Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Tarde a aconpanhar..

Já se forma qualquer coisa na zona do Douro e em España, bem perto da fronteira...


Uploaded with ImageShack.us

Sim, e já há descargas:

semttuloezn.jpg
 
Aladin já disponível:

15h:
ALADIN015.gif


18h
ALADIN_018.gif


Entretanto a saída das 6z do GFS diminuiu bastante quer a eventual precipitação quer os índices de instabilidade.
 
Bem, nos próximos dias nada de especial a assinalar. Condições fracas para instabilidade (afirmação com base nos modelos de CAPE e LI) e as temperaturas máximas num jogo de sobe e desce.

Cartas de Pressão ao nível do solo e Geopotencial a 500 milibares:


gfs030.png



gfs054.png


Subida da temperatura máxima.


gfs078.png


Nova subida da máxima.


Quanto à nortada, essa só nos vai dar algumas tréguas a partir de segunda, com o vento a soprar no geral fraco. Amanhã ainda a temos de aturar. :D :p


rtavn368.png



rtavn608.png



rtavn848.png



Fontes: Meteociel e Wetterzentrale.

Apesar de as condições para instabilidade estarem fracas para os próximos dias, não é de descartar algum fenómeno convectivo localizado como o de ontem no Norte. :)
 
A monotonia veraneia está instalada na pior das suas vertentes:
Temos sol, temos céus azuis ,temos dias de insolação que nesta altura do ano são os mais compridos, mas ainda assim, temos tido esta falta do calor ,do cheiro a Verão, do olfacto da Estação, que nesta altura do ano deveria ser apanágio da situação.
O que aí vem , segundo os modelos de previsão, depois das próximas tréguas ,
aponta para mais do mesmo :
Verão tímido, sem rigores e de poucos calores.
Nada de desânimo: A Estação está agora a começar. Daqui até ao seu desfecho, o leque de oportunidades é tão vasto que qualquer horizonte
é obviamente plausivel.Quem sabe se , daqui a 15 dias esta conversa estará já completamente desconfigurada ?
Passo a passo, dia a dia: É assim na meteorologia...
 
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, na Quinta-Feira preve-se ceu muito nublado durante a tarde nas regiões do
interior onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e
trovoadas. De resto até la, parece que irá reinar a monotonia. Sol e algum calor :)
 
Boas tardes:)
Observando o ensemble do GFS/06z, para o centro litoral ( 39ºN/9ºW):


Uploaded with ImageShack.us

Pode-se concluir que há uma tendencia geral para a colocação de T850´s dentro ou ligeiramente acima da média, até ás 380h.
A sinoptica geral aponta para um cenario tipico de AA a W, estendendo-se até ao golfo de biscaia, com baixa termica na PI e o cinturão de baixas polares entre o atlantico NW/W e a europa ocidental/N.
Mas não é tudo...de facto, tanto o GFS como o ECMWF veem, algures entre o final deste mês e inicios do proximo, um episodio de calor intenso e lestada, com o AA em força a norte da PI:D

Por agora resta aproveitar os proximos dias, tipicos de pleno verão, e as possiveis trovoadas vespertinas no interior...seguindo atentamente os modelos não nos saia alguma surpresa ( tanto boa como má..), na rifa:p:thumbsup:
 
Bom dia!

O IM prevê para o dia de hoje a possibilidade de aguaceiros e trovoadas para as regiões do interior. Essa possibilidade é, apenas pelo modelos disponíveis, sustentada pelo Aladin de forma ténue:

41023_20100623_00_018.gif


Não sendo descartável a possibilidade de eventos convectivos hoje chamo, contudo, a atenção para os próximos dias relativamente a situações eventualmente interessantes. O ECM já coloca precipitações interessantes para o dia de amanhã. O ALADIN bate na mesma tecla e o GFS coloca instabilidade que se intensifica e sobretudo generaliza ao longo dos próximos dias e na entrada da próxima semana. Além disso destaque para as temperaturas altas a contribuir para a própria instabilidade.

A acompanhar com interesse...
 
Aviso ESTOFEX (qui 06h até sex 06h)

showforecast.png

Northern Iberia

Strong diurnal heating will likely lead to CAPE given some low-level moisture and a deeply mixed air mass. Storms may develop especially along a convergence zone over the north-western portions where the sea-breeze and upslope flow will be present. Additional QG forcing may result from a weak mid-level low to the west. Storms may produce large hail given the strong buoyancy. Additionally, some downbursts may occur with a slight chance of severe wind gusts. Storms will likely weaken after sunset.
 
Inicia-se hoje um período de trovoadas no interior, sobretudo norte e centro, que pode subsistir vários dias, mais prováveis no extremo nordeste para o dia de hoje.
Temperaturas relativamente "frescas" aos 500hPa (-13/14ºC) e bastante quentes nos níveis mais baixos, 22ºC aos 850 em Bragança por exemplo, aquecimento da superfície, advecção de alguma humidade e hoje ainda uma pequena depressão em altura a Oeste, tudo num ambiente de atmosfera com instabilidade disponível e com variados e distintos mecanismos de forçamento/convergência. Inclusive as trovoadas poderão manter-se nas madrugadas ou manhãs de amanhã, sexta-feira.
Não é de excluir uma ou outra célula mais agressiva com granizo, o GFS ontem na saída das 18z modelou um SCM significativo a nordeste de Bragança para sexta-feira, embora hoje opte pelo interior de Espanha. O Aladin tem algo semelhante para amanhã à noite na fronteira norte do país, mas a modelagem destas coisas é sempre bastante imprevisível. A atmosfera estará portanto instável e dinâmica, a maior dúvida será a da quantidade de humidade disponível.


Cartas para hoje:

trov.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.