Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
Gosto deste ensemble do ECMWF, aponta já para bastantes membros a desenhar mesmo a cut-off.

Por outro lado o GFS passou nas 6z do 80 para o 8... A proximidade do AA a fazer passar a depressão demasiado a norte, e sem formação de cut off... MAs veremos o ensemble... Nestas situações as saídas operacionais valem o que valem.

De qualquer forma bom ver os cenários a longo prazo. Um segundo painel do GFS mais frio... bem mais frio. Poderão dizer... 2º Painel, é uma eternidade... Sim, verdade, toda a razão... Mas ver surgir insistentemente esses cenários é um indicador pelo menos de uma tendência de alteração. Este é sem dúvida um inverno de "paciência".

O Foreca que segue o ECM já coloca precipitação embora residual na noite de 5ªfeira para 6ªfeira no Algarve.

Ai que o ECM está tão bom, a ver se ganhas esta batalha ECM. :D:rolleyes:

Por outro lado o GFS passou nas 6z do 80 para o 8... A proximidade do AA a fazer passar a depressão demasiado a norte, e sem formação de cut off... MAs veremos o ensemble... Nestas situações as saídas operacionais valem o que valem.

De qualquer forma bom ver os cenários a longo prazo. Um segundo painel do GFS mais frio... bem mais frio. Poderão dizer... 2º Painel, é uma eternidade... Sim, verdade, toda a razão... Mas ver surgir insistentemente esses cenários é um indicador pelo menos de uma tendência de alteração. Este é sem dúvida um inverno de "paciência".

O GFS está melhor no longo prazo, que é o que interessa.
Essas cut-off´s a uma data de horas não valem nada ( ainda por cima o estadoactual da atmosfera não está nada para esses bloqueios da zonal)...o que interessa é o padrão no longo prazo, esse sim mostra um abaixamento da frente polar, e um possivel evento de SW/W para o fim do mês...de acordo com esta run das 06z do GFS e do ensemble das 00z do GEFS.

Nota-se bem a tendencia para abaixar o jet, colocar uma boa celula do VP no Atlantico, resultando nuns dias de chuva, seguidos, lá para o inicio de Fev de uma possivel entrada de NW mais fria e humida.

A minha esperança recai nesse periodo, de 20 de Jan a 5 de Fev.

Ainda se mantêm algumas dúvidas sobre o episódio deste fim de semana, mas os modelos estão a acreditar na precipitação e numa posterior mudança de padrão...parece-me que será desta...

O GFS e o ECMWF no essencial, principalmente até às 170h estão quase de acordo, depressão de NW com uma cut-off a desprender-se e a vir direita até NW da Península...Essa precipitação resultante acho que já ninguém nos tira...
Depois surge a grande dúvida...se o GFS arrasta com a cut-off o frio do NE e dá uma entrada com precipitação razoável e neve a cotas médias...acho que a 500m mesmo...o ECMWF mantém a cut-off isolada a passar a oeste do continente...teríamos precipitação, mas neve só a cotas bem mais altas...

Qualquer um dos cenário parece ser agradável, mas o GFS está apetitoso...

É o GFS contra todos os modelos e esta saida do GFS está contra os modelos todos que apenas vêem AA em cima de nós e essa "coisita" que denominam de cut-off é para espanhol ver .....

Contudo existem diversos membros do ensemble do GFS que começam a dar precipitação ... mas para mim membros nem ligo, importa sim a operacional !!

E sinceramente duvido muito que o padrão se altere, talvez uma mini-cut-off e .... ih ih ih

Mais um bom sinal de que parece que as coisas se estão a recompôr, a partir de Quarta ou Quinta-feira voltamos a acertar com a média dos últimos 30 anos, e com alguma sorte, lá para dia 20, até talvez abaixo da média. ;)
Falo, obv. da temperatura a 850hPa.

só depois de amanha saberemos onde irá passar a cut off, começa agora a fazer mais sentido o gfs para mim, a cut off a passar mais a leste entre a espanha e frança, se esta se instalar no mediterrâneo frente à costa espanhola pode arrastar até nós o o frio siberiano, de qualquer forma ambas as hipóteses são boas.

continua previsto um forte ssw daqui a mais ou menos 10 dias o que pode ser sinónimo de um segundo round lá para o final do mês

É o GFS contra todos os modelos e esta saida do GFS está contra os modelos todos que apenas vêem AA em cima de nós e essa "coisita" que denominam de cut-off é para espanhol ver .....

Contudo existem diversos membros do ensemble do GFS que começam a dar precipitação ... mas para mim membros nem ligo, importa sim a operacional !!

E sinceramente duvido muito que o padrão se altere, talvez uma mini-cut-off e .... ih ih ih

Lá está o pessimismo que caracteriza o nosso amigo Aurélio...sim tem razão em principio não deverá nevar em Faro...todos os anos a mesma conversa...um bem haja!

A situação do dia 15 tomará, muito provavelmente, a forma de um cavado a entrar pelo Golfo de biscaia.
Este tipo de perturbações que entram por Biscaia costumam ser favoraveis ao NE do Pais, e toda a area montanhosa da Sanabria-Picos de Europa-Pirineus.
Neve a cotas medias/medias baixas ( 800m) no N da peninsula, e alguma chuva por todo o norte de Portugal, onde a faixa de maior instabilidade ( maior fluxo aos 700hpa), se costuma situar.

Uploaded with ImageShack.us

Após este evento, o AA deverá retornar durante um curto periodo, a que se seguirá, a meu ver, uma situação de W/SW com instabilidade mais generalizada.
O fim do mês e inicio de Fevereiro poderão depois trazer um fluxo mais do quadrante N, com frio e neve nas montanhas do centro e do W da Peninsula.

o gfs pirou de vez! que 2º painel de sonho!!
iso - 12 em PORTUGAL LOOOOOOOOOOOOL

era épico!!

lá está : 2º Painel; Run 18z...está tudo dito:p

Mas não sei porque mas cheira-me que este ano vamos ter surpresas lá para o final de Janeiro, 2006 "style". Recordo que o Inverno 2005/2006 também começou enfadonho e monótono como este e tivemos uma bela surpresa no dia 29-1-2006:thumbsup: Mais tarde veremos.:calor:

Estado
Fechado para novas mensagens.