Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

mas Beja não é Serpa, para Serpa é mais 2/3ºC e iss é a media.
Todos os Serpenses estão habituados a 40ºC e mais até , não a 30ºC como está hoje!

Esta ânsia por calor imenso é-me doentia... Então, sendo como fala, a média para Serpa é de 35ºC, mais coisa menos coisa, não 40ºC. E se é como diz, que os serpenses estão mais que habituados a 40ºC, como explica que quando vem uma onda de calor, morram dezenas de pessoas pelo país fora, inclusive no Alentejo, por causa do calor?:( Haja paciência...

Por favor, termine por aqui esta conversa, ou então continue privadamente.;)

______________________
SE chover hoje, será em regime de chuva fraca, certo(Viseu)?
 
sim, não vou alimentar mais esta conversas, mas os Alentejanos estão habituados a mais de 8 dias seguidos com 40ºC!

Fonte?

Sabia por mero exemplo (e apenas porque não encontrei dados de outras normais, ou relativos a Julho) que o a média de dias com temperaturas superiores a 40ºC na primeira quinzena de Agosto na normal de 1961-90 para a Amareleja é de (e veja bem 0,4!!!).
Sabia que o máximo número de dias consecutivos co máximas acima de 40ºC na excepcional onda de Calor de 2003, foi de 7!

Os alentejanos estão habituados a mais de 8 dias com temperaturas acima de 40ºC? Onde? Dados?

Informar não é desinformar (para isso já bastam os orgãos de comunicação social!

De uma vez por todas: Seguimento e Previsão do Tempo e Modelos... Vamos voltar ao tópico por favor!
 
Relativamente aos valores de temperatura máxima, existe uma grande diferença entre aquilo que a maior parte das pessoas julga que está a ocorrer e aquilo que efectivamente é registado em condições padrão. Desta diferença resulta essa ideia da facilidade de se alcançarem 40ºC no Alentejo, no Rio de Janeiro e por aí.

Essa ideia pode estar presente na população menos entendida nestas questões da meteorologia, mas as pessoas que começam a interessar-se por estes assuntos rapidamente chegam à conclusão que não é bem assim.
 
O GFS ja anteve de um modo mais conciso o regresso do tempo mais quente...agradavelmente quente...para dia 12-14, com o padrao a reverter ao que era previsto ha uma semana.

Possivelmente tal deve-se ao tal regime de flutuacao das zonas de ciclogenese, que agora se desviam mais para o atlantico noroeste, deixando a nossa zona mais calma.

No longo prazo observa-se esta tendencia de se voltar ao tempo mais usual de Verao, apos esta pausa de alguns dias...

A nivel Sazonal...desde o inicio do Verao, a ideia que eu expressei na Primavera passada tem tido algumas falhas, vamos a ver como e que isso vai afectar os proximos 2 meses.

Sera que Agosto vai ser muito quente a compensar a maior instabilidade em Junho/Julho?
Ou sera que Agosto vai ser a continuacao deste padrao?

E Setembro? sera que vai ser quente mas acabando mais intsvel e com conveccao? ou sera que vai ser um mes mais seco com o padrao que eu antevinha para Julho/Agosto a assentar tardiamente?

Bom..vamos seguindo com atencao e ver o que se nos reserva...e se ha uma coisa que e verdade e que se a Meteorologia fosse uma ciencia exata, nao teria a mesma "pica":p
 
Algarve está em aviso amarelo para as altas temperaturas até amanhã.

Previsão da máxima para Faro de 34ºC.
 
De facto... E ainda há gente que se questiona "ir para o Algarve no Verão? Está lá todo o Portugal e arredores"... Também pudera, com tanta nortada no resto do país, é o único sítio onde se consegue fazer praia com tempo quente... :) Vento verdadeiramente quente...

Em relação a Agosto, bem, vamos ver... Eu pessoalmente espero bem que o padrão mude para algo mais quente aqui pelo litoral oeste, não só pq tenho férias em Agosto, como também não faço intenções de ir para sul... :)

De facto este mês de Julho está a deixar muito a desejar, principalmente a quem esteja de férias, queira fazer praia, e não vá para o Algarve... :confused:

Parece que a partir do final da próxima semana o AA desloca-se um pouco mais para E/NE, para mais perto de nós, na sua posição mais habitual de Verão, e as temperaturas devem subir, embora ainda com nortada, mas não tão forte talvez...
 
Começa a ser bastante provável a subida das temperaturas a partir do meio da semana, com especial incidência para sexta feira e o fim de semana. Nestes três dias é provável que se estabeleça um fluxo de leste ou de nordeste, podendo a temperatura ultrapassar os 30ºC no litoral e passar ligeiramente dos 35ºC no interior. Não creio que dê para mais que isto, mas é o regresso do calor, que deverá durar só por três dias, restabelecendo-se logo de seguida a nortada em todo o território. A situação mais extrema poderá ocorrer no Algarve, no domingo, já com alguma nortada, iso 24, e o Alentejo bem quente, pode ter máximas, e principalmente mínimas, extremamente elevadas.
 
Um verao bem a meu gosto:D. Digamos que não chove mas tambem nao há calor em excesso:thumbsup:. Sim o fim semana adivinha-se quente na ordem dos 35C por aqui.
 
Previsão para 3ª Feira, 12 de Julho de 2011

Regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela: Céu geralmente muito nublado. Aguaceiros. Possibilidade de ocorrência de trovoada no interior Norte. Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) com rajadas de 60 km/h no litoral e nas terras altas. Pequena descida da temperatura máxima.

Regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela: Céu pouco nublado, temporariamente muito nublado no litoral oeste até ao meio da manhã. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) com rajadas de 60 km/h no litoral. Pequena subida da temperatura mínima, em especial na região Sul. Pequena descida da temperatura máxima.

Fonte IM