Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.
Tanto o GFS como o ECMWF estão bastante bons para o fim do mês.
Mete uma circulação mais perturbada de W, que pode trazer bastante chuva e uns cavados de NW a puxar algum frio para as nossas serras..

O padrão está claramente a consolidar, e melhor é que esta situação de instabilidade pode muito bem durar uns 8 ou mais dias...mas vamos aguardar.

Apesar de eu achar que Fevereiro não vai ser lá grande coisa, sempre disse e sinceramente espero que pode haver ali um periodo interessante pelo meio...depois a Primavera é que poderá ser porreira:thumbsup:

O Pacifico passou por uma fase activa e é de esperar uns dias com alguma instabilidade no fluxo zonal Atlantico-Europeu, para a PI no entanto está prevista uma prevalencia anticiclonica, apenas com uma gradual dispersão de ar mais frio originario da Europa.
Na Europa central e Mediterranea a historia é bem diferente....

Para Fevereiro, tal como era de esperar, o Pacifico vai voltar a ficar menos activo e o vortice polar vai-se reorganizar, com isto voltará uma zonal mais forte ao Atlantico, sustentada pela NAO/AO que o CPC tem vindo a rever em alta.
Será que algures no meio disto há espaço para que entre uma boa onda do jet pela PI?...não se sabe..mas essa possibilidade não pode ser excluida.

O ECMWF está muito melhor que o GFS. Para mim, está mais interessante tanto ao nível de frio como a médio-longo prazo. O GFS já não tem nada que me faça sonhar, com aquele AA tão poderoso a mais de 240 horas que isto ainda vai dar é um Fevereiro igual ao Janeiro. A ver se o ECM tenha razão. :D

O ECMWF está muito melhor que o GFS. Para mim, está mais interessante tanto ao nível de frio como a médio-longo prazo. O GFS já não tem nada que me faça sonhar, com aquele AA tão poderoso a mais de 240 horas que isto ainda vai dar é um Fevereiro igual ao Janeiro. A ver se o ECM tenha razão. :D

Fevereiro igual a Janeiro,ai é que poderiamos dizer que este INverno tinha sido anormal. Até aqui, o que tivemos já houve noutros Invernos. Não nos lembramos,porque estamos mal habituados.Nos últimos tempos(anos) até tivemos sorte nas precipitações!
Depois destes (muitos) dias primaveris,pelo menos nas temperaturas a partir de Sábado pareçe que vem ai frio... Mesmo no litoral,com mínimas baixas!

Aqui pra Rabat, perdão Lisboa, a precipitação continua a ser erradicada de run pra run, quando voltará a chover ? Ninguém sabe, talvez umas pingas pro norte quinta e sexta feira, mas pouco mais que isso. De resto é tudo chuva lá longe.

Será desta??? :rolleyes: :D
Fonte: IM

Continente
Previsão para 5ª feira, 26 de janeiro de 2012

Céu em geral muito nublado, apresentando-se pouco nublado
na região Sul até ao final da manhã.
Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro,
em especial no litoral.
Queda de neve acima dos 1200 metros nas regiões Norte e Centro,
baixando a cota para os 600/800 metros para o final do dia.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral a norte do Cabo
Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde.
Acentuado arrefecimento noturno com formação de geada nas
regiões do interior.
Neblina ou nevoeiro matinal nos vales e terras baixas.
Pequena descida da temperatura máxima.

Actualizado a 24 de janeiro de 2012 às 11:23 UTC[/SIZE]

Continente
Previsão para 6ª feira, 27 de janeiro de 2012

Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir do início da tarde.
Períodos de chuva fraca ou chuvisco na região Centro e no
litoral da região Sul até meio da manhã.
Queda de neve acima dos 600/800 metros na região Centro
até ao início da manhã.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando
forte (35 a 50 km/h) nas terras altas.

METEOROLOGISTAS: Cristina Simões/Joana Sanches.

Actualizado a 24 de janeiro de 2012 às 11:23 UTC

Para 5ª feira, e já a 48h apenas, não deverá haver nada de especial. O ECM dá no máximo 4mm acumulados em 12h. Muito pouca gente dará por algo. :(

Para 6ª feira, o mesmo cenário, mais para o interior. Não tenho memória de um Janeiro destes.

Já agora, aqui fica a situação da AO e da NAO neste momento, e possível evolução:

AO

NAO

Para 5ª feira, e já a 48h apenas, não deverá haver nada de especial. O ECM dá no máximo 4mm acumulados em 12h. Muito pouca gente dará por algo. :(

Claro que a frente não vem com grande pujança mas acho arriscado dar valores.
Falas, com base no ecmwf em 4mm. Pode não dar nada, pode dar os 4 ou os 14mm verificados no fim de semana anterior.

Vamos prestar mais atenção a modelos mais regionais e com aior resolução. o hirlam espanhol já o apanha.

Também tenho de ter cuidado... não me refiro a todo o pais mas sim à grande Lisboa.

Por vezes escrevemos aqui a nossa "previsão" para o nosso local e parece que estamos a falar para o paais todo.

O Norte será mais regado. principalmente o litoral.
a frente, como o shli afirma não é muito intensa mas vem quebrar um ciclo ... esse mérito tem :)

Claro que a frente não vem com grande pujança mas acho arriscado dar valores.
Falas, com base no ecmwf em 4mm. Pode não dar nada, pode dar os 4 ou os 14mm verificados no fim de semana anterior.

Vamos prestar mais atenção a modelos mais regionais e com aior resolução. o hirlam espanhol já o apanha.

Também tenho de ter cuidado... não me refiro a todo o pais mas sim à grande Lisboa.

Por vezes escrevemos aqui a nossa "previsão" para o nosso local e parece que estamos a falar para o paais todo.

O Norte será mais regado. principalmente o litoral.
a frente, como o shli afirma não é muito intensa mas vem quebrar um ciclo ... esse mérito tem :)

Sem dúvida haverão outras variáveis a mexer com estes valores, como por exemplo a orografia. Por agora ainda só temos uma ideia geral do que poderá vir.
Como dizes, e muito bem, podemos agora virar-nos para os modelos de alta resolução, e mais tarde para o satélite. O pouco que vier é sempre bem vindo, nem que seja só para assentar um pouco a poeira. :p

Nova RUN do GFS:

gfs-2012012418-2-168_xbm5.png

gfs-2012012418-2-174_teh1.png

gfs-2012012418-1-180_zay0.png

:lol::lol::lol::hehe:

Perante esta nova run há condições para a queda de neve a cotas muito baixas, quiça no litoral? Ainda que não neve pelo menos que chova, que já faz falta...

Acredito mais em chuva por vezes moderada e neve nas cotas mínimas entre os 600 e 800 metros e mais na região a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela , mas toda a que vier, seja de que forma for calha muito bem:)

Apesar de tudo ainda não é bem visível uma mudança padrão... :sono:

Amanhã passará uma frente pouco activa, a frente segundo o GFS/06z cruzará todo o território até á madrugada de 6f, e deixará mais chuva no litoral e nas terras altas do norte.
Estive a ver alguns parametros convectivos e dinamicos, e ao que parece podem haver pelo meio da frente alguns alglomerados convectivos de topos baixos ( cumulus ou c congestus) a deixar aguaceiros localmente moderados...masas acumulações totais não serão muito significativas até porque a iniciação convectiva é dificil dado a falta de energia nos niveis baixos.

Lá mais para o medio e longo prazo retornará uma circulação mais zonal...a ver se é desta que o AA desce um bocadinho e deixa entrar uma boa ondulação de oeste.

Stormy circulação mais zonal onde:huh: O GFS não mostra nada no 2º painel nada de circulação zonal com depressões a oeste de Portugal, a única coisa que eu vejo é um potente AA com mais de 1040 hpa a bloquear tudo e mais alguma coisa.

Quanto aos próximos dias vai cair umas pinguitas para sujar os carros que é para as lavagens ganharem algum, de resto, algum frio mas já vi mais, a pasmaceira completa. :sono:

Stormy circulação mais zonal onde:huh: O GFS não mostra nada no 2º painel nada de circulação zonal com depressões a oeste de Portugal, a única coisa que eu vejo é um potente AA com mais de 1040 hpa a bloquear tudo e mais alguma coisa.

Quanto aos próximos dias vai cair umas pinguitas para sujar os carros que é para as lavagens ganharem algum, de resto, algum frio mas já vi mais, a pasmaceira completa. :sono:

O AA vai estar aqui por perto, mas no Atlantico o regime será mais de W...
A questão é se o AA pode vir a descer um pouco de latitude...para já não há grandes hipoteses porque vamos ter um periodo de bloqueio na Europa..mas mais para a frente pode ser que o AA desca ou então se desloque para oeste de modo a permitir alguma entrada de NW ou N.

Estado
Fechado para novas mensagens.