Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
boas sou novo por aqui :) este ano é só entradas atlanticas para quando uma entrada seca continental porque pelo que vejo vamos entrar na primavera e este inverno fica marcado como o mais chuvoso de sempre:huh:
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
boas sou novo por aqui :) este ano é só entradas atlanticas para quando uma entrada seca continental porque pelo que vejo vamos entrar na primavera e este inverno fica marcado como o mais chuvoso de sempre:huh:

Mais chuvoso de sempre? Nada disso.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
dhoi.png


kh9y.png


Isto não é um temporal normal de Inverno! Não temos disto todos os anos. É uma situação para ter muito cuidado. Volto a frisar que não estou a dizer que vai ser uma catástrofe, pode nem dar nada de especial, mas sinceramente assusta-me ver pessoas a desvalorizar a situação. Sempre defendi que a pecar, que seja pelo excesso e não pelo defeito!

Não quero assustar os milhares de pessoas que visitam o fórum, mas sim alertar para uma situação que poderá ser potencialmente mais perigosa que uma tempestade "normal" de Inverno...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
a área que elas ocupam no atlântico !:huh: secalhar não ten nada a ver!:lmao:

Loooollll ... cheguei a pensar que era uma daquelas perguntas picantes, já viram raparigas a comer banana, e as conversas que têm ... um homem até fica corado.
Importante não é o tamanho, mas sim o que se faz com ele, já diz o ditado :D

A perigosidade de uma depressão vem do local de onde surge, o cavamento da mesma, e sobretudo e acima de tudo a proximidade das linhas isobáricas !

Por isso vês que o tamanho não importa, o desempenho é o mais importante ....

PS: Se algum sentiu-se afectado com esta conversa de brincadeira diga por mensagem privado, mas acho importante brincarmos um bocadinho até porque a situação de Domingo tem sido extremamente exagerado por muitos dos membros menos experimentados !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
boas sou novo por aqui :) este ano é só entradas atlanticas para quando uma entrada seca continental porque pelo que vejo vamos entrar na primavera e este inverno fica marcado como o mais chuvoso de sempre:huh:


Não comas tantas gomas, que isso tem mais acucar (glucose) do que qualquer pessoa sonha.

Inverno mais chuvoso de sempre .... looolll é que nem em sonhos !
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
boas sou novo por aqui :) este ano é só entradas atlanticas para quando uma entrada seca continental porque pelo que vejo vamos entrar na primavera e este inverno fica marcado como o mais chuvoso de sempre:huh:

Considerando Inverno o trimestre de Dezembro a Fevereiro, o de 2013/2014 ainda está longe de outros anos, nomeadamente o de 1995/1996 ou o de 2000/2001, só para referir alguns dos mais recentes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Considerando Inverno o trimestre de Dezembro a Fevereiro, o de 2013/2014 ainda está longe de outros anos, nomeadamente o de 1995/1996 ou o de 2000/2001, só para referir alguns dos mais recentes.

Esqueceste o de 2009/2010 para mim muito mais interessante do que 2000/2001, porque foi muito mais abrangente do que 2000/2001 !
O de 95/96 foi de sonhos para mim o melhor Outono/Inverno de todos por aqui ... !
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Isto não é um temporal normal de Inverno! Não temos disto todos os anos. É uma situação para ter muito cuidado.

Exactamente, nesta ultima saída o GFS mete rajadas de 120 km/h aqui na minha zona, mesmo estando habituado a vento, em especial à forte nortada(que chega a proporcionar rajadas de 85 km/h em pleno Verão), rajadas de 120 km/h é muita fruta.
Se andam a desvalorizar a situação, têm bom remedio rumem ao litoral de Cascais e Sintra na noite de Domingo, e depois falamos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não importa o tamanho importa é o gradiente de pressão... a distancia entre as isobaras.. acho que é por aí...

Exacto. O ano passado tivemos o caso de 19 Janeiro, em que uma zona de ventos mais forte, entre Aveiro e Leiria, tiveram a ver com isso, na altura a previsão do wrf apenas 12 horas antes era assim (rajadas):

(ano passado)
AAAGf8y.jpg


Mesmo em cima do acontecimento, o modelo falhou um pouco, aquela "língua" de rajadas mais fortes entrou um pouco mais a sul do que aparece na imagem. Para já, e pode mudar, parece-me que nos modelos temos uma situação um pouco menos agressiva que a do ano passado. Mas como disse, isto ainda vai mudar, pode suavizar, pode agravar, etc.

Vamos esperar por amanhã para ver como evoluem estes pormenores nos modelos, teremos mais dados de mesoescalas, como o Arome, etc. A situação merece muita atenção, mas sem histerias.

Nestas coisas importa é prevenir, eu por exemplo já antecipei uma viagem que era para fazer no Domingo à noite, seja muito forte ou um pouco mais fraca, a situação será sempre adversa.
 

PedroSarrico

Cirrus
Registo
4 Ago 2010
Mensagens
50
Local
Aveiro
Houve um inverno (não sei se é esse de 2001 ou se foi em 2002) em que estava tudo inundado. Lembro-me de na altura andar a passear ao Domingo pelos lados de Montemor-o-velho e de ver tudo inundado e pontes destruídas. Só me lembro de chover sem parar durante semanas seguidas.
 

NSousa

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
25
Local
Caneças - Odivelas
boas sou novo por aqui :) este ano é só entradas atlanticas para quando uma entrada seca continental porque pelo que vejo vamos entrar na primavera e este inverno fica marcado como o mais chuvoso de sempre:huh:

Bem vindo. Tens aqui um exemplo de um inverno chuvoso.
www.youtube.com/watch?v=_YxQCHexxwg

Podes dizer sim que não tinhamos um inverno tão rigoroso como este ano nos ultimos 10, talvez!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O tamanho da depressão pouco ou nada tem a ver.. Um tornado é um fenômeno à escala local, reduzido mas muito mais intenso.

Agora uma coisa é certa, se as cartas de isobaras ainda não alteraram, podemos constatar que havendo mais linhas ao longo de Portugal continental, do que na depressão gong, tal significa maior probabilidade de rajadas de vento mais intensas, e por consequência mais estragos!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bem vindo. Tens aqui um exemplo de um inverno chuvoso.
www.youtube.com/watch?v=_YxQCHexxwg

Podes dizer sim que não tinhamos um inverno tão rigoroso como o deste ano nos ultimos 10, talvez!

Para mim, novembro foi frio e chuvoso. Dezembro foi ameno e com precipitação abaixo do normal. Janeiro foi perfeitamente normal.

O que temos é memória curta, lembramo-nos dos últimos 15dias e como tal estamos fartos de chuva, nada mais que isso. Em termos de ano hidrológico (desde outubro), pelo menos no interior centro, é um ano normalissimo, dentro das normais climatológicas. Mas pronto, o inverno ainda não acabou!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Bem vindo. Tens aqui um exemplo de um inverno chuvoso.
www.youtube.com/watch?v=_YxQCHexxwg

Podes dizer sim que não tinhamos um inverno tão rigoroso como este ano nos ultimos 10, talvez!

Não vamos comparar coisas que não têm comparação. Esse episódio de cheia decorreu de uma situação localizada no tempo e no espaço, foram "apenas" 4 horas de chuva muito intensa na região da grande Lisboa.