Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

Eu sei que é uma previsão a 10 dias mas alguém me consegue dizer porque é que o IM prevê uma diminuição de 13ºC nas maximas de dia 2 (41ºC) para dia 3 (28ºC) aqui para Abrantes?
http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp?localID=14&cidadeID=226

Mais uma vez lembro que ... :lmao:

"As previsões disponibilizadas nesta área são, em regra, até ao terceiro dia e para as Capitais de Distrito elaboradas pelos meteorologistas do IM. As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo."

É o que dá não ler as observações que ficam por debaixo dos quadros :D

Mais uma vez lembro que ... :lmao:

"As previsões disponibilizadas nesta área são, em regra, até ao terceiro dia e para as Capitais de Distrito elaboradas pelos meteorologistas do IM. As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo."

É o que dá não ler as observações que ficam por debaixo dos quadros :D

Isso também eu sei, só tava a perguntar a alguém mais entendido o porque de uma diferença tão grande.
O que é que os modelos apresentam que poderia explicar essa diferença.

Parece que uma "cut-off" a rondar a zona entre Açores e Portugal será certa a partir do próximo fim de semana. A questão é: onde se irá situar e qual a sua deslocação? Estes fatores serão determinantes para a evolução do estado do tempo por cá, ou mais quente (muito quente), ou mais fresco (quiçá com precipitação).

A ver vamos as cenas dos próximos capítulos :).

Bom dia,

O IM indica para hoje temperaturas da água do mar para a costa ocidental que me parecem incríveis: 13ºC a 16ºC.

Nunca me lembro de ter visto tal coisa nesta altura do ano. Será assim tal anormal?

Testei ontem no Baleal. A sensação de frio é indiscritível.

Bom dia,

O IM indica para hoje temperaturas da água do mar para a costa ocidental que me parecem incríveis: 13ºC a 16ºC.

Nunca me lembro de ter visto tal coisa nesta altura do ano. Será assim tal anormal?

Testei ontem no Baleal. A sensação de frio é indiscritível.

Eh! Eh! este mês de Julho tem sido do melhor nas praias da costa ocidental... Até quebra ossos. Mesmo no Algarve a situação também não é muito melhor. Tempo quente, sim, mas a água do mar entre os 18 e os 20 não é habitual no Verão algarvio. Que aqueça nos próximos 15 dias são os meus votos, até porque vou para lá...

P.S. Espero que a instalação do programa Summer não volte a crashar!

É o efeito de tanta nortada. A ver vamos se a mesma diminui de agora em diante. Se não diminuir, dificilmente teremos temperaturas da água do mar agradáveis.

Esteve bem melhor em Abril e Maio, lembro-me de ir a banhos em Maio e a água estava EXCELENTE. Que dizer deste mês de Julho...

Eh! Eh! este mês de Julho tem sido do melhor nas praias da costa ocidental... Até quebra ossos. Mesmo no Algarve a situação também não é muito melhor. Tempo quente, sim, mas a água do mar entre os 18 e os 20 não é habitual no Verão algarvio. Que aqueça nos próximos 15 dias são os meus votos, até porque vou para lá...

P.S. Espero que a instalação do programa Summer não volte a crashar!

No sotavento algarvio, mais propriamente em Manta Rota, testemunhei na 2ª quinzena de junho temperaturas da água do mar a rondar os 25ºC. Agora está como está. :confused:

P.S: O prog de verão continua a teimar não finalizar a instalação :maluco:

Os modelos estão com dificuldade em apurar o destino da ULL, que se vai formar entre os Açores e a PI, e tambem teem dificuldades em modelar a "destruição" do bloqueio russo.

Da minha analise diaria aos modelos retiro que há uma grande probabilidade do bloqueio russo se dissipar até ao inicio de Agosto, e da ULL ter um comportamento que a leve para perto dos Açores, antes de ser absorvida no fluxo zonal.

Se assim for teremos temperaturas estaveis até ao 1º de Agosto, depois uma descida associada á passagem dos restos da ULL a norte, já embebida no jet polar, e um retorno do tempo mais quente a partir da 2a semana de Agosto..havendo alguma possibilidade de um episodio de calor mais extenso, mas essa probabilidade é baixa.

Na minha opinião, Agosto vai ser quase idêntico a Julho. Este Verão não é um Verão de extremos, se fosse um Verão quente e de extremos, a previsão sazonal do ECMWF que o ano passado acertou em cheio e este ano não indica nada de especial e até agora nada leva a crer que venha a acontecer algo de extremo. Até na minha modesta opinião, a 2ªquinzena de Agosto vai ser marcada por alguma instabilidade, associada a alguma cut-off, que dará origem a aguaceiros e trovoadas. Por isso, é o Verão que temos e é o equilíbrio da atmosfera, onde o 1ºsemestre de 2011 e particularmente o 2º trimestre de 2011 foi bastante quente.

Por mim, desde que Agosto seja menos ventoso que Julho (menos nortada associada à conjunção AA/cavados) já fico contente... E tudo parece querer indicar que assim seja. Julho foi demasiado ventoso.