Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
  • Gosto
Reactions: rbsmr e Nima


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Rajada máxima no mesoescala AROME do IPMA

18h

BJIMWwl.gif




21h

UPA2X6s.gif




00h

rcgTsAY.gif







Rajadas no WRF da Meteogalicia
(Animação desde as 00z de hoje)

anim_wrf_arw_det_d02_refacho_sfc.gif
 

ipinto

Cumulus
Registo
17 Nov 2012
Mensagens
127
Local
Campanha - Porto
Devo confessar que estou muito apreensivo com a situação de amanha e Segunda, a possibilidade de ocorrerem Tornados deixa-me um bocado assustado aqui no nosso cantinho... Esperemos que tudo corra pelo melhor
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Devo confessar que estou muito apreensivo com a situação de amanha e Segunda, a possibilidade de ocorrerem Tornados deixa-me um bocado assustado aqui no nosso cantinho... Esperemos que tudo corra pelo melhor

Penso que devemos estar precavidos e não em pânico! É uma situação menos vulgar, é certo... Mas desde que haja prevenção tudo corre bem. Até pode ser que em nowcasting tudo se atenue... :thumbsup:

Amanha vou até ao Minho e devo fazer o caminho inverso até Lisboa por volta das 18h... Vou apanhar a depressão em seu explendor! Velocidade moderada na estrada é o que é aconcelhado!
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Devo confessar que estou muito apreensivo com a situação de amanha e Segunda, a possibilidade de ocorrerem Tornados deixa-me um bocado assustado aqui no nosso cantinho... Esperemos que tudo corra pelo melhor

O nosso cantinho está sujeito a qualquer situação extrema como outro cantinho do mundo qualquer, nós ainda estamos mais muito mais a região NW pois estamos numa posição geográfica mais exposta ao Atlântico sujeitos a levarmos com as depressões de forma mais potente. A situação não é comum, mas também não será a 1ª, infelizmente como tudo o que acontece no nosso cantinho os erros vêm de muito de trás, que passam por diversas dimensões, entre as quais uma politica preventiva e correctiva e uma verdadeira consciencialização do clima real que dispomos, esperemos que nada de gravoso aconteça, claramente que os Incêndios no Verão trazem maiores danos que este tipo de situações.

Relativo aos modelos o GFS nesta run baixa as cotas de neve de forma significativa, vamos ver o que irá acontecer.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Relativamente ao estado do mar, neste momento estamos com alerta laranja e o mar está cheio de surfistas na Praia da Luz no Algarve.
Será que ninguém liga aos alertas? ou será que os alertas podiam estar mais ao pormenor?
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, por aqui na minha região o mais grave acho que será mesmo o vento e a agitação marítima, não acredito muito que a chuva nos surpreenda em demasia.. no entanto há que aguardar! :D
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
a última run do UKMO coloca iso -4 a 850hpa até ao centro de Portugal às 7h de segunda feira!!

na beira alta e litoral se fosse verdade a cota de neve por exemplo em Oliveira do Hospital poderia rondar os 300 metros ou menos

Em relação ao evento de amanhã podemos utilizar a designação: ciclogénese explosiva??
 
  • Gosto
Reactions: supercell

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
amanha será um dia potente uma vez que esta depressao ira passar muito perto
um dado curioso é os solos estarem saturados de agua o que vai originar quedas de arvores o melhor é prevenir porque esta tempestade ira deixar marcas.
como eu moro a 300m as rajadas poderao chegar aos 50km mas nas terras altas
130km/h :surprise: nao será demais?
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
a última run do UKMO coloca iso -4 a 850hpa até ao centro de Portugal às 7h de segunda feira!!

na beira alta e litoral se fosse verdade a cota de neve por exemplo em Oliveira do Hospital poderia rondar os 300 metros ou menos

Em relação ao evento de amanhã podemos utilizar a designação: ciclogénese explosiva??

Pelo que entendi, uma ciclogenese explosiva é um cavamento da pressão de 24 hpa em 24h (bastante rápido)...

Olhando neste momento para as pressões atmosféricas do essamble do GFS para Viana do Castelo (por ex.) vemos isto:

Pressão 18h Sábado: 1011 hpa
Pressão 18h Domingo: 983 hpa

1011-983= 28 hpa, que é superior a 24.

Se for como está agora modelado... penso que se poderia considerar... mas os mais entendidos que se acusem :)

Também aínda falta um dia para o evento para se ter certezas!


Fonte: http://www.meteopt.com/forum/evento...-de-janeiro-de-2013-a-6933-10.html#post362581