Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
De momento e pela run 12z do ECM ( a mais actualizada) mostra precisamente possibilidade de tempo muito quente com eventual calor extremo em algumas zonas...seguramente temperaturas de 40 graus ou até ligeiramente superiores em certas regiões do interior, a carta mostra uma pequena depressão transportando na sua circulação ar muito quente de Sul e SE, ainda falta muito tempo, oxalá não se cumpra..pois isto seria um exagero, mas de facto parece certo que as temperaturas irão subir nos próximos dias :calor:

ecm0240.gif

Média das perturbações do ECMWF para esse mesmo dia:

EDM0-240_qim9.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
qual é mesmo a diferença entre o de cima e o de baixo?

O de cima mostra a saída operacional do modelo. O de baixo representa a média de todas as perturbações (creio que 50). Cada perturbação é modelada a partir de condições iniciais com pequenas diferenças entre elas (tudo porque é impossível obterem-se as condições iniciais de todos os pontos do globo terrestre), de modo a ter-se uma ideia da consistência da previsão operacional. Se as duas cartas estão semelhantes é mais provável que aconteça a previsão da operacional. Caso sejam diferentes é improvável.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, a divergência entre GFS e ECMWF começou... Enquanto o GFS carrega no calor para a 1ª semana de Agosto, o ECMWF aposta na deslocação do AA muito para norte nessa semana, com uma "auto-estrada" para possíveis depressões às nossas latitudes... Não me parece um padrão muito normal de Verão mas...

Certo é o calor (normal para o pico do Verão) até ao próximo fim de semana.
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Os modelos de previsão no site do IM mudam todos os dias.
Lembro-me que na quarta previsão temperaturas na ordem dos 40ºC em certas regiões, na quinta já variavam entre os 30/35ºC, na sexta outra vez os 4ºC e hoje novamente entre os 30/35ºC
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
segundo as ultimas previsões parece-me que se vai passar o seguinte:
até á próxima quinta-feira bastante calor, com 40ºC no interior Alentejo, mas sexta as temperaturas deverão descer, voltando a subir no sábado.
resto saber se a partir de sábado a subida continua para valores perto dos 40ºC ou não.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Nesta run das 12h, o ECMWF já se voltou a "colar" ao GFS (que tem andado muito certinho e constante para a primeira semana de Agosto) e carrega no calor... De facto, a run das 0h do ECMWF não fazia muito sentido, a meu ver, em pleno Verão...

Se assim for, espera-se para já uma semana quentinha mas nada de extraordinário, com temperatura a subir aos poucos e vento a diminuir, mas será a partir do fim de semana (se se confirmar a tendência) que o calor poderá apertar mais, principalmente na primeira semana de Agosto... Vamos ver.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
nos últimos modelos tenho reparado que em alguns dias da próxima semana a temperatura às 12h é superior à temperatura às 15h, haverá alguma razão especial para isto acontecer?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
nos últimos modelos tenho reparado que em alguns dias da próxima semana a temperatura às 12h é superior à temperatura às 15h, haverá alguma razão especial para isto acontecer?

Isso acontece devido à formação da depressão térmica no interior da península que injecta ar menos quente, vindo de oeste (ou NO ou SO) no interior alentejano. Como essa depressão térmica só se forma quando se instala o calor, até ao meio dia não há vento nenhum, e a partir do início da tarde a temperatura começa a amenizar pela entrada de ar marítimo.