Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por MeteoAlentejo 28 Jun 2011 às 18:05.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    O GFS 12z está um pouco fresco no medio/longo prazo, enquanto o ECMWF 12z acentua a tendencia de calor nesse periodo.

    Nos proximos dias a dorsal Atlantica deslocar-se-há para leste, e sob ela o Anticiclone de superficie vai gradualmente ganhar intensidade.

    Espera-se ao longo da proxima semana a gradual fusão entre a dorsal atlantica e a africana, á medida que o bloqueio russo é erodido por um cavado activo que cruza a Europa.

    No atlantico NW um complexo sistema depressionario manterá actividade, alientado por ar Tropical.
    O cavado associado a este sistema afectará a costa leste americana praticamente até aos 25ºN, e cntinuará a injetar ar tropical no atlantico favorecendo a ciclogenese na região entre a terra nova e a gronelandia.

    Este cenário está a ficar conciso nos modelos, e tende a ser favorecido pelo incremento da actividade tropical no atlantico.
    Para já, duas ondas tropicais activas estão situadas respectivamente a SE de cabo verde e a ENE da guiana francesa..esperando-se o seu movimento para WNW/NW e possibilidade de evolução para sistemas organizados ao longo dos proximos 8 dias.

    Assim sendo espera-se que em Portugal continental a influencia do AA vá aumentando, com a tendencia de tempo mais quente e seco ao longo dos proximos 15 dias.
    No entanto há que prestar alguma atenção a uma perturbação em altitude que os modelos projectam para finais da proxima semana ...em principio ficará estavel a E dos açores, mantendo o regime de advecção quente...mas há modelos que a veem mais proxima ao continente, como o GFS, e nesse caso, tempo menos quente e eventualmente mais instavel seria de esperar no 1º fim de semana de Agosto.

    Neste momento, a situação que mais favorece o calor, seria o caso em que as duas ondas tropicais evoluissem para tempestades tropicais, e no seu trajecto para NW fossem capturadas pelo complexo depressionario no atlantico NW...tal fortaleceria a actividade dessa area depressionaria e como consequencia traria o anticiclone para junto do NW de africa..
    Para já esse cenário não é o mais credivel, embora seja uma possibilidade.

    Mas já é visivel que o padrão que se está a desenvolver favorece o retorno do verão na sua plenitude:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Tal como o stormy referiu, principalmente a partir da próxima 2ª feira com AA a deslocar-se para leste aliado ao fortalecimento da africana até mais a norte, haverá uma subida bastante significativa das temperaturas máximas...e a tendência é que a subida será também gradual ao longo da semana. Assim sendo, lá para a próxima 6ª feira poderemos ter máximas próximas dos 40ºC no interior centro e sul do país...
    Mais a norte, em especial no litoral, apenas deveremos chegar perto dos 30ºC, mesmo assim uma subida que será perto dos 6-8ºC em todo o país, comparativamente com o cenário desta semana que decorre.
    Para quem gosta de praia as noticias são animadoras, mas não totalmente boas, na costa oeste mais a norte continuaremos a ter vento moderado de NW, devendo reduzir a intensidade à medida que passarem os dias da semana...arrisco que 5ª e 6ª serão dias excelentes para quem gosta de "trabalhar para o bronze":calor:

    Como sempre, o ECMWF prevê uma cut-off nos dias de mais calor, mas bastante afastado da costa oeste...deverá desaparecer nas próximas runs...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Bom dia olhando para os modelos parece que o ECM para além de ser o modelo que parece abranger mais o calor indo desde Norte ao Sul e com pelo menos a ISO20 entrando bem pelo mar a dentro, aparenta ser o modelo que coloca esta ISO entrando mais cedo ... e sendo a que tem aparentemente isos mais elevadas ...

    Assim sendo face a este cenário o interior alentejano terá já maximas na ordem dos 35/36º a partir de Domingo até terça, permancendo a Norte e litoral Centro abaixo provavelmente dos 30º excepto Lisboa e Setubal, e depois a partir de Terça/Quarta, o litoral passaria a ter cerca de 35º e o interior poderia passar dos 40º no interior !!

    De acordo com o ECM mesmo o Algarve estaria demasiado quente pro final da próxima semana o que face a este cenário suspeito muito mas ainda não olhei aos mapas dos ventos e suas direcções !!
     
  4. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    Parece que ambos os principais modelos são generosos para o início de Agosto, no que a Verão diz respeito... :) Não há sinais de cavados perto, portanto muito (ou algum) calor e essencialmente: menos vento (nortada)! :D

    A próxima semana vai ser quentinha, mas também nada de extraordinário, vai aquecendo aos poucos, lentamente...

    O início de Agosto, para já, promete. Mas ainda falta algum tempo...
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Os modelos estão em consenso...
    Ao longo da proxima semana ( já a partir de Domingo) a dorsal Atlantica fundir-se-há com a Africana, restando uma perturbação em altitude nas proximidades dos Açores.

    Esta conjugação levará a uma subida de temperatura em todo o território continental e na Madeira.

    O destino da perturbação em altura ( ULL ) é no entanto decisivo para o desenrolar deste periodo quente.

    O mais plausivel é que a ULL se mantenha a E dos Açores, estacionada, até que uma ondulação no jet polar a capture e a absorva enquanto é arrastada para NE.

    Neste cenário, o nucleo do anticiclone em altitude ficaria entre Marrocos e a PI, fortalecendo-se gradualente, e fundindo-se completamente com o nucleo Atlantico na altura em que a ULL fosse afastada.
    Este cenário levaria a um longo e estavel periodo de tempo quente, com um fluxo de NE sob o território e alguns periodos de circulação de NW no litoral á tarde.
    Dependendo da posição e intensidade da crista e altura e do AA, poderiamos ter as isos a ultrapassar os 20º aos 850hpa já a partir de 4f ou 5f, podendo chegar aos 25º no inicio de Agosto...uma situação normal no Verão..mas já com teperaturas significativamente altas, nomeadamente no interior.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    Uma dúvida: o calor excessivo na costa leste dos USA tem alguma relação direta com o nosso Verão mais fresco? Será de esperar agora uma mudança de padrão (arrefecer mais lá e aquecer mais aqui)?

    Aparentemente parece que não pode estar calor excessivo dos dois lados... :) Ou pode?
     
  7. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    não sei mas talvez esteja relacionado.
    o que sei é que os 40ºC estão a chegar ao Alentejo:D
     
  8. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    Na sua run das 12h, o GFS aposta em calor abrasador a partir do próximo fim de semana... Vai retirar, quase de certeza, mas a tendência está lá... :) Vamos ver o que diz o ECMWF... Se lhe seguir as pisadas, não sei não...

    A próxima semana vai aquecendo aos poucos, com o vento (nortada) a diminuir...
     
  9. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Tem..e é com base nisso que tenho feito a analise dos modelos nos ultimos dias.

    Como o AA se tem establecido muito a oeste, temos sido afectados por ar frio, enquanto a costa leste americana tem aqueido excessivamente...isto ao longo deste mês.

    A posição do AA influi na ciclogenese extratropical, pois o AA regula a entrada de ar tropical ( energia) nas zonas depressionarias.

    O episodio de calor extremo no leste americano vai ter como efeito uma grande entrada de energia no nucleo depressionario do atlantico NW, e portanto ao longo das proximas semanas espera-se que este nucleo fique muito activo, empurrando o AA para o nosso lado do oceano.

    Geralmente este padrão é flutuante e aleatorio, mas factores como a AO, o ENSO , a monção Euro-asiatica ou a actividade ciclonica nos tropicos influem muito neste ciclo que leva o AA quer mais para W ou para E.

    Neste mês de Julho algo o deve ter levado a andar muito na zona oeste do atlantico...o mais provavel é o bloqueio na russia...as razões exatas para o establecimento daquele bloqueio na russia pelo 2º ano cosequtivo são para mim uma incógnita, tanto que na minha previsão sazonal não contava com tal facto...e por isso falhei tremendamente no cenário de Julho.

    Ao logo das proximas semanas, o padrão anormalmente estavel de AA a oeste vai quebrar, tal como o bloqueio russo...e dada a grande energia disponivel no atlantico W, espero que o proximo mês seja bem mais quente por cá, muito mais proximo á minha ideia sazonal.

    Mas não se sabe que causas teve este padrão anomalo...e que influencias terá no logo prazo.

    Para já parece-se que Ago/Set vão ser meses quentes..e depois o Outono começará instavel ( dado um periodo de ENSO neutro e maior variabilidade na oscilação artica) mas acabará mais seco e eventualmente fresco, com o retorno da la niña e da AO/NAO+.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    O GFS12z acentuou o calor, tal como o ECMWF00z, colocando a ULL perto dos açores, sendo capturada por uma ondulação do jet no inicio de Agosto.

    A sinoptica é compativel com um episodio de calor talvez significativo...há que acompanhar;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    Entretanto o ECMWF voltou a colocar a "cut-off" em cima praticamente de Portugal, a partir de 1 de Agosto. Ainda falta muito tempo mas... Quem ganhará? :) Se a "cut-off" ficar ali, o episódio de calor será interrompido, certamente...
     
  12. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    quer dizer que poderá ser uma interrupção por pouco tempo?
     
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    A cut-off/ULL passará a norte de Portugal, no inicio da 1a semana de Agosto, mas em principio já absorvida no fluxo zonal...pelo que não terá efeitos a não ser ajudar a puxar algum ar quente de S sobre o territorio.

    O cenário em principio será o de establecimento de um nucleo da dorsal subtropical entre Marrocos e Portugal, com uma zona de pantano em altura a oeste, tal induz um fluxo quente de sul em altura, e um fluxo de NE/E á superficie, com a gradual expansão da massa de ar saariana sobre a PI.

    A oeste do territorio, o AA transportará ar de origem tropical maritima que "lhe dá a volta" desde a bermuda e se espalha no seu centro de circulação até á costa portuguesa e africana.

    Portanto, estaremos numa situação de advceção de ar quente, mais seco vindo do saara e algum de origem tropical transportado pelo AA desde a zona da bermuda.

    Com base nisto, esperamos a partir de 4f o regresso do tempo quente e estavel...claro que com algumas oscilações, mas de modo geral este cenário é estavel.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Jota 21

    Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    20 Set 2007
    Mensagens:
    354
    Local:
    Sintra
    Peço desculpa pelo off topic mas não posso deixar de referir que ler estes posts de stormy é sempre um grande prazer. E quando trazem boas "noticias" melhor...:)
     
  15. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    10,159
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    De momento e pela run 12z do ECM ( a mais actualizada) mostra precisamente possibilidade de tempo muito quente com eventual calor extremo em algumas zonas...seguramente temperaturas de 40 graus ou até ligeiramente superiores em certas regiões do interior, a carta mostra uma pequena depressão transportando na sua circulação ar muito quente de Sul e SE, ainda falta muito tempo, oxalá não se cumpra..pois isto seria um exagero, mas de facto parece certo que as temperaturas irão subir nos próximos dias :calor:

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página