Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
Sei que as previsões do WU são absolutamente absurdas mas sempre é engraçado ver isto para Portalegre:
loldb.png
:lmao::lmao::D

Começa e encurtar a distancia e parece que as previsões continuam
animadoras para quem quer deixar esta monotonia para trás...

O GFS alterou nos últimos dias, agora "esquece" esta cut-off como impulsionadora de uma entrada mais fria de NE, mesmo assim mantém-na (a cut-off) interessante, na madrugada de sábado para domingo deve começar a precipitação...e teremos acumulações "modestas" a norte e "razoáveis a sul"...Não sei se será bem assim, estes eventos são algo imprevisíveis....Arriscar números é complicado, mas o GFS prevê isto:
- Porto 12,5mm
- Bragança 2,6mm
- Guarda 8,4mm
- Lisboa 10,1mm
- Beja 21,1mm
- Faro 17,1mm

Em relação à neve, se bem que a cota até poderá baixar dos 700m, a falta de precipitação não deverá ajudar...mas pode ser que as previsões melhorem um pouco ainda...
Depois talvez mais uns dias de AA até que comecem mesmo a chegar as famosas entradas de NW bem húmidas e cheias de precipitação...

O ECMWF foi mais constante é verdade, e está idêntico ao GFS, mas esqueçam os 50mm, parece-me irreal uma situação dessas...

Ao contrario do que eu disse há uns dias, a bolsa de ar frio deverá mesmo passar por cima do continente, trazendo uma frente razoavelmente activa, a que se seguirá um periodo até 3f ao meio dias, em que teremos ocorrencia de aguaceiros por vezes fortes e de granizo especialmente no Litoral.

A partir de Domingo, na região norte e centro, o vento rodará para o quadrante leste, trazendo ar frio continental nos niveis baixos e médios, oq ue deverá compensar uma altmosfera alta pouco fria, assim acho plausivel a ocorrencia de neve a cotas até aos 500-700m na zona norte e eventualmente no interior centro.

No Litoral é onde há melhores condições para a ocorrencia de volumes de precipitação mais altos, no entanto no Interior pode ocorrer alguma convecção elevada, nomeadamente no Domingo, que reforçe a quantidade de precipitação que cairá de modo predominantemente estratiforme ao longo destes dias..

A partir de 3f regressa uma forte região subsidente, associada a um nucleo da dorsal Atlantica.
Tendo em conta a tendencia de NAO neutra que o CPC prognostica para os proximos 16 dias, não acho que vamos ter um bloqueio com entrada fria de NE, mas sim um periodo de uns dias de tempo fresco e seco sendo que depois de dia 20 talvez haja uma situação de corrente perturbada de oeste ( padrão algo decifravel nos modelos).

Acredito que até inicio de Fev venha a haver alguma animação..depois durante Fev e até inicio de Março estou um pouco céptico..acho que Fevereiro não será assim tão bom como gostariamos...

As cotas para domingo e segunda poderão ser bastante baixas, mas temos que ainda esperar um pouco, pois o embolsamento de ar frio é relativamente pequeno, e uma pequena alteração pode tirar algum frio e lá se vão as cotas para valores mais normais. Pegando nos dados de hoje, aponto para as cotas que o Stormy avançou, e não acho totalmente descabida aquela previsão para Portalegre, nas zonas altas é bem possível que ocorram alguns flocos.

Depois, tendência claríssima, mesmo a 240 horas, anticiclone potente e sustentado em altura em todo o continente asiático, célula polar muito frio na América do Norte e AA em dorsal no Atlântico com cavado em toda a Europa. Falta definirem-se os pormenores, mas ao contrário do que parecia há uns dias, aposto mais numa entrada de norte a evoluir para nordeste, se será muito fria e com baixos geopotenciais ou anticiclónica não arrisco prognóstico. A hipótese da corrente perturbada de oeste será estragada pelo vigor do AA, que este ano está bastante potente.

EDH1-240_kjm6.GIF

Quanto ao longo prazo, David, acho que não há grandes condições para uma entrada de NE.
Vejo mais um periodo de circulação de W, mais ou menos curto, a acabar numa fase de circulação de N.

Depende do comportamento do AA. Com o VP apontado para o Atlântico norte e bloqueio na Sibéria (creio que ambos os acontecimento são extremamente prováveis, também concordarás) há dois comportamentos que este pode assumir:

1. Desaparece, é esmagado pelo centro de baixas pressões e temos circulação de oeste.

2. Mantém-se. A circulação do Atlântico norte fica bloqueada há ascenção da dorsal. Depois é só saber onde é que se dá essa ascenção, sendo o normal no meio do Atlântico ou na Europa ocidental. A entrada de ar quente a latitudes mais altas permite a formação de fortes anticiclones, e geralmente resulta da formação de A escandinavo após um breve contacto entre açoriano e siberiano. Os ensembles do ECMWF intuem isso (média de 1010 mbar na Islândia, bastante alta para o habitual), a operacional mostra essa hipótese mais claramente:

ECH1-240_hhx8.GIF

Estou de acordo David, mas há um(s) senão.
As previsões aos 10hpa colocam o vortice no Atlantico, America do Norte e Pacifico teem pouca energia nos niveis baixos para alimentar uma boa corrente de depressões que contribuam para uma apofise AA-Polar e o CPC mantem a NAO neutra e só a AO negativa, o que remete para um bloqueio do tipo Siberia-Canadá.

A haver uma subida da crista poderá ser na Europa e não será muito forte...quanto muito, e para tentar pegar nos meus argumentos de modo a sustentar a tua ideia, podemos é ter um storm track entre a Bermuda e a Escandinavia/UK, e assim um fluxo mais frio de NE mas sem entrada de ar siberiano.
:thumbsup:

Estou de acordo David, mas há um(s) senão.
As previsões aos 10hpa colocam o vortice no Atlantico, America do Norte e Pacifico teem pouca energia nos niveis baixos para alimentar uma boa corrente de depressões que contribuam para uma apofise AA-Polar e o CPC mantem a NAO neutra e só a AO negativa, o que remete para um bloqueio do tipo Siberia-Canadá.

A haver uma subida da crista poderá ser na Europa e não será muito forte...quanto muito, e para tentar pegar nos meus argumentos de modo a sustentar a tua ideia, podemos é ter um storm track entre a Bermuda e a Escandinavia/UK, e assim um fluxo mais frio de NE mas sem entrada de ar siberiano.
:thumbsup:

Mas a NAO neutra até costuma favorecer entradas continentais, com um padrão de AA nos Açores estendido até ao UK, estando o centro depressionário na Gronelândia, ficando a Islândia entre AA e B do Atlântico norte.

E mesmo as previsões a 10 dias, tanto da NAO como da estratosfera, são falíveis.

E entrada de ar siberiano não acredito, eu já referi à bocado, que aposto numa entrada de norte, com o AA a oeste e estendido para norte, que evoluiria para fluxo de nordeste com o AA disposto de SW para NE pela acção do storm track que referiste, Bermuda - UK. E a possibilidade de ser fria ou não, dependeria mais da formação de uma cut-off na península, resultante da prévia entrada de norte, do que propriamente do que se passa no pólo ou no Atlântico norte. Se essa cut-off se mantivesse por cá, não só impediria o AA de vir para cima de nós, mantendo o ar frio por mais algum tempo, como poderia servir de atractor da massa fria que ficará bloqueada na Europa pelo A siberiano.

Previsão para Olhão do site da Foreca

9872894_CSMZW.jpeg

Se chover esta quantidade será muito boa para o Algarve.

Lá se foi a chuva para domingo.:angry:

Vamos com calma, não é preciso desesperar para já. Se reparares o GFS e o emsemble estão sozinhos nesta saída. Todos os outros modelos, excepto o de Moscovo, continuam a por a cut-off a passar por cima de nós, inclusive na saída das 6h.
Tode ter sido uma saída menos boa por parte do GFS, afinal é das 6h. ;)

Vamos aguardar pela actualização do meio dia.

Boa dia a todos,

Este Sábado (14 de Janeiro), irei fazer uma caminhada com um grau de dificuldade acrescido, num total de aproximadamente 25km (Ermida do Xures - Minas das Sombras - Minas dos Carris - Pico da Nevosa - Portela do Homem), pelo que o estado do tempo terá um papel importantissimo. Quanto à precipitação, segundo vejo, o ECMWF prevê precipitação residual para o Sábado de tarde, ao passo que o GFS a coloca já na noite, madrugada de Domingo. Assim sendo, pela chuva não haverá problema. Mas, e ao nível da formação de nevoeiro? Como devem saber, é uma zona de grande altitude, pelo que o nevoeiro por vezes prega partidas e têm causado algumas dificuldades a alguns montanhistas, todos os anos. Se me pudessem ajudar, agradecia ;)

Cumprimentos a todos.

Vamos com calma, não é preciso desesperar para já. Se reparares o GFS e o emsemble estão sozinhos nesta saída. Todos os outros modelos, excepto o de Moscovo, continuam a por a cut-off a passar por cima de nós, inclusive na saída das 6h.
Tode ter sido uma saída menos boa por parte do GFS, afinal é das 6h. ;)

Vamos aguardar pela actualização do meio dia.

Não sei se é só uma má saída do GFS... porque será que o IM não actualiza as suas previsões???

Uma má saida apenas porque não chove aqueles chuviscos que estavam previstos para Domingo, mas que coloca a depressão a passar a sudoeste de Sagres e fazendo o Algarve ser atingido pela vertente leste da depressão que traria chuva intensa aqui no Algarve ....
Querem a depressão a entrar pelo centro de Portugal, sabem o que daria, um nucleo envolvente cheio de nada e a precipitação passando no mar, depois a sul do Algarve e depois Gibraltar ... ou seja uma mão cheia de nada .....
O melhor caminho pelo menos aqui para o Algarve é o desta run, em que o litoral norte e centro seria atingido pela componente sul da depressão e o Algarve pela componente sueste/leste da depressão .....

Estado
Fechado para novas mensagens.