atlântico mantém-se forte, o AA não dá tréguas...
O ECMWF e o GFS continuam sem ver a luz ao fundo do túnel...mesmo a distâncias grandes...muito preocupante para quem depende da chuva para a agricultura...:mad:
 
Apesar de estarmos ainda a 13 Fevereiro parece claro que a precipitação aqui deverá andar próximo do zero ....

Este cada vez mais parece entrar por Março a dentro e começo a ficar com uma prespectiva de uma Primavera quentinha novamente este ano .... tal como o ano passado só que este ano mais seca .....

Os modelos este ano estão excessivamente certos, e prever Anticiclones é com eles ......

Neste momento a tendência é pra Primavera quente e mais seca, veremos então como isto continua .....

Aguardo ansiosamente pela previsão do ECM, que poderá trazer boas noticias espero eu ... pois os outros não prespectivam nada de bom !!!
 
Tempos difíceis. Para os agricultores e para os que dependem na sua actividade económica de um ano normal de chuvas , desde logo ,para as reservas de água do País em seguida, e claro, também para nós.
O pesadelo não tem fim . Ver a oportunidade gorada , num Inverno onde a surpresa até andou por latitudes ao nosso nível, ver que de Dezembro a Fevereiro nada ocorre , é absolutamente desolador.
Não é a 1ª vez. Não será a última. Eu sei.
 
A run da 0h do ECMWF mostra que o Atlântico pode "agitar" um pouco pelo menos, mas continua a surgir um problema...o mesmo de sempre...neste momento o AA estende-se desde os Açores até à Gronelândia...bloqueando toda a possibilidade do que quer que seja vindo de NW...
Vamos de mal a pior já que segundo a previsões embora baixe de latitude, abrindo uma "porta" no Atlântico...acaba por estacionar mesmo aqui em cima de nós...
A ideia que tenho é que este Inverno está com temperaturas um pouco abaixo da média, fruto do mesmo bloqueio que tem permitido que se faça fluxo de NE...
 
Fevereiro está acabado na previsão do GFS até dia 29 de Fevereiro, dão zero de precipitação. Ou seja, não há precipitação nem nos sonhos que é a mais de 300 horas. Mudança de padrão não virá este ano. Na Primavera talvez venha alguma cut-off porque depressões sejam de SW, W e NW raramente virão.

Incrível como o Inverno climático este ano ainda conseguiu superar os valores de precipitação do Inverno climático 2004/2005.

Venha Março com as suas tardes de Verão. :lol:
 
O ECMWF12z tem um cenário curioso na 6f, com uma ULL a vir de leste, sobre uma camada de ar frio e seco nos niveis baixos e médios.

O maior potencial para precipitação ocorre no Algarve e zona SW do Pais, onde há á superficie uma camada de ar mais humido e quente e uma atmosfera média mais rica.
Podem ocorre aguaceiros fracos nessas zonas em geral, mas mais para o largo sob o mar é mais provavel...e ai não tem interesse nenhum..:mad:

No Interior poderá haver alguma nebulosidade já que se espera a entrada de algum ar humido acima dos 500hpa...mas será ainda mais dificil haver precipitação..a unica hipotese será haver alguma instabilidade elevada no nucleo da ULL ( que vai passar pelo continente á latitude 39-37ºN de NE pra SW).

Mas para já não temos grande informação do GFS12z...talvez seja um bug do europeu.

Segundo ambos os modelos, apesar de alguma divergencia na 6f e sabado, a partir de domingo/2f, teremos a zonal a aproximar-se e ar quente a entrar...vamos ver que uso os modelos vão dar a esse ar quente.

Mas dada a divergencia 6f e sab é ainda mais dificil ter a noção exata do cenário lá para a frente, para alem da tendencia de zonal a descer.

Na minha opinião, apesar de eu ter falhado o palpite de chuva a começar dia 20, continuo a ver a possibilidade da chuva regressar ainda este mes...lá para dia 25-27...é o que me parece mais lógico.
Mas deixemos os modelos mastigar isto mais uns 3 ou 4 dias e logo veremos a solução que sai:thumbsup:
 
Essa cut-off que vários modelos têm mostrado, sempre pareceu desorganizada e com um movimento este-oeste bastante rápido. Agora esta última saída do ECMWF, não só a tem muito organizada, como a coloca estacionária durante várias horas no local ideal:

ECM1-120_msg7.GIF


Precipitação:

europemsl120.gif


Temperaturas a 850 hpa:

ECM0-120_lqr8.GIF
 
o gfs e muitos ensembles começam a insinuar a possibilidade de nova situação retrograda na europa para o final do mês, seria bom a NAO virar para negativa porque se continuamos assim nada mudará e voltaremos a uma zonal muito forte sem as depressões descerem à nossa latitude.

diagrama de pressão para Oslo

prmslOslo.png
 
NAO negativa ocorre quando a pressão na zona da Islândia é mais alta que nos Açores logo obriga as depressões a descerem de latitude

Isso é feito sempre em relação á média, e não causa efeito .... senão no Verão a NAO seria sempre positiva o que nem de perto corresponde á verdade !!
 
As maiores chances que temos para levar com circulação zonal á nossa latitude é quando a AO e NAO são negativas ..... tal ocorre normalmente quando forma-se um anticiclone na Gronelândia estendendo-se em crista até á escandinávia ou fundindo-se com a "Scandy" .....

Tal situação ainda não ocorreu este ano .....

O que se preve para os próximos é uma forte tendencia de AO+ com NAO + ou neutra ......