Não importa o tamanho importa é o gradiente de pressão... a distancia entre as isobaras.. acho que é por aí...
Exacto. O ano passado tivemos o caso de 19 Janeiro, em que uma zona de ventos mais forte, entre Aveiro e Leiria, tiveram a ver com isso, na altura a previsão do wrf apenas 12 horas antes era assim (rajadas):
(ano passado)
Mesmo em cima do acontecimento, o modelo falhou um pouco, aquela "língua" de rajadas mais fortes entrou um pouco mais a sul do que aparece na imagem. Para já, e pode mudar, parece-me que nos modelos temos uma situação um pouco menos agressiva que a do ano passado. Mas como disse, isto ainda vai mudar, pode suavizar, pode agravar, etc.
Vamos esperar por amanhã para ver como evoluem estes pormenores nos modelos, teremos mais dados de mesoescalas, como o Arome, etc. A situação merece muita atenção, mas sem histerias.
Nestas coisas importa é prevenir, eu por exemplo já antecipei uma viagem que era para fazer no Domingo à noite, seja muito forte ou um pouco mais fraca, a situação será sempre adversa.