Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
a haver imersão termica nas proximas horas parece-me muito provavel que aí por bragança caia um bom nevão, para aqui as coisas estáo um pouco piores ainda assim parece-me possivel a cota ser muito mais baixa do que o previsto esta run das 12 do gfs veio baixar muito as temperaturas antes da entrada da frente, para a guarda também parece tudo garantido. Era importante que o vitorbaia desse tb a sua opinião de como estão a decorrer as suas previsões.

na torre já estão -4 e nas penhas -1 sinal de que ha ainda muito frio em altura muito importante agora será a inversão acontecer, excelente este mapa de temperaturas em superficie

Não me parece sinceramente que haja inversão térmica qualquer esta madrugada, digamos que as condições para que isso acontecesse são bastante desfavoráveis. Céu muito nublado e vento moderado durante a madrugada não deixará que haja inversão sinceramente...
Tem havido entrada de ar frio em altitude que, nas condições destas tarde com vento fraco possibilitou a chegada dessa massa de ar fria pesada até mais próximo da superfície...sem dúvida importante para que haja condições para que neve e principalmente acumule em alguns locais.
Num fenómeno de inversão térmica ao mesmo tempo que em superfície a temperatura diminui, em altitude ela aumenta...não é isso que está a acontecer...
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não me parece sinceramente que haja inversão térmica qualquer esta madrugada, digamos que as condições para que isso acontecesse são bastante desfavoráveis. Céu muito nublado e vento moderado durante a madrugada não deixará que haja inversão sinceramente...
Tem havido entrada de ar frio em altitude que, nas condições destas tarde com vento fraco possibilitou a chegada dessa massa de ar fria pesada até mais próximo da superfície...sem dúvida importante para que haja condições para que neve e principalmente acumule em alguns locais.
Vamos ver. Bragança tem normalmente inversões excelentes, e a frente só chegará depois da meia.noite. Neste momento estão cinco graus, basta descer 3\4 graus, para que a precipitaçao seja sob a forma de neve.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Mas a que horas é que entra o pico de frio no território? Pelo GFS arriscaria a dizer que é no fim da madrugada.
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Mas a que horas é que entra o pico de frio no território? Pelo GFS arriscaria a dizer que é no fim da madrugada.

Eu diria que o ar frio irá entrar no inicio da manhã e prolongar-se-a até à tarde.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Mr. Neves

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Mas a que horas é que entra o pico de frio no território? Pelo GFS arriscaria a dizer que é no fim da madrugada.
Sim. Depois da passagem da frente, entraremos no pós frontal. As cotas rondarão de madrugada os 1000m no litoral e os 800 no interior, depois a partir da manha irão descer para os 800 no litoral e vão-se manter nos 800m mais para o Interior. É esta a minha análise.
 
  • Gosto
Reactions: MarioCabral

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mas a que horas é que entra o pico de frio no território? Pelo GFS arriscaria a dizer que é no fim da madrugada.

Sem dúvida que no fim da madruga/inicio da manhã!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Freamunde!Allez

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Vamos ver. Bragança tem normalmente inversões excelentes, e a frente só chegará depois da meia.noite. Neste momento estão cinco graus, basta descer 3\4 graus, para que a precipitaçao seja sob a forma de neve.

Se não tivéssemos a chegada da frente (que agitará a calma da tarde de hoje), certamente a noite seria relativamente interessante a inversões térmicas, mas isso não acontecerá de certeza.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,619
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
que raio de aviso é este para vento com mais de 130km/h tão localizado !
f8o7.png

:huh:

Em Arouca está mais severo devido à Serra da Freita, assim como em Seia, Gouveia e Oliv.Hospital devido à serra da Estrela, etc.... Notam-se as serras da Freita/montemuro, Peneda/gerês, Estrela, Gardunha, Lousã...
Curioso mapa, a análise não é sequer feita a nivel concelhio, porque Oliveira do Hospital está com aviso marelo no norte do concelho e laranja no sul.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas.
Eu penso que estes avisos se referem às áreas montanhosas, pelos menos as zonas a vermelho coincidem com zonas de altitude.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
130 km/h parece ser algo exagerado, não devemos no entanto esquecer que na Torre (Serra da Estrela) no mês de Dezembro se não me falha a memória tivemos uma rajada superior a isso!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
130 km/h parece ser algo exagerado, não devemos no entanto esquecer que na Torre (Serra da Estrela) no mês de Dezembro se não me falha a memória tivemos uma rajada superior a isso!

Sim, não tenho a certeza se foi em dezembro ou em janeiro mas foi registada uma rajada de 150km/h. Ainda ontem registou uma rajada de 91km/h. amanhã deverá ter um registo interessante... :)